Última modificação em: 25/09/2020

S-2200 (Nascimento)

S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador

 

Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.

Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.

 

 

Já existe um dependente de Sexo "Feminino" e com Parentesco "Pai/Mãe".

Element '{http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtAdmissao/v02_04_02}nascimento' is unexpected according to content model of parent element '{http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtAdmissao/v02_04_02}trabalhador'

Ao visualizar a Área de trabalho eSocial, no lado direito superior da tela, no quadro 'Alterações no Sistema' será demonstrado o código do funcionário que está com a inconsistência no cadastro. Acessar o menu Funcionários \ Cadastros \ Dependentes, informar o código do funcionário e conferir os dependentes vinculados.

Deve haver o cadastro da mãe do funcionário. Não precisa estar configurada como dependente do IR, mas precisa estar cadastrada. Se já estiver cadastrada, verificar se o sexo informado é ‘feminino’. Caso o pai também esteja cadastrado, segue a mesma lógica, onde será necessário conferir se o sexo informado está correto.

Verificamos que esse erro ocorre quando o cadastro dos dependentes está apontando “duas mães” ou “dois pais” em virtude da inconsistência na configuração desse campo. Após salvar o ajuste, reagendar a transação.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021