Última modificação em: 15/09/2020

Listagem NF-e

Pré Requisitos

  • Empresa Configurada no Qdrive.

Para visualização das notas fiscais capturadas, utilizamos as rotinas de "Qdrive \ Listar", o sistema separa as notas por modelo, deixando cada modelo em uma rotina para listagem.

Será demostrado todas as notas fiscais eletrônicas de entradas capturadas no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica que foram emitidas em nome de seus clientes, neste menu poderá ser realizado o Download do Arquivo XML e do PDF que é gerado a partir do Arquivo XML e efetuar as Manifestações que estão vigentes em lei.

Clicando no ícone Manifestar, possibilita a manifestação no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, onde são oferecidas as seguintes opções de manifestações:

Confirmar Operação: significa que a operação ocorreu conforme informado na NF-e. Quando a NF-e trata de uma circulação de mercadorias, o momento de registro do evento deve ser posterior à entrada física da mercadoria no estabelecimento do destinatário. Este evento também deve ser registrado para NF-e onde não existem movimentações de mercadorias, mas foi objeto de ciência por parte do destinatário.

Importante registrar, que após a Confirmação da Operação pelo destinatário, a empresa emitente fica impedida de cancelar a NF-e. Apenas o evento Ciência da Operação não inibe a autorização para o pedido de cancelamento da NF-e, conforme o prazo definido na legislação vigente.

Operação não Confirmada: Este evento será informado pelo destinatário quando, por algum motivo, a operação legalmente acordada entre as partes não se realizou (devolução sem entrada física da mercadoria no estabelecimento do destinatário, sinistro da carga durante seu transporte, etc.).

Operação Desconhecida: Este evento tem como finalidade possibilitar ao destinatário se manifestar quando da utilização indevida de sua Inscrição Estadual, por parte do emitente da NF-e, para acobertar operações fraudulentas de remessas de mercadorias para destinatário diverso. Este evento protege o destinatário de passivos tributários envolvendo o uso indevido de sua Inscrição Estadual/CNPJ.

Ciência da Operação: Este evento registra na NF-e a solicitação do destinatário para a obtenção do arquivo XML. Após o registro deste evento, é permitido que o destinatário efetue o download do arquivo XML. O Evento da "Ciência da Operação" não representa a manifestação do destinatário sobre a operação, mas unicamente dá condições para que o destinatário obtenha o arquivo XML. Este evento registra na NF-e que o destinatário da operação, constante nesta NF-e, tem conhecimento que o documento foi emitido, mas ainda não expressou uma manifestação conclusiva para a operação. Todas as operações com o evento de solicitação de "Ciência da Operação" deverão ter na sequência o registro do evento com a manifestação conclusiva do destinatário sobre a operação (eventos descritos nos itens anteriores).

Quando for realizado o processo de Manifestação, Confirmando a Operação ou então a Ciência da Operação, será realizado o seu devido registro no Portal da Nota Fiscal Eletrônica e assim o sistema realizará a captura do arquivo XML da respectiva nota fiscal, disponibilizando e armazenando no sistema Questor Zen, modulo Q-Drive. Os eventos Operação Desconhecida e e Operação Não Confirmada, quando selecionado para a manifestação serão registrados no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, porém esses eventos não liberam o arquivo XML, no portal.

Clicando no ícone Detalhe do XML, poderá ser visualizado informações detalhadas dos Arquivos XML, em um layout semelhante a Consulta Completa do XML da Receita Federal.

Clicando no ícone Download XML, poderá estar baixar o arquivo XML e salvar em sua máquina. (Essa opção só será disponibilizada após a manifestação de Confirmar a Operação ou Ciência da Operação, quando o sistema realizar a captura do XML).

Clicando no ícone Download DANFE, poderá ser visualizada uma previa da DANFE, que é gerado a parti do arquivo XML. (Essa opção só será disponibilizada após a manifestação de Confirmar a Operação ou Ciência da Operação, quando o sistema realizar a captura do XML).

Clicando no Ícone Editar, será possível estar efetuando a manutenção do status da manifestação, sem enviar a confirmação para o Portal da Nota Fiscal Eletrônica, recomenda-se a utilização da opção apenas quando se fizer necessário a manutenção da situação (caso o Status da Nota Fiscal estiver cancelado no Portal da Nota Fiscal, essa opção será desativada)

O sistema utiliza alguns status de manifestação para a informação para os usuários quanto a processos a determinadas notas fiscais:

: Notas Fiscais que ainda não foram realizadas processo de manifestação pela aplicação.

: Notas que foram realizadas a manifestação do evento Operação não Confirmada.

: Notas que estão em processamento para a realização da manifestação, conforme as opções que foram realizadas pelos usuários responsáveis, após o processo de manifestação a mesma será atualizada para o status manifestado, salvo se a nota fiscal estiver cancelado no portal da nota fiscal eletrônica.

: Notas que foram realizadas a manifestação do evento Operação Desconhecida.

: Notas que foram realizados o cancelamento pelos fornecedores, esse status poderá ser demonstradas em dois momentos, no primeiro quando realiza a captura e verificação do status da manifestação no primeiro contato com a respectiva nota com os servidores do Sistema Questor Zen e a outra quando é realizado algum processo de manifestação e ao tentar manifestar a mesma é impedida pelo fato da nota já ter sido cancelada pelo respectivo fornecedor.

: caso a nota fiscal for manifestado pela Ciência da Operação e posteriormente o emitente da nota fiscal efetuar o Cancelamento desta nota, a receita federal irá liberar para consulta o evento desse cancelamento e assim a aplicação efetuará a atualização do status para Cancelado, de forma automática, durante o processo de capturas de NFe que é realizado durante a noite. Obs. esse processo só é possível para as NFe que forem manifestadas pela Ciência da Operação

: Notas que foram realizadas a manifestação do evento Confirmar Operação.

: Notas que foram realizadas a manifestação do evento Ciência da Operação

Utilize as opções de Busca/Filtros, para estar localizado determinados arquivos XML, para realizar processos de manifestação, download entre outras.

O modulo Q-Drive, ainda disponibiliza processos de ações em lote. Oferecendo a possibilidade de realizar a manifestação de até 100 notas fiscais, em um único processo ou realizar o download de até 100 notas em um único processo.

Para isso, recomendamos primeiramente realizar utilização dos filtros para gerar em tela as notas desejadas e alterar a quantidade de documentos a ser visualizados por página, clicando na opção: e alterar para a quantidade desejada. Em seguida basta realizar a seleção das notas fiscais desejadas, clicando nos quadros de seleção deixando as mesmas marcadas e clicar na opção e selecionar as opções Manifestar ou Download, para realizar o processo desejado.

Ao lado das opções Buscar e Filtros, temos o Ícone: onde poderá ser realizado a ordenação das notas fiscais e o agrupamento por Data, Empresa ou Fornecedor.

Além disso, oferecemos a opção  (demonstração) onde oferece a possibilidade de visualizar ou ocultar quais determinadas colunas deseja demonstrar na tela das notas ou ocultar, com as opções: Chave de Acesso, Série, Número, Emissão e/ou Valor.


 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021