Última modificação em: 14/12/2020

Configuração de Empresa NFSe

Após todas as configurações e permissões realizadas, configuraremos e adicionaremos as Empresas no Q-drive para a captura das NFS-e.

Para isso, acessaremos o módulo "Q-drive > Config Empresas > NFS-e. Selecionamos a Empresa, nesse momento podemos ajustar os campos Estado, CEP e Inscrição Municipal caso necessário.

Selecionamos a aba NFS-e para configuração de captura.

  • Observações:
    O campo Status é responsável por ativar ou desativar os serviços de NFS-e do cliente selecionado.
  • Os campos Usuário dos Municípios e Senha dos Municípios são obrigatórios apenas para prefeituras que as exijam, mesmo
    assim a mensagem informando a obrigatoriedade dos campos será exibida ao salvar o cadastro.
  • No campo Tipo de Serviço temos 3 opções. São elas:
  1. Tomados:Ao selecionarmos esta opção, ativamos a captura das NFS-e de entrada. A captura será realizada nas prefeituras incluídas manualmente.
  2. Prestados: Ao selecionarmos esta opção, ativamos a captura das NFS-e de saída na prefeitura localizada no mesmo endereço do cliente no CRM. Após selecionarmos esta opção, será ativado o campo N° última NFS-e Prestado onde é obrigatório informar o número para que o sistema capture a partir dessa numeração.
  3. Ambos: Ao selecionar esta opção, ativamos a captura NFS-e de Entrada e de Saída. Novamente o campo N° última NFS-e Prestado é exibido e seu preenchimento é obrigatório.
    Ex: Preenchemos o campo com o número 100, logo o sistema capturará as NFS-e a partir deste número, ignorando as NFS-e de
    saída anteriores.

Para capturar os serviços Tomados, clicamos na opção +Adicionar Tomado.

Na tela apresentada selecionamos o Estado e o Município do prestador.

Cada prefeitura possui suas próprias regras, podendo obrigar ou não o preenchimento dos campos: Usuário dos Municípios, Senha dos Municípios, Certificado Digital, Inscrição Federal Prestador e Inscrição Municipal Prestador.

Caso os campos Inscrição Federal Prestador e Inscrição Municipal Prestador não forem obrigatórios, os mesmos ficarão inacessíveis.

Após incluirmos os dados das prefeituras para a captura das NFS-e de tomados, podemos realizar a ativação/desativação em lote ou individualmente.

Podemos ainda utilizar os filtros por Status, Município, Prestador e Insc. Municipal.

Também podemos realizar importações dos prestadores através de um arquivo CSV, contendo duas colunas:
-Inscrição Federal Prestador e Inscrição Municipal Prestador. Clicamos na opção Importar Prestadores, escolhemos o estado e município, e então buscamos o arquivo.

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021