Nessa página você vai encontrar várias dicas sobre o sistema Questor Empresarial.
Para utilizar a rotina entre no caminho Administração/Configuração Padrão Sistema
Essa configuração tem como objetivo auxiliar os usuários a realizarem de forma automática a rotina de Backup da Base de Dados do Sistema no Servidor.
Para utilizar a rotina basta configurar o backup automático como sim. Horários execução backup, quantidade dias manter backup caminho fisico do servidor para manter o Backup.
Após configurar, finalize o servidor de aplicação e inicie novamente.
Para utilizar a rotina acesse no caminho Financeiro/Configurações
Essa configuração tem como objetivo estornar um lançamento financeiro (Contas a receber) da nota fiscal na devolução da NF-e. Esta configuração deve estar marcada como sim, além de estar informado no cadastro da filial a conta corrente e o historico contábil de devolução e no cadastro do usuário está configurado para baixar financeiro na devolução da nota fiscal.
Para utilizar a rotina acesse no caminho Faturamento/Configurações
Essa funcionalidade tem como objetivo, orientar para empresas que controlam estoque por lote, de validar na hora da venda de produtos com lotes com menor data de entrada, ou menor data de validade, permitindo assim que o usuário venda sempre seu produto que primeiro foi produzido.
Você sabia que o Campo "Classificação" no Cadastro do cliente, apesar de ser opcional, podemos torna-lo obrigatório! Acesse Administração/Configurações Padrões do Sistema e configure como sim a opção: "Obrigatório Informar Classificação Cliente". Lembrando que essa configuração é utilizada nas Grades Tributárias, na geração do Difal, definir se o cliente é consumidor final ou não, informações do Destinatário da NFC-e.e informações do IBPT.
Essa funcionalidade tem como objetivo auxiliar o usuário a realizar ajustes no seu estoque e posteriormente emitir nota (Outras NF) com operação de entrada ou saída.
Opção muito usada por clientes que precisam emitir notas de perdas e danos dos produtos que precisam ser retirados do estoque. A nota é gerada pela quantidade da diferença entre estoque
posição e contagem.
Obs: A contagem de estoque pode ser importada do coletor.
Para utilizar a rotina acesse Faturamento/Confirmação de Entrega - Notas Fiscais
Essa funcionalidade tem como objetivo gerenciar o controle de entregas da Notas Fiscais.
Desta formar basta fazer uma leitura da chave da nota com um leitor de código de barras e
confirmar a entrega.
Caso a chave passe novamente pela confirmação de entrega, o sistema vai identificar e avisar que essa nota fiscal ja foi entregue.
Para utilizar a rotina acesse Gerenciador Empresas/Cadastros de Filiais
Os códigos são utilizados para integração com o Questor Tributário, nesses campos devem ser informados o código da filial e da empresa cadastrada no Questor Tributário, para ser possivel integrar as informações na empresa certa tendo em vista que o escritório contábil tem muitas empresas cadastradas em sua base.
Para utilizar a rotina acesse Faturamento/Configurações/Destino da Operação
Ao habilitar a função nas configurações do faturamento, tanto nas notas de venda quanto em outras notas vai habilitar a função de destino da operação
O objetivo da função é contemplar empresas que por ventura possuem clientes de outros estados, porém o destino da operação é interno.
Ao detalhar na nota e escolher o destino de operação 1 (interna) o sistema irá desconsiderar o endereço do cliente e tratar como um cliente do estado da compra, tratando toda a tributação e CFOP de forma interna.
Lembrando que a operação somente será válida em lançamentos diretos, ou seja, se o lançamento teve origem de um DAV, mesmo alterando o Destino, para que seja "validado" a função, os itens devem ser inseridos novamente.
Os documentos auxiliares de venda no questor empresarial são: Orçamento (DAV) Ordem de Serviço (DAVOS)
Pedidos Pre-Venda
Tal funcionalidade tem como objetivo duplicar registros de uma empresa para outra. Opção muito usada para quem utiliza BPO.
