Última modificação em: 21/03/2022

Evento em Comunicação - Certificado Expirado

Evento em Comunicação - Certificado Expirado

O certificado digital é utilizado para realizar a transmissão das transações geradas pelo Questor para o ambiente do eSocial. Para que a transmissão seja efetuada é necessário que o certificado digital utilizado esteja dentro do prazo de validade, seja o próprio certificado digital da empresa, caso ela não utilize procuração, ou o certificado digital da pessoa física ou jurídica outorgada em caso de envio por procuração.

Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.

Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.

 

Ocorreu um erro ao enviar o lote para o ambiente do eSocial. Erro: Certificado digital Expirado. Empresa XXX

 

Este erro ocorre devido o certificado digital estar VENCIDO, EXPIRADO, não possuindo permissão para assinar os documentos para serem enviados para o ambiente do eSocial. 

Solução: Para verificar qual certificado está sendo utilizado pelo Questor, as empresas que utilizam o certificado digital próprio devem acessar a Seta do Ícone do eSocial\Configurações\Configurações Iniciais (Opção eSocial). Nesta tela, verificar na parte Certificado Digital as informações do certificado digital utilizado.

Importante: Excluir o certificado Vencido.

As empresas que utilizam procuração/outorga para realizar as transmissões dos eventos para o portal do eSocial, devem conferir o certificado digital utilizado no módulo Gerenciado de Empresas, em Cadastros\Certificado Outorga.

As empresas que utilizam procuração/outorga para realizar as transmissões dos eventos para o portal do eSocial, também devem conferir a informações da procuração cadastrada no módulo Gerenciado de Empresas, em Cadastro\Empresas, acessar a aba Acompanhamento Empresa/Estabelecimento, e na sequência a aba Outorga.

 

Nesta tela, verificar o certificado selecionado para outorga, as datas de início e fim da vigência e os grupos de outorga.

Importante: A data de início da vigência deve ser a mesma informada nas Configurações Iniciais (Opção eSocial) do módulo Folha de Pagamento.

 

Correção:

Identificando que o certificado digital utilizado está vencido, realizar a instalação, a configuração e o registro do novo certificado digital conforme os manuais:

https://docs.questor.com.br/docs/esocial/instalando-um-certificado

https://docs.questor.com.br/docs/esocial/configurando-um-certificado

https://docs.questor.com.br/docs/esocial/registrando-um-certificado

 

Após a instalação do novo certificado digital, realizar a substituição do certificado antigo pelo novo nos cadastros conferidos anteriormente, conforme o caso.

Após realizar a substituição do certificado digital no Questor, fazer logoff do sistema e acessar novamente. Em seguida, reagendar as transações rejeitadas.

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