Última modificação em: 20/01/2020

Escritório Virtual

O Escritório Virtual é o meio que o cliente utilizará para realizar cadastros ou emissão de relatório, pertinente ao Q-net.

Ao acessar o zen no ambiente do cliente vai conter a seguinte informação:

Ao clicar neste ícone o sistema irá direcionar para uma segunda tela, para escolher o módulo e o processo que será realizado: cadastro/relatório.

Como Lançar: Exemplo de cadastro de eventos variáveis da folha de pagamento:

O sistema irá direcionar para um gride com as informações dos eventos, deve se selecionar os eventos que desejar realizar o lançamento, conforme liberação, e clicar em próximo passo:

O sistema irá abrir uma nova página, onde vai listar os funcionários da empresa e nos permitirá informar os valores dos eventos que desejamos, ao lado do nome dos funcionários.

Podemos realizar filtros por colaborador, por ordem alfabética e também pelo CPF dos funcionários.

Após o lançamento podemos clicar no “próxima aba”, que irá listar as informações lançadas para conferência.

Caso a informação estiver correta, podemos enviar para o escritório de contabilidade através do ícone “enviar para sincronização”.

Quando clicarmos nesta opção o contador irá receber a informação para validação e posteriormente realizar a integração dos lançamentos.


Caso desejar continuar lançando em outro momento, possui a opção de marcar como rascunho, no qual habilitará para edição futura, através do iconi “salvar rascunho”.

Documentos nesta condição, não permitirá o contador integrar os lançamentos.

Edição de Documentos salvos como Rascunhos:

Para verificarmos os lançamentos que foram feitos podemos acessar o questor zen, e clicarmos no ícone “listar meus documentos” e na aba “escritório virtual”.

Podemos aplicar filtros por: todos/novos/rascunho/pendentes/arquivados.

Para dar sequência nos lançamentos salvos como “rascunho”, deve-se clicar no status rascunho, localizar o documento que deseja e clicar na lupa ao lado do documento.

Para continuar os lançamentos, se deve clicar em “editar registros” que o sistema irá direcionar novamente para a gride de lançamentos.

Lembrando que documentos salvos como rascunhos, não são enviados para o escritório de contabilidade.

Documentos como rascunhos que foram arquivados, não é possível continuar edição. Desta forma se deve realizar um cadastro novamente.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021