Está disponivel para realizar a duplicação dos registros para as rotinas: centro de custos, plano de contas, situações dos titulos e tipos de documentos. Basta escolher qual registro deseja duplicar e informar: empresa origem e empresa destino.
As naturezas de estoque também podem ser
duplicadas através do caminho: Contabilidade/Natureza de Estoque - Duplicar
Para utilizar a rotina acesse Administração/Configuração Padrão do Sistema
Tal configuração tem como objetivo automatizar o envio das notas para os clientes por e-mail. Dessa forma a nota será enviada sem a necessidade do cliente realizar o comando. Para que essa rotina funcione adequadamente o cadastro do cliente precisa ter um e-mail informado em seu cadastro.
As configurações: Cadastro da Filial, Forma Faturamento Ordem de Serviço e Forma Faturamento Orçamento. São utilizados quando o cliente informa nos orçamentos e OS produtos e serviços e precisa gerar lançamentos de NF e NFS
separadas entre os produtos e serviços usando uma opção individual. Caso seja nota conjugada pode ser utilizada a opção agrupada.
Para utilizar a rotina acesse Gerenciador de Empresa/Cadastro de Empresa. Sua finalidade é gerar uma conta contábil automática no plano de contas, cada cadastro de uma nova entidade (Cliente ou Fornecedor) ou ao editar uma entidade ja cadastrada. Essa Conta é utilizada na geração dos lançamentos contábeis que depois serão integrados ao módulo contábil do Questor Tributário.
Para utilizar a rotina acesse Faturamento/Configurações
Tal Configuração tem finalidade de gerar de forma automática a mensagem de crédito do ICMS na emissão das notas para empresas do simples nacional. Além desta opção estar como "Sim" é necessário estar informada a aliquota do % crédito do Simples Nacional nas configurações dos impostos (Gerenciador de Empresas/Configuração de Imposto) e a CST na natureza de estoque ser 101-201 e 900 (Direito a Crédito)
Para utilizar a rotina acesse Financeiro/Gerar Multa Separadamente nas Baixas.
Esse processo quando configurado como "Sim" gera o valor da multa separada do valor do juros nas baixas dos titulos a receber.
Com isso tem como principal caracteristica a contabilização individual do valor da multa.
Para utilizar a rotina acesse Financeiro/Configurações
Essa configuração tem por objetivo gerar de forma automática as parcelas do contas a pagar e a receber ao salvar o
lançamento, conforme parametrização da forma de pagamento, tornando o
processo ágil sem a necessidade do usuário acessar o detalhamento de parcela e gerar manualmente.
A funcionalidade tem como objetivo armazenar documentos e imagens dos mais diversos formatos vinculados cadastro que esta utilizando.
Podendo gerenciar (organizar) em pastas (Faturamento/Cadastro/Pastas Documentos) e cadastrar conforme a necessidade.
É possível também ativar a Webcam para capturar imagem. Para armazenar basta acessar o ícone nas telas que se encontra disponível.
Para utilizar a rotina acesse Financeiro/Configurações
A configuração tem como objetivo informar um percentual (%) de juros mensal e multa utilizado no cálculo dos títulos.
Com essa informação configurada os percentuais serão sugeridos na tela da baixa de titulos assim como no agrupamento de faturas e renegociação de titulos.
Para utilizar a rotina acesse Faturamento/Manutenção de Comissão.
A funcionalidade tem como objetivo prestar manutenção de notas já emitidas. Antes da ferramenta toda manutenção relacionada a comissões, teria que ser efetuada direto via banco de dados. Atualmente as informações que podem ser alteradas são: vendedor e comissões, tanto em percentual quanto em valor.
Lembrando que como qualquer manutenção, os dados serão alterados na origem, ou seja junto da nota já gravada no banco de dados.
Para utilizar a rotina acesse Financeiro/Banco de Dados/Manutenção de Dados
Essa funcionalidade permite que os usuários consigam efetuar uma manutenção em suas contas a pagar, contas a receber, cheques recebidos e cheques emitidos.
Entre essas opções, os campos que podem ser atualizados são: Data vencimento, Valor parcela e carteira.
