Última modificação em: 20/09/2019

Conhecendo os Recursos da Tela

 

Neste tutorial apresentaremos a área de trabalho desenvolvida pelo Questor para acompanhar as transações entre o Questor e o eSocial. A área de trabalho do eSocial tem como finalidade o gerenciamento e controle de todas as transações agendadas, enviadas, pendentes, rejeitadas e processadas pelo eSocial.

Estes recursos estão disponíveis no menu: ARQUIVOS \ ÁREA DE TRABALHO ESOCIAL, ou no ícone eSocial localizado na tela inicial, nos ícones de acesso rápido.

 

 

Ao lado esquerdo, serão demonstrados todos os sub menus que auxiliarão no controle das informações. Cada um deles será descrito a seguir:

 

OPÇÕES

 

 

O menu opções é composto por dois itens, “Todas as Empresas”, “Empresa Selecionada” e "Atualizar Totalizadores"

A opção padrão utilizada é “Empresa Selecionada”, quando utilizada o sistema mantêm ela oculta, demonstrando apenas a opção “Todas as Empresa”.

 

TODAS AS EMPRESAS

Ao selecionar esta opção o sistema demonstrará todas as transações de todas as empresas configuradas para o eSocial.

 

EXCLUIR TRANSAÇÕES NÃO PROCESSADAS

Está é a opção que pode ser utilizada para excluir transações geradas pelo sistema as quais o usuário não deseja que sejam enviados ao ambiente do eSocial.

 

ATUALIZAR TOTALIZADORES

Esta opção irá atualizar os status das transações, visando otimizar o processamento dos dados no ambiente do eSocial do Questor, somente quando for acionado este botão irá atualizar os status.

 

TRANSAÇÕES

 

 

PENDENTES

As transações que ficarem com esta situação foram rejeitadas pelo próprio sistema Questor, por falta de algum dado obrigatório ou divergência nas informações.

Sempre que o ícone 'Pendente' estiver diferente de (0), o usuário deverá clicar nele para verificar quais transações se encontram nesse status e posteriormente clicar na transação para carregar a(s) mensagem(s) de inconsistência(s) da mesma. Ajustando as inconsistências, o usuário deverá reagendar a transação (através do ícone Reagendar ou atalho CTRL+R) para que seja realizada uma nova validação.

 

AGENDADAS

As transações agendadas são as transações que estão aguardando para serem enviadas ao eSocial. Sempre que se encontrarem nesse status, as transações passarão por uma validação do sistema para verificar se o xml contém todas as informações necessárias.

  • Se o xml estiver completo, a transação será removida do ícone 'Agendadas' e transferida para o ícone 'Enviadas' onde segue o processo de envio ao eSocial;

  • Se o xml estiver incompleto, a transação será removida do ícone 'Agendadas' e transferida para o ícone 'Pendentes' onde o usuário deverá verificar a inconsistência conforme descrição acima.

 

ENVIADAS

Este status representa as transações que foram agrupadas em um lote e o mesmo está prestes a ser enviado ao eSocial. Porém permanecem aqui por um período extremamente curto, quase imperceptível. Se ficarem aqui por algum tempo, provavelmente os XML's não estão sendo enviados.

 

VALIDADAS

Transações que já foram enviadas ao eSocial, foram recebidas com sucesso e estão aguardando o processamento. Da mesma forma que o item anterior, as transações ficam nesse status por um período extremamente curto, quase imperceptível.

 

SOB DEMANDA

Esse status representa uma fila secundária onde as transações ficam armazenadas para serem enviadas em um segundo momento, quando outra transação tiver a necessidade e/ou dependência do envio da mesma.

Também se encontrarão nesse status as transações geradas fora do horário definido no Gerenciador de Tempo. Para maiores esclarecimentos sobre o Gerenciador de Tempo, acessar o link: http://docs.questor.com.br/docs/esocial/configurando-o-gerenciador-de-tempo

 

LOTE ENVIADO

Este status representam os lotes enviados ao eSocial que estão aguardando o retorno do processamento inicial. Permanecem aqui momentaneamente, ficam por pouco tempo.

 

SUBSTITUÍDAS

São as transações geradas para atender a mesma situação dentro de uma mesma tabela, ou seja, transações geradas em duplicidade como por exemplo quando são realizadas várias alterações de um mesmo cadastro. Cada alteração gera uma transação, porém não há a necessidade de enviar todas estas transações sendo que a última transação gerada terá todos os dados atualizados.

Desta forma, o sistema deixa apenas a última transação no status 'Agendadas' e as demais serão transferidