Última modificação em: 26/02/2019

Configurações do nWeb (Questor.Net)

O Questor nWeb é um modulo do sistema Questor Tributário que pode ser integrado ao Questor Zen, este, se conecta à base de dados do Questor Tributário para possibilitar aos usuários a realização de emissão de relatórios e lançamentos cadastrais do módulo q-NET, além de efetuar aberturas de chamados e atualizações através do Q-Help.

Configurando NAT, Direcionamento de Portas em Roteadores e Configurações do Firewall:


Recomendamos que tais procedimentos sejam realizados por um tecnico de TI expecializado, pelo fato de que tais procedimentos envolvem configurações da internet.

As configurações a seguir deverão ser realizadas no servidor do Questor Tributário ou em uma estação Windows que será o servidor web para o aplicavivo nWeb do Questor Tributário, que deverá já estar instalado na respectiva estação/servidor.

Acessando o roteador:

Para acessar seu roteador é necessário saber o gateway padrão. Para isso siga os passos abaixos:

  1. Abra o executar (o atalho no teclado é windows+r).

  2. Digite "cmd" sem as aspas e pressione ENTER.

  3. Na tela preta que aparecer digite "ipconfig" e pressione ENTER novamente.

  4. Após a execução do comando, procure uma linha parecida com essa: Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.0.1

  5. Essa sequencia de números "192.168.0.1" é o gateway padrão.

  6. Abra o navegador de sua preferência (Mozilla Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer).

  7. Digite o gateway padrão na barra de endereços e pressione ENTER.

  8. Uma tela solicitando usuário e senha irá aparecer.

  9. Consulte o manual do seu roteador ou pesquise na internet o login e a senha padrão de acesso.

Configurando o NAT:

Cada modelo de roteador, ou mesmo de fabricante possui telas diferentes de configuração. Ai vem o problema, pois algumas empresas usam o nome DNS, outras DDNS, outras simplesmente NAT e outras ainda colocam nomes estranhos como ROTAS DDNS.

Mas, como fazer?

Depois de você descobrir a tela relacionada ao NAT em seu roteador, tente configurar mais ou menos nessa ordem:

  1. No campo relacionado ao nome de conexão (Normalmente chamado "Name" ou "Connection Name"), digite o nome que será referência para a respectiva identificação.

  2. Em IP Private ou algo do gênero, é o ip do computador que receberá o acesso externo.

  3. Depois em Porta de acesso (pode aparecer também como Porta Pública e Porta Privada ou ainda como Porta externa e Porta Interna), coloque a porta que será liberada.

  4. Clique no botão Salvar. Dependendo do equipamento pode ser Enable ou ainda Apply.

Obs.: Normalmente é necessário reiniciar o roteador para que as configurações sejam aplicadas.

Configurando direcionamento de portas:

Novamente cada roteador tem telas direfentes para configurar o direcionamento de portas, algumas empresas colocam como "Firewall" / "Direcionamento de Portas", outras simplesmente "Direcionar Portas" e outras ainda escondem em "Advanced" / "Port Forwarding".

  1. Onde aparecer Porta externa (pode aparecer também como Porta de Serviço ou ainda Public Port) e Porta de interna (pode aparecer como Private Port) insira a porta a ser direcionada.

  2. Em "Tipo de tráfego" ou "Protocolo" selecione TCP.

  3. No campo IP ou IP Address, insira o endereço do computador.

  4. Caso aja o campo "Nome" ou "Name", de um nome a regra.

  5. Depois clique em "Salvar" (pode aparecer como "Save Settings", "Enable", "Apply" entre outros).

  6. Repita o mesmo procedimento para o protocolo UDP

Liberação do Firewall do Windows

O firewall do Windows, por padrão, bloqueia conexões de aplicativos com a Internet e portas para evitar problemas de segurança. Mas isso pode comprometer o funcionamento do Questor Cloud que precisa de portas específicas para se conectar com seu servidor remoto.

  1. Abra o menu Iniciar. Na busca do Windows pesquise por “firewall”. Após a listagem da pesquisa, clique em “Firewall do Windows com Segurança Avançada”.

  2. Na parte esquerda da janela, clique com o botão direito em “Regras de Entrada” e em seguida clique em Nova Regra….

  3. Na janela que surgir selecione “Porta” e clique em “Avançar”.

  4. Em seguida marque a opção “TCP” e a opção “Portas locais específicas:”, informe o número da porta para o “nWeb” e avance novamente.

