Última modificação em: 28/09/2020

NOVO ESOCIAL - Placar

PLACAR

 

O Placar visa exibir o cenário da empresa logada, informando a quantidade de transações agrupadas por Status, sendo: "Em andamento" , "Pendentes" , " Processadas" e "Rejeitadas".

 

EM ANDAMENTO

É um agrupamento das transações

  • Agendadas
  • Sob Demanda
  • Enviadas
  • Validadas

 

AGENDADAS

São as transações que estão aguardando para serem enviadas ao eSocial. Sempre que se encontrarem nesse status, as transações passarão por uma validação do sistema para verificar se o XML contém todas as informações necessárias.

Se o XML estiver completo, a transação será transferida de status, de "Agendadas" para "Enviadas", a qual segue para o processo de envio ao eSocial;

Caso contrário, a transação será transferida de status, de "Agendadas" para "Pendentes", onde o usuário deverá verificar a inconsistência conforme descrição acima.

 

SOB DEMANDA

Esse status representa uma fila secundária, onde as transações ficam esperando para serem enviadas em um segundo momento, quando outra transação necessitar e/ou depender do envio da mesma.

Também, se encontrarão nesse status as transações geradas fora do horário definido no Gerenciador de Tempo. Para maiores esclarecimentos sobre o Gerenciador de Tempo, acessar o ícone específico no menu: eSocial na Prática \ Configurando as Opções \ Configurando o Gerenciador de Tempo, disponível neste guia.

 

ENVIADAS 

Este status representa as transações que foram agrupadas em um lote e o mesmo está prestes a ser enviado ao eSocial. Porém permanecem aqui por um período extremamente curto, quase imperceptível. Se ficarem aqui por algum tempo, provavelmente os XML's não estão sendo enviados.

 

PENDENTES

As transações que ficarem com esta situação foram rejeitadas pelo próprio sistema Questor, por falta de algum dado obrigatório ou divergência nas informações.

Sempre que no Placar o status "Pendente" estiver diferente de (0), o usuário deverá clicar nele para verificar quais transações se encontram neste status. Para verificar o problema, é necessário clicar no ícone (Retorno eSocial), o qual exibirá a(s) mensagem(s) de inconsistência(s) da transação em questão. Ajustando as inconsistências, o usuário deverá reagendar a transação (através do ícone (Reagendar) ou atalho CTRL+R), para que seja realizada uma nova validação.

 

PROCESSADAS

É um agrupamento das transações

  • Processadas 
  • Processadas com Adv.

 

PROCESSADAS

Neste status, encontram-se as transações que foram enviadas para o Ambiente Nacional do eSocial e processadas pelo mesmo.

 

PROCESSADAS COM ADV.

Neste status, encontram-se as transações que foram enviadas para o Ambiente Nacional do eSocial e processadas com advertência pelo mesmo.

No Placar exibirá as transações processadas dos 30 dias anterior da Data da maquina.

 

REJEITADAS

É um agrupamento das transações

  • Rejeitadas 
  • Rejeitadas por Intervenção 
  • Falha de Comunicação
  • Erro no Servidor

Transações que ficam com esta situação são aquelas que foram enviadas para o ambiente do eSocial e foram rejeitadas por algum motivo. Sempre que no Placar o status "Rejeitadas" estiver diferente de (0), o usuário deverá clicar nele para verificar quais transações estão neste status. Para verificar o problema, é necessário clicar no ícone (Retorno eSocial), o qual exibirá a(s) mensagem(s) de inconsistência(s) da transação em questão. Ajustando as inconsistências, o usuário deverá reagendar a transação (através do ícone (Reagendar) ou atalho CTRL+R), para que seja realizado um novo envio ao ambiente do eSocial.

 

REJEITADAS

Transações que enviadas para o ambiente do eSocial e foram rejeitadas por algum motivo. Para verificar o problema, é necessário clicar no ícone (Retorno eSocial), o qual exibirá a(s) mensagem(s) de inconsistência(s) da transação em questão.

 

REJEITADAS POR INTERVENÇÃO

Neste status ficam as transações que precisam ser realocadas temporariamente como forma de contingência. Geralmente ocorre quando elas retornam como "Pendentes" ou "Rejeitadas" e por algum motivo o usuário não tem a informação necessária para sanar a pendência e enviar ao eSocial. Neste caso, pode ser utilizado este recurso para não impedir a continuidade do envio das de mais transações, ficando como responsabilidade do usuário retornar a estas pendências posteriormente e providenciar a correção e envio das mesmas.

 

FALHA DE COMUNICAÇÃO

Transações que são reportadas por alguma falha de comunicação com o servidor do portal do eSocial ou certificado digital.

 

ERRO NO SERVIDOR

Transações com erro no servidor do portal do eSocial.

 

Acessa agora a Busca Rápida: http://docs.questor.com.br/docs/esocial/busca-rapida

 

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