Última modificação em: 07/04/2022
Domésticos(as)- Portal eSocial
Ajuda\Passo-a-Passo\Módulo Folha de Pagamento
A Questor possui uma funcionalidade que permite ao usuário enviar informações diretamente para o portal do eSocial do Doméstico, evitando que o usuário necessite realizar todas manutenções no portal, abaixo elaboramos um documento que permitirá ao usuário configurar e utilizar esta funcionalidade.
CONCEITOS
O envio dos dados para o portal do eSocial é realizado através de um robô de acesso ao portal e digitação dos dados, sem a necessidade de intervenção do usuário.
Para controle dos dados que serão enviados, foram utilizados as mesmas metodologias utilizadas no eSocial, utilizando-se do Evento para identificar o dado que será gerado, abaixo discriminamos este relacionamento, com o evento que será gerado e o respectivo dado.
No processo, alguns eventos serão gerados automaticamente, porém para o envio ao site, o usuário necessitará dizer que é para o sistema enviar, por isso foi adicionado um botão onde o usuário fará esta ação, a qual demonstraremos na figura 17 item 07 deste ajuda.
Os eventos S-2230 terão suas transações geradas automaticamente na área de trabalho, para o envio do usuário
Os eventos S-2200, S-1200, S-2299, S-1299 e S-1298, seguem o mesmo conceito utilizado nas demais operações com o eSocial, ou seja, o usuário necessitará selecionar na lista dos Eventos Periódicos e Não periódicos o evento e processar, para que suas transações sejam geradas na área de Trabalho.
Na primeira utilização o usuário precisará realizar algumas configurações, que permitirão ao sistema gerar as transações, também será necessário gerar os eventos iniciais, que no caso do doméstico, será apenas para que a maquinaria permita gerar os demais eventos, através da validação existente da carga inicial, neste caso os eventos iniciais não serão gerados no portal, pois após a execução do processo de geração dos mesmos, as transações serão geradas já com o status de processadas domésticos, não demonstrando as informações na área de trabalho.
A rotina executará, neste primeiro momento, exclusivamente para acessos ao portal do eSocial doméstico com o código de acesso.
A rotina não retorna dados do portal para dentro do banco de dados, com exceção da Guia DAE, que é gerada e importada para o banco de dados.
Importante: Nesta implementação inicial, somente é permitido gerar os dados para a empresa Selecionada no F7.
CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS
Para que o sistema consiga exportar os dados, algumas configurações são obrigatórias, abaixo detalhamos todo os caminhos das configurações necessárias e o motivo, e logo em seguida, o que é necessário verificar em cada configuração.
Passos necessários para o envio do primeiro cálculo
Antes de enviar o primeiro cálculo mensal, será necessário executar os passos abaixo.
PASSO A PASSO - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS
Agora que sabemos que é necessário apenas "5" configurações para utilização da Rotina, vamos detalhar cada uma, passo a passo.
Cadastros\Cálculos\Tipos de Contrato
A configuração deste cadastro é utilizada para que o sistema consiga identificar se o evento que deverá ser gerado para o colaborador é com vínculo ou sem vínculo, por isso, a informação do campo é necessária.
No menu Cadastros\Cálculos\Tipos de Contrato, verifique o código do Tipo de contrato vinculado ao funcionário e preencha, conforme a imagem abaixo, os campos assinalados.
Figura 1 - Campos manutenção tipo de Contrato
Após conferência do Tipo do Contrato, acessar o Menu: Funcionários \ Cadastros \ Contratos do Empregados, selecionar o Contrato do Doméstico e verificar os campos:
Número de Inscrição INSS: Informar o número de Inscrição INSS do Doméstico
Emite Carnê: Selecionar a opção "Não"
Cadastros\Eventos\Eventos
No portal do eSocial Doméstico existe uma tabela de Eventos exclusiva.
Nesta tabela não existe informação para todos os tipos de rubricas, por exemplo.: Não existe como informar uma rubrica de Insalubridade, ou médias de Horas extras sobre Férias.
Para conseguirmos lançar os valores no portal, fez-se necessário incluirmos um campo para o relacionamento do evento do Questor com a Rubrica do Doméstico, sendo que em algumas vezes poderá ser relacionado mais de um evento do Questor para uma mesma rubrica do doméstico.
Este relacionamento deve ser realizado em Cadastros\Eventos\Eventos, no campo Código de Natureza de Rubrica Doméstico\MEI. Apenas alguns eventos será necessário informar, pois nem todos eventos serão enviados ao portal, abaixo alguns exemplos que precisam ser informados e outros que não devem ser informados.
Eventos que Devem ser informados
Evento Questor | Rubrica Doméstico |
Horas Normais Diurnas | 1000 |
Horas Normais Noturnas | 1000 |
Horas Extras 50% | 1100 |
Horas Extras 100% | 1102 |
DSR Horas Extras | 1210 |
Adicional Noturno | 1130 |
Férias Normais | 1910 |
Médias de Férias | 1910 |
INSS | 5180 |
IRRF | 5190 |
Eventos que NÃO Devem ser informados
Evento Questor |
1/3 Férias Normais |
Eventos de Abono de Férias |
1/3 Abono de Férias |
Eventos de Auxílio Doença |
FGTS |
Figura 2 - Cadastro do Evento com o campo para manutenção
Na Seta do ícone: Configurações \ Configurações Iniciais (opção eSocial)
Nesta configuração preencha exatamente como demonstrado na imagem abaixo, repare que o certificado não será necessário, por isso utilizamos uma informação qualquer no campo.
Figura 3 - Configuração eSocial Doméstico
Para geração da Transação do S-1200 e S-2299 é necessário termos o cadastro de lotação vinculado a filial do funcionário, para isso acesse o menu Configurações\eSocial\Lotações e inclua uma lotação conforme a imagem abaixo, caso a mesma ainda não exista.
No cadastro informe o código da tabela de GPS que está informada em Configurações\Filial.
Figura 4 - Cadastro da Lotação Tributária- Doméstico
Configurações\eSocial\Código Acesso Doméstico
Nesta configuração informe os dados para o sistema acessar o portal, no último campo: "Forma Envio dos Eventos" escolha a opção: Portal Doméstico eSocial. Somente os domésticos com esta opção serão enviados diretamente para o portal.
Figura 5 - Cadastro do código de Acesso Doméstico
Gerando as cargas Iniciais e o Evento S-2200 do doméstico
Antes de iniciar os envios dos cálculos e afastamentos, será necessário gerar os eventos iniciais de Tabelas, estes eventos não serão enviados para o portal, todavia existe uma validação que precisa dos eventos gerados. Ao final do processo de geração, os eventos serão automaticamente transferidos para processados.
Na área de trabalho do eSocial selecione a Aba Doméstico e realize a operação de geração da carga de tabelas (figura 6 - abaixo) para a empresa que está sendo acessada.
Logo após, realize a operação de geração dos Eventos Não periódicos conforme demonstramos na figura 7 abaixo, nesta Versão o evento permanecerá nas agendadas, deixe desta forma, não terá reflexos nos demais envios. Nas próximas versões estaremos liberando uma funcionalidade que permitirá transferir uma transação de doméstico para processada manualmente, para atender as situações onde o processo foi realizado diretamente no portal, pelo usuário.
A partir deste momento já poderão ser enviados os afastamentos, cálculo e fechamentos e reaberturas.
Figura 6 - Gerando eventos iniciais
Figura 7 - Gerando evento S-2200