Existem diversos filtros que podem ser utilizados para localizar os lançamentos, essa ferramenta dispensa que seja realizada uma manutenção diretamente no banco de dados.
Para utilizar a rotina acesse Estoque/Requisição/Manutenção de Requisição
Essa funcionalidade tem como objetivo proporcionar ao usuário a alteração das quantidades das
requisições pendentes, podendo ainda Imprimir dois relatórios com as alterações
realizadas e também verificar como ficaram as quantidades das requisições após a manutenção.
Para utilizar a rotina acesse entidades: Faturamento/Cadastros/Manutenção de Entidades Produtos: Estoque/Banco de Dados/Manutenção de Dados
Ambas as funcionalidades servem para efetuar alterações nos cadastros de entidades e produtos, poupando comandos diretos no banco de dados. As telas de manutenção auxiliam quando é necessário efetuar grandes mudanças em seus registros, tanto para atender processos legais quanto para controle gerencial.
Para utilizar a rotina acesse Administração/Mensagem Mobile
Essa funcionalidade permite que o gestor envie uma mensagem para seus representantes os quais irão recebe-las em seus aparelhos ao realizar nova carga de dados. Podendo assim selecionar quais representantes receberão essa mensagem.
Para utilizar a rotina acesse Financeiro/Configurações
Essa configuração tem como objetivo definir uma sequência inicial de numeração para as faturas agrupadas, nesta sequência será gerada o número do documento nos titulos gerados via agrupamentos.
Para utilizar a rotina acesse Administração/Configuração Padrão do Sistema/Número de Registro Pesquisa Produtos
Essa configuração tem como objetivo limitar o número de registro de produtos, fazendo o cadastro na tela de pesquisa dos itens, auxiliando na eficiência da pesquisa e performance do sistema.
Essa funcionalidade tem o objetivo de facilitar a gestão de geração de anotações na agenda de compromisso através dos orçamentos normais. Caso o orçamento esteja com o campo "Data Retorno" preenchido, a anotação na agenda será gerada automaticamente ao clicar na funcionalidade. Não preenchendo o campo "Data Retorno" o sistema irá abrir o
compromisso para informar a data manualmente.
Lembrando que o compromisso será gerado com o código do orçamento e a data de emissão para posterior controle.
Para utilizar a rotina acesse Financeiro/Relatórios/Contas a Pagar-Receber/Posição
Tais Relatórios tem o objetivo de informar ao usuário a posição(situação) dos meus titulos na data posição informada.
Exemplo: Um titulo com vencimento em 15/01/2024 e com baixa em 15/01/2024, se o relatório exibido com data
posição em 31/12/2023 o lançamento vai aparecer em aberto, pois nesta data o lançamento ainda não tinha sido baixado.
Outro relatório que também é possivel visualizar nesta mesma lógica, é o "Fluxo de Caixa Previsto/Posição. Esses relatórios são muito solicitados pelas contabilidades.
A funcionalidade tem por objetivo demonstrar ao gestor qual o melhor preço de venda a ser praticado para determinado produto, levando em consideração fatores como:
Estado Destino; Custo Produto; Tributação; Margem de Lucro.
Você sabia que para habilitar a empresa para controlar estoque por lote ou almoxarifado é necessário acessar o cadastro da empresa e configurar como sim as opções: Usa Controle de Estoque por Lote e Usa Controle de Estoque por Almoxarifado.
Lembrando que quando existe movimentação na base, é necessário executar um comando de update para incluir toda a movimentação em um almoxarifado ou lote padrão.
Para utilizar a rotina acesse: Controle de Estoque Almoxarifado Gerenciador Empresa/Cadastro Empresa
Essa configuração tem como objetivo habilitar o sistema para clientes que possuam dois ou mais estoques fisicos na mesma filial e querem controlar estoque separadamente por almoxarifado.
Habilitando essa configuração, toda movimentação de produtos obriga o usuário a informar um almoxarifado.
No Cadastro do Usuário/Permissões na aba do financeiro é possível definir um valor máximo permitido para baixas de contas a pagar e receber.