  5. Marque a opção “Permitir Conexão”. Feito isso, clique em “Avançar” novamente;

  6. Selecione os tipos de conexões para liberar a porta e avance novamente;

  7. Por fim, digite um nome e descrição para a nova regra e clique em Concluir para encerrar o assistente.

  8. Repita o procedimento para o protocolo “UDP”.

Seguindo estes passos será possível desbloquear as portas necessárias para o nWeb no Firewall do Windows.

A porta padrão do aplicativo do Questor Tributário a ser liberado (nWeb) é a 8080 porém poderá ser alterado por conforme tópico “Configurações do Serviço nWeb” deste manual.

Configurações do Serviço nWeb (Questor.Net)


Pré-requisitos:

  • Possuir instalado e configurado a conexão com o banco de dados o Questor Tributário a partir da versão 1.1.147.0;

  • Ter configurado o servidor ou uma estação que será o Servidor do Questor Zen (SO Windows);

  • IP externo Fixo, podendo utilizar programas de simulação de IP Fixo;

  • Realizar Configuração de NAT.

Caso tenha dificuldades de configurar o IP Fixo, Porta e o NAT, entre em contato com o seu suporte de TI.

Em uma máquina com o Questor Tributário devidamente instalado e configurado, (preferencialmente o próprio servidor do Questor Tributário ou então outra estação, Windows) execute o aplicativo nGem (Gerenciador de Empresas) como administrador o mesmo está localizado dentro da pasta nQuestor.

Na janela do Login tecle F12 para abrir a “Configuração Sistema” e selecione a aba “Serviços” logo abaixo clique e “Novo”. Outra janela ira surgir.

No campo “Aplicativo” selecione “nWeb”, após os campos “Nome Serviço”, “Descrição” e “Porta” serão automaticamente sugeridos.

No campo Porta, informe a porta que foi realizado as configurações do NAT.

Selecione a opção Gerar Log, se desejar que a aplicação armazene os logs dos processos executados pelo aplicativo nWeb, os logs serão salvos na pasta logs/temp dentro da pasta nQuestor.

E clique em “OK” para concluir.

Outra janela ira surgir, com a seguinte mensagem: O serviço foi criado e registrado com sucesso. Deseja iniciar o serviço agora? Selecione Sim para iniciar o serviço agora e Não caso deseja iniciar posteriormente manualmente o serviço.

A configuração pode ser realizada por outros aplicativos do Questor Tributário, não sendo necessário realizar por um aplicativo em específico.

Sempre execute o Questor Tributário como administrador para realizar as configurações de serviço do nWeb

Após a conexão do aplicativo nWeb, acesse no Questor Zen o menu de acesso rápido Configurações > Config. Gerais, dentro da Aba Empresa, no campo Host NWeb, Informe o IP Externo e Fixo e a Porta do aplicativo nWeb que estiver sendo executado.

Após as devidas configurações o Questor Zen irá se conectar com o Questor Tributário e disponibilizará as opções de Emissão de Relatórios e Cadastros para configurar e emitir/lançar

A máquina que for configurada com o nWeb será considerado o Servidor de acesso para o Questor Zen, portanto para que o modulo Questor.net do Questor Zen funcione corretamente a respectiva máquina deverá ter o aplicativo nWeb devidamente executado e com acesso há Internet, caso contrário poderá ocorrer erros nas solicitações de relatórios, cadastros e configurações, retornando com a mensagem “Não foi possível se conectar ao Questor”.

Se o escritório utilizar servidor Proxy, deverá ser liberado o dominio 'questorpublico.com.br' porta '80'

Para realizar o teste de conexão entre os sistemas, acesse o menu de acesso ráido Configurações > Tipos de Documentos > Q-Net, no Questor Zen e Clique em Cadastrar, se retornar uma mensagem 'Erro: Não foi possível conectar o Questor' então as configurações citadas a cima não foram realizadas corretamente e deverão ser revisadas.

² Utilize o site http://testeportas.com.br/ para verificar se a configuração do NAT foi realizado corretamente, Se o nWeb estiver inicializado, deverá retornar a porta Open, se o nWeb estiver fechado deverá retornar com a porta Cloused, se acaso retornar Open com nWeb fechado, provavelmente exista outros aplicativos rodando na mesma porta que foi configurado e portanto deverá ser revisado as configurações do NAT .


 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021