Última modificação em: 21/09/2020

Doméstico - Configurações

Domésticos(as)- Portal eSocial

 

 

 

 

Ajuda\Passo-a-Passo\Módulo Folha de Pagamento

A Questor possui uma funcionalidade que permite ao usuário enviar informações diretamente para o portal do eSocial do Doméstico, evitando que o usuário necessite realizar todas manutenções no portal, abaixo elaboramos um documento que permitirá ao usuário configurar e utilizar esta funcionalidade.

 

CONCEITOS

O envio dos dados para o portal do eSocial é realizado através de um robô de acesso ao portal e digitação dos dados, sem a necessidade de intervenção do usuário.

Para controle dos dados que serão enviados, foram utilizados as mesmas metodologias utilizadas no eSocial, utilizando-se do Evento para identificar o dado que será gerado, abaixo discriminamos este relacionamento, com o evento que será gerado e o respectivo dado.

  • S-2200 - Cadastro do Funcionário;
  • S-2230 - Afastamentos Temporários e Recibo de Férias;
  • S-1200 - Cálculo Mensal e 13o. Salário;
  • S-2299 -Rescisão;
  • S-1299 - Fechamento do Cálculo e emissão da DAE;
  • S-1298 - Reabertura do  Cálculo;

No processo, alguns eventos serão gerados automaticamente, porém para o envio ao site, o usuário necessitará dizer que é para o sistema enviar, por isso foi adicionado um botão onde o usuário fará esta ação, a qual demonstraremos na figura 17 item 07 deste ajuda.

Os eventos S-2230 terão suas transações geradas automaticamente na área de trabalho, para o envio do usuário

Os eventos S-2200, S-1200, S-2299, S-1299 e S-1298, seguem o mesmo conceito utilizado nas demais operações com o eSocial, ou seja, o usuário necessitará selecionar na lista dos Eventos Periódicos e Não periódicos o evento e processar, para que suas transações sejam geradas na área de Trabalho.

Na primeira utilização o usuário precisará realizar algumas configurações, que permitirão ao sistema gerar as transações, também será necessário gerar os eventos iniciais, que no caso do doméstico, será apenas para que a maquinaria permita gerar os demais eventos, através da validação existente da carga inicial, neste caso os eventos iniciais não serão gerados no portal, pois  após a execução do processo de geração dos mesmos, as transações serão geradas já com o status de processadas domésticos, não demonstrando as informações na área de trabalho.

A rotina executará, neste primeiro momento, exclusivamente para acessos ao portal do eSocial doméstico com o código de acesso.

A rotina não retorna dados do portal para dentro do banco de dados, com exceção da Guia DAE, que é gerada e importada para o banco de dados.

Importante: Nesta implementação inicial, somente é permitido gerar os dados para a empresa Selecionada no F7.

 

CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

Para que o sistema consiga exportar os dados, algumas configurações são obrigatórias, abaixo detalhamos todo os caminhos das configurações necessárias e o motivo, e logo em seguida, o que é necessário verificar em cada configuração.

    • Cadastros\Cálculos\Tipos de Contrato: Neste cadastro utilizamos a Categoria do eSocial e o tipo de vínculo para geração dos eventos, o ajuste vale para todas empresas domésticas.
    • Cadastros\Eventos\Eventos: Incluímos um relacionamento dos eventos do Questor com a Rubricas do Doméstico, para que gere no portal do doméstico com o código existente no mesmo, uma vez relacionado, valerá para todas empresas de domésticas que utilizam oevento.
    • Na Seta do ícone: Configurações \ Configurações Iniciais (opção eSocial): ClassificaçãoTributária para identificar que é um doméstico e utiliza o eSocial, ou seja é a opção;
    • Na Seta do ícone: Configurações \Lotações Tributárias: Apenas para geração do S-2200,o sistema precisa de pelo menos uma configuração nesta tabela;
    • Na Seta do ícone: Configurações \ eSocial Domésticos \ Configurações Códigos de Acesso no Portal: Validamos nesta tela quais enviar ou não para o portal do eSocial, utilizamos os códigos, logins e senhas;

 

Passos necessários para o envio do primeiro cálculo

Antes de enviar o primeiro cálculo mensal, será necessário executar os passos abaixo.

    • Realizar as configurações necessárias;
    • Gerar a carga inicial eventos de tabelas;
    • Gerar o S-2200 para o funcionário;

 

PASSO A PASSO - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

Agora que sabemos que é necessário apenas "5" configurações para utilização da Rotina, vamos detalhar cada uma, passo a passo.

