Última modificação em: 04/03/2022

S-1200 (Grupo 'Informações complementares contratuais do trabalhador' deve ser preenchido)

TABELA S-1200 – Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social

 

Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.

A transação S-1200 retornará com status Pendente ou Rejeitada com o erro a seguir, em duas situações, as quais veremos as formas de resolução neste manual.

 

Grupo 'Informações complementares contratuais do trabalhador' deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute.

 

Este erro pode ocorrer quando for gerada uma transação S-1200 (Remuneração) de um contrato de Terceiro/Autônomo cujo contrato de trabalho não esteja parametrizado corretamente e não for gerada a tag do número do CBO vinculado ao cargo do trabalhador.

 

Resolução:

Acessar o cadastro do terceiro/autônomo em Terceiros \ Terceiros \ Cadastro de Terceiros e conferir se o cadastro possui um cargo com um CBO válido em Cadastros \ Cargo \ Cargos e conferir o código do contrato de trabalho. O padrão do sistema para terceiros é o contrato de código 18 “Autônomos”.

 

 

Após, acessar o cadastro do Tipo de Contrato em Cadastros \ Cálculo \ Tipos de Contrato, e ajustar os campos “Categoria eSocial” para “701 - Contribuinte individual - Autônomo em geral, exceto se enquadrado em uma das demais categorias de contribuinte individual” e Vínculo para “Sem Vínculo”.

Se o erro for acusado em uma transação de Diretor, validar o código do eSocial informado, confrontando com a informação que já consta no Portal do eSocial (eSocial > Gestão de Trabalhadores Sem Vínculo), bem como, se a matrícula está correta.

 

Situação 02 - DmDev 13º Salário Integral


Outra situação que pode ocasionar erro de envio da S-1200 é no fechamento do 13º integral, quando gera uma ficha financeira vazia para Diretores\Autônomos\Terceiros, ocasionando uma tag vazia dentro do XML. Para correção deste erro:


1. Selecionar o período de cálculo do 13º em F7;
2. Acessar Utilitários\ Ficha Financeira (Digitação);
3. Informar o código do Diretor\Autônomo\Terceiro;
4. Excluir ficha financeira gerada de forma indevida;

Após realizar o ajuste, reagendar a transação S-1200 e aguardar processamento.

 

Importante: Se após as verificações o erro persistir, verificar se o layout de envio da S-2300 é igual ao layout de envio da S-1200. Se divergentes, acionar o suporte para intervenção via nSQL.,

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2022