Última modificação em: 18/12/2019
Erro 411 - Assinante Inválido. Assinante não possui perfil de Procuração Eletrônica para enviar esse tipo de evento.
Ao enviar os Eventos para o ambiente do eSocial, o Web Service retorna o arquivo XML como rejeitado constando o seguinte Código/Descrição:
Resposta eSocial XML: 411
Resposta: Assinante Inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa.
Esse problema pode estar ocorrendo porque o Outorgado (Geralmente Escritório Contábil) não possui Procuração Eletrônica para representar o Outorgante (Empresa/Cliente).
Pode ocorrer também do Outorgado (Geralmente Escritório Contábil) possuir a Procuração, mas esta, não possui poderes suficientes para representar o seu cliente perante ao eSocial.
Ou ainda, a Procuração que o cliente passou para a Contabilidade está vencida.
Para solucionar esse problema, precisamos identificar exatamente como está essa Procuração. Acesse o site da Receita Federal do Brasil e clique na opção Certificado Digital.
O seu Certificado deverá ser reconhecido automáticamente assim que você clicar no botão Certificado Digital. Faça o Login e vá na opção Cadastro, Consulta e Cancelamento - Procuração para o e-CAC ou se você preferir clique em Senhas e Procurações.
Consulte por Outorgante e verifique:
Se o cliente não estiver constando na listagem, ou os dados da Procuração estiver com data de Vencimento vencida, você deverá refazer a Procuração Eletrônica, pois o eSocial não aceitará o envio dos Arquivos.
Na Seta do ícone: Configurações \ Configurações Iniciais (opção eSocial) , verificar se a opção Utiliza Outorga esta como SIM.