Cadastros\Cálculos\Tipos de Contrato

A configuração deste cadastro é utilizada para que o sistema consiga identificar se o evento que deverá ser gerado para o colaborador é com vínculo ou sem vínculo, por isso, a informação do campo é necessária.

No menu Cadastros\Cálculos\Tipos de Contrato, verifique o código do Tipo de contrato vinculado ao funcionário e preencha, conforme a imagem abaixo, os campos assinalados.

 

Figura 1 - Campos manutenção tipo de Contrato

Após conferência do Tipo do Contrato, acessar o Menu: Funcionários \ Cadastros \ Contratos do Empregados, selecionar o Contrato do Doméstico e verificar os campos:

Número de Inscrição INSS: Informar o número de Inscrição INSS do Doméstico

Emite Carnê: Selecionar a opção "Não"

 

Cadastros\Eventos\Eventos

No portal do eSocial Doméstico existe uma tabela de Eventos exclusiva.

Nesta tabela não existe informação para todos os tipos de rubricas, por exemplo.: Não existe como informar uma rubrica de Insalubridade, ou médias de Horas extras sobre Férias.

Para conseguirmos lançar os valores no portal, fez-se necessário incluirmos um campo para o relacionamento do evento do Questor com a Rubrica do Doméstico, sendo que em algumas vezes poderá ser relacionado mais de um evento do Questor para uma mesma rubrica do doméstico.

Este relacionamento deve ser realizado em Cadastros\Eventos\Eventos, no campo Código de Natureza de Rubrica Doméstico\MEI. Apenas alguns eventos será necessário informar, pois nem todos eventos serão enviados ao portal, abaixo alguns exemplos que precisam ser informados e outros que não devem ser informados.

Eventos que Devem ser informados

Evento Questor Rubrica Doméstico
Horas Normais Diurnas 1000
Horas Normais Noturnas 1000
Horas Extras 50% 1100
Horas Extras 100% 1102
DSR Horas Extras 1210
Adicional Noturno 1130
Férias Normais 1910
Médias de Férias 1910
INSS 5180
IRRF 5190

 

Eventos que NÃO Devem ser informados

Evento Questor
1/3 Férias Normais
Eventos de Abono de Férias
1/3 Abono de Férias
Eventos de Auxílio Doença
FGTS 

 

Figura 2 - Cadastro do Evento com o campo para manutenção

 

Na Seta do ícone:  Configurações \ Configurações Iniciais (opção eSocial)

Nesta configuração preencha exatamente como demonstrado na imagem abaixo, repare que o certificado não será necessário, por isso utilizamos uma informação qualquer no campo.

Figura 3 - Configuração eSocial Doméstico

 

  • Na Seta do ícone: Configurações \ Lotações Tributárias

Para geração da Transação do S-1200 e S-2299 é necessário termos o cadastro de lotação vinculado a filial do funcionário, para isso acesse o menu Configurações\eSocial\Lotações e inclua uma lotação conforme a imagem abaixo, caso a mesma ainda não exista.

No cadastro informe o código da tabela de GPS que está informada em Configurações\Filial.

Figura 4 - Cadastro da Lotação Tributária- Doméstico

Configurações\eSocial\Código Acesso Doméstico

Nesta configuração informe os dados para o sistema acessar o portal, no último campo: "Forma Envio dos Eventos" escolha a opção: Portal Doméstico eSocial. Somente os domésticos com esta opção serão enviados diretamente para o portal.

 

Figura 5 - Cadastro do código de Acesso Doméstico

Gerando as cargas Iniciais e o Evento S-2200 do doméstico

Antes de iniciar os envios dos cálculos e afastamentos, será necessário gerar os eventos iniciais de Tabelas, estes eventos não serão enviados para o portal, todavia existe uma validação que precisa dos eventos gerados. Ao final do processo de geração, os eventos serão automaticamente transferidos para processados.

Na área de trabalho do eSocial selecione a Aba Doméstico e realize a operação de geração da carga de tabelas (figura 6 - abaixo) para a empresa que está sendo acessada.

Logo após, realize a operação de geração dos Eventos Não periódicos conforme demonstramos na figura 7 abaixo, nesta Versão o evento permanecerá nas agendadas, deixe desta forma, não terá reflexos nos demais envios. Nas próximas versões estaremos liberando uma funcionalidade que permitirá transferir uma transação de doméstico para processada manualmente, para atender as situações onde o processo foi realizado diretamente no portal, pelo usuário.

A partir deste momento já poderão ser enviados os afastamentos, cálculo e fechamentos e reaberturas.

 

Figura 6 - Gerando eventos iniciais

 

Figura 7 - Gerando evento S-2200