Última modificação em: 20/09/2019

Evento em Comunicação - Certificado Expirado

Evento em Comunicação - Certificado Expirado

 

Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.

Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.

 

Ocorreu um erro ao enviar o lote para o ambiente do eSocial. Erro: Certificado digital Expirado. Empresa XXX

 

Este erro ocorre devido o certificado digital estar VENCIDO, EXPIRADO, não possuindo permissão para assinar os documentos para serem enviados para o ambiente do eSocial. 

Solução: Acessar na Seta do ícone:  Configurações \ Configurações Iniciais (opção eSocial), e verificar qual é o certificado instalado na máquina.

 

Certificado Próprio da Empresa: Realizar a instalação do novo Certificado conforme o link: http://docs.questor.com.br/docs/esocial/instalando-um-certificado.

 

Acessar na Seta do ícone:  Configurações \ Configurações Iniciais (opção eSocial) e carregar o novo certificado verificando a data de vencimento e conferir o Sócio cadastrado se o certificado refere-se ao mesmo.

Importante: Excluir o certificado Vencido.

 

Outorga/Procuração: Realizar a instalação do novo Certificado conforme o link: http://docs.questor.com.br/docs/esocial/instalando-um-certificado.

 

Acessar o módulo gerenciador de empresas, no menu: Cadastros\Certificados Digitais-Outorgas cadastrar um novo, vinculado o novo Certificado Outorga \Procuração.

No ícone na aba, 'Acompanhamento empresa/Estabelecimento(4)', sub aba 'Outorga', excluir a procuração vinculada e vincular a nova Outorga/Procuração cadastrada. 

 

Acessar na Seta do ícone:  Configurações \ Configurações Iniciais (opção eSocial) e conferir o Contador cadastrado se o certificado refere-se ao mesmo.

Importante: A data de início da vigência da procuração deve ser igual a data de opção informada na configuração do eSocial no módulo folha de pagamento (Na Seta do ícone:  Configurações \ Configurações Iniciais (opção eSocial)) mesmo que a procuração tenha sido cadastrada com data posterior. 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021