Última modificação em: 03/12/2019

S-2200 (CPF Dependente)

S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador

 

Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.

Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.

 

O preenchimento do campo CPF dos dependentes é obrigatório para fins de imposto de renda.Ação Sugerida:Verifique a dependência de IRRF do dependente. O CPF do dependente torna-se obrigatório para fins de imposto de renda quando o mesmo é dependente de IRRF.

 

Ao visualizar a Área de trabalho eSocial, no lado direito superior  da tela, no quadro 'Alterações no Sistema' será demonstrado o código do funcionário que está com a inconsistência.

No Menu: Funcionários / Cadastros / Dependentes localizar o funcionário e localizar o Parentesco -  Filho\Filha que está cadastrado como Dependente do mesmo,  verificar se CPF está preenchido, este deve ser um CPF válido, não deve ser o CPF do funcionário.

O CPF do dependente torna-se obrigatório para fins de imposto de renda quando o mesmo é dependente de IRRF, sendo obrigatório o seu preenchimento independente de sua idade.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021