Última modificação em: 04/12/2019

S-2230 (É necessário que o trabalhador esteja em atividade na data do afastamento)

TABELA S-2230 – Afastamento Temporário

 

Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.

Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.

 

Ação não permitida. É necessário que o trabalhador esteja em atividade na data do afastamento.Ação Sugerida: Verificar se a data do afastamento está correta.

 

Ao visualizar a Área de trabalho eSocial, no lado direito superior da tela, no quadro 'Alterações no Sistema' será demonstrado o código do funcionário que está com a inconsistência.

Acessar o Portal do eSocial na aba Empregado \ Gestão de Empregados, informar o CPF do empregado, verificar a situação atual do empregado. 

 

Verificado que o Empregado encontra-se no portal AFASTADO ou EM FÉRIAS, verificar qual afastamento que está cadastrado no portal.

Verificado o Afastamento que encontra-se em aberto no portal, no Questor acessar o Menu :

Na Seta do ícone: Configurações \ Utilitários \ Gerar Transação - data de Término do Afastamento

 

Informar o código do Contrato do Empregado, Data Afastamento, colocar a data de início do afastamento/férias que está no Portal, Sequência, preencher qual é a sequência do afastamento e executar ,  irá gerar na área de trabalho do eSocial do questor uma nova transação S-2230, com as informações da data FIM , do afastamento que encontra-se no portal.

Após Processar a S-2230 com a data fim que foi gerada, reagendar a nova S-2230 que foi rejeitada, que o Empregado agora se encontra ATIVO no portal e irá processar o novo afastamento.

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