Última modificação em: 16/08/2019

Doméstico - Envio das Transações - Parte 1

GERANDO E ENVIANDO INFORMAÇÕES PARA O PORTAL

Após a realização das configurações, a empresa está apta para envio dos eventos para o portal do eSocial Doméstico, lembrando que, para que isso aconteça, o usuário deve marcar a transação e clicar no botão de envio para o envio dos dados.

Importante salientar que o portal normalmente enfrenta período de instabilidade das 16:00 às 17:00, muitas vezes saindo do ar ou solicitando a digitação do Captcha e algumas vezes mesmo digitando o captcha corretamente não reconhece e por esta razão não permite acesso.

 

Os processos que deverão ser executados pelo usuário são os seguintes:

Para Afastamentos e Cálculo de Férias

O sistema gera automaticamente a transação do evento S-2230, o usuário somente precisará selecionar a transação e clicar no botão de enviar.

Logo após este passo não será necessário outras ações do usuário no portal. O sistema executará todos os passos automaticamente, exceto quando ocorrer o erro de instabilidade do portal, o qual poderá solicitar a digitação do Captcha por parte do usuário para continuar.

 

Cálculos Mensais

O cálculo somente é liberado no portal do doméstico a partir do dia 08 de cada mês, ou seja a partir deste dia já poderão ser enviados as transações do S-1200 e S-1299 (para gerar a DAE).

Para o envio do cálculo mensal o usuário deverá executar a geração da Transação dos eventos periódicos, como normalmente é realizado para as empresas normais do eSocial, conforme a Figura 8, e, logo após selecionar a transação gerada, clicar no botão de enviar.

A partir deste momento, só aguardar a conclusão, exceto quando ocorrer o erro de instabilidade do portal, o qual poderá solicitar a digitação do Captcha por parte do usuário.

Caso haja necessidade de refazer o cálculo e enviar para o portal, deverá ser gerado um evento S-1298 e enviado para o portal, para que seja reaberta a folha no portal, depois é necessário refazer o envio dos eventos S-1200 e S-1299, para que a folha seja encerrada novamente no portal.

As figuras da Parte 1 e 2, demonstram os passos realizados até a conclusão do envio do cálculo Mensal.

 

Figura 8 - Gerando a transação do Evento S-1200 - Cálculo Mensal

 

Figura 9 - Botão de Envio para o site com a transação do S-1200 selecionada e o Sistema trabalhando no portal doméstico

 

Figura 10 - Evento S-1200 - Folha de cálculo mensal, processada - Informação foi enviado para o portal, com sucesso

 

Figura 11 - Gerando a transação do Evento S-1299 de fechamento do Cálculo Mensal para geração da DAE

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021