Última modificação em: 08/07/2020

Enviar Documentos Trabalhistas Utilizando a Folha de Pagamento (Q-Colabore)

Pré Requisitos

Antes de efetuar as publicações de documentos da folha de pagamento para os colaboradores, no modulo Q-Colabore do Questor Zen, acesse na folha de pagamento o menu "Funcionários > Cadastros > Cadastros Gerais" e realize uma revisão geral de todos os funcionários, observando o campo E-mail, esse campo será utilizado para o cadastramento dos colaboradores automaticamente no Questor Zen, cadastrando os mesmos no momento do envio de documentos para o Q-Colabore, será utilizado apenas o primeiro e-mail registrado nesse campo.

utilize a função Ctrl + K, para facilitar a conferencia e ajuste dos cadastros de funcionários

Todos os documentos trabalhistas da Folha de Pagamento do Questor Tributário oferecem a opção de enviar de forma automática para o sistema Questor Zen, Modulo Q-Colabore basta acessar o relatório desejado, gerar o relatório conforme as opções de filtros que deseje e para enviar basta clicar no ícone (Publicar o Documento no Q-Colabore (Ctrl +I)), selecionar o formato que será gerado e enviado o documento, selecionar o tipo de documento e o usuário a ser publicado e clicar em OK.

Para que seja enviado documentos em lote para os funcionários, devemos marcar os check box para separação.

Nos parâmetros de cada relatório, temos em alguns campos os quadros de seleção “Separar?” deixando o mesmo marcado , realizará a separação da geração do documento gerando para cada campo marcado um relatório.

Exemplo, em um relatório de Holerite, se marcado a opção Separar no paramento dos campos “Empresa”, “Filial” e “Contrato do Empregado” será gerado os holerites separando por Estabelecimentos e Colaborador.

Assim caso tiver mais de um colaborador ou estabelecimento será gerado e enviado para cada colaborador o seu respectivo documento, de forma rápida e segura, sendo possível enviar 1000 (mil) documentos em menos de 20 (vinte) minutos e cada colaborador receberá o seu próprio documento e notificado pelo mesmo

Após aplicação dos filtros para a geração dos relatórios efetue a geração do mesmo, acessando a aba Visualização ou clicando no ícone (Executar (F9)).

Após a geração do relatório, Clicando na opção Poderá ser visualizado os Atributos Especiais que serão preenchidos pelo Questor Tributário automaticamente, para o envio do documento, preenchendo os campos adicionais de Data de Competência, Vencimento, Valor, Colaborador, Publicação, do tipo de documento e a empresa que será enviado o documento, caso o respectivo relatório tiver essas informações e o tipo de documento que for selecionado esteja configurado para ter esses campos preenchidos. Para enviar o documento, basta clicar no Ícone (Publicar o Documento no Q-Colabore (Ctrl +I)) e o sistema abrirá a caixa Exportar, com opções de Publicar para o Q-Colabore

Antes da publicação dos documentos via Webservice das folhas de pagamentos é fundamental sempre conferir os destinatários, conferindo se o envio de cada documento será enviado corretamente.

Para evitar possíveis falhas humanas nas publicações para o Q-Colabore, procure manter as opções de Separar por Empresa, Filial e Contrato Empregado, marcados.

Para estar enviando primeiramente, selecione o formato que será gerado e enviado o arquivo do documento, selecione o Tipo, que é o tipo de documento que será armazenado o documento, o campo Assunto é preenchido automaticamente conforme e relatório, o mesmo oferece opção para edição o assunto será o título do documento a ser cadastrado no e-Doc e no campo Descrição, são as observações do documento, o mesmo é preenchido automaticamente para sinalizar os parâmetros da forma de geração do relatório, o mesmo poderá ser editado conforme desejado (obs. Nesse campo para editar caso deseja colocar um novo parágrafo deverá apertar Ctrl + Enter).

Abaixo da Descrição será informado a empresa que será enviada o documento. Caso foi marcado a alguma opção de Separação, será oferecido a opção para visualizar e caso desejar editar os destinatários que receberão os documentos a serem enviados. Após as configurações clique em OK e o sistema Questor Tributário realizará o cadastramento do documento automaticamente, em seguida, o Questor Zen realizará as notificações de e-mails para cada colaborador relacionado e avisando da existência dos respectivos documentos que foram cadastrados, pelo método “Criar Via Web Service”.

Caso um dos colaboradores não estiverem cadastrados na aplicação Questor Zen, o sistema irá cadastra-los automaticamente, na empresa que está sendo publicado o documento. As permissões das categorias também serão dadas automaticamente, dessa forma cada colaborador receberá seus documentos de um forma pratica, rápida e segura. Os dados de acesso, Login, Senha e Link de acesso serão enviados automaticamente para o e-mail do cadastro do funcionário.


 

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