Última modificação em: 15/09/2020

Configurar Empresa

Pré Requisitos:

  • A empresa deve estar pré cadastrada no CRM.

Para utilizar as capturas das NF-e, CT-e e NFS-e, deverá primeiramente efetuar as configurações das empresas que realizarão esses processos, acessando o menu "Q-Drive > Configurar Empresas".
Para incluir um novo cliente para capturar NF-e, CT-e e NFS-e clique na opção e selecione o(s) cliente(s) que deseja vincular as recepções automáticas e armazenamento.

 

Após vincular os clientes, deverá ser efetuando as configurações de cada cliente individualmente. Clique no cliente que deseja realizar a configuração, na lista de clientes, para realizar o preenchimento da Unidade Federação (estado do estabelecimento), a Senha do Certificado Digital A1 e selecione e anexe o Certificado Digital da empresa com permissão no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, para que os servidores do Questor Zen possam utilizar as credenciais do Certificado Digital para acessar as informações no Portal da Nota Fiscal Eletrônica e assim capturar as notas fiscais automaticamente.

É possível também realizar algumas configurações de manifesto automaticamente:

Clicando na opção "Manifestar Automático como "Ciência da Operação"," o sistema efetuará o manifesto automaticamente no momento que realizar a busca das notas fiscais de entrada.

Também será possível efetuar regras de manifesto por CNPJ, clicando na opção: Configuração Avançada, poderá ser adicionado CNPJs para realizar a manifestação pela Ciência da Operação ou Ciência da Emissão automáticamente.

Clique em para finalizar e salvar a configuração. Para cancelar clique em ou acesse outro menu, ou atualize a página para cancelar a configuração.

Após as devidas configurações o sistema iniciará com o processo de monitoramento no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica e disponibilizará na Lista de NF-e sem que seja necessário realizar quaisquer outro processo, tudo de forma automática.

As capturas das Notas Fiscais, são iniciadas todos os dias as 00:00 com conclusão média até as 10:00 da manha, assim o sistema sempre demonstrará as notas fiscais do dia anterior, serão capturadas as notas fiscais com datas de emissões até os últimos 90 dias, controlando e registrando as seqüencias das notas a partir da Ultima NSU.

Para utilizar as capturas de NFS-e, será necessário ter o módulo/licença habilitado pela Questor, e será exibida a aba “NFS-e”, além de ter os dados de estado, CEP e inscrição municipal preenchidos no cadastro do cliente no CRM, ou podendo ser realizado por esta tela.

O campo Status ativa ou desativa o serviços de NFS-e daquele cliente.

Os campos “Usuário dos Municípios” e “Senha dos Municípios” são obrigatórios apenas para algumas prefeituras que a exigem, porém ao salvar o serviço, será exibida uma mensagem informando da obrigatoriedade destes campos.

O campo “Tipo de Serviço” terá 3 opções de seleção:
- Tomados: Ao selecionar esta opção, ativa os serviços de captura NFS-e de entrada nas prefeituras que serão adicionadas na tabela logo abaixo. Realiza a captura nas prefeituras que serão incluídas manualmente.
- Prestados: Ao selecionar esta opção, ativa os serviços de captura NFS-e de saída na prefeitura que consta cadastrada no endereço do cliente no CRM. Realiza a captura apenas na prefeitura de cadastro do cliente no CRM. Após selecionar esta opção, será ativado o campo “N° última NFS-e Prestado” para preenchimento
- Ambos: Ao selecionar esta opção, ativa os serviços de captura NFS-e de entrada e saída.

Quando exibido o campo “N° última NFS-e Prestado” após selecionar o tipo “Prestados” ou “Ambos”, ele é de preenchimento obrigatório, deve ser informado a partir de qual número da nota, o cliente deseja que seja capturado nas prefeituras.

EX: Caso seja preenchido 500, o sistema irá capturar as notas a partir do número 500, não sendo capturadas as notas de saída anterior a 500.

 

 

Para ativar os serviços de “Tomados” ou arquivos de entrada, será necessário clicar na opção “Adicionar Tomado”, será aberta uma tela para seleção do estado e município que o cliente deseja que seja capturado a nota.

Cada prefeitura possui uma regra, sendo obrigatório ou não os seguintes campos: “Usuário dos Municípios” e “Senha dos Municípios”, “Certificado Digital”, ”Inscrição Federal Prestador” e “Inscrição Municipal Prestador”.

Caso os campos ”Inscrição Federal Prestador” e “Inscrição Municipal Prestador” não sejam obrigatórios, os mesmos estarão desabilitados para digitação.
Caso os campos “Usuário dos Municípios” e “Senha dos Municípios”, “Certificado Digital” não estejam preenchidos, será exibida uma mensagem na tela.

 

 

Após a inclusão dos vínculos das prefeituras para capturar as notas do serviço de tomados, é possível realizar a ativação/desativação em lote ou individual. É possível também realizar a pesquisa através dos campos de cada coluna.

 

É possível realizar a importação dos prestadores através de um arquivo .CSV, contendo duas colunas: ”Inscrição Federal Prestador” e “Inscrição Municipal Prestador”, Clicar na opção “Importar Prestadores”, escolher o estado e município, e buscar o arquivo.

 

 

 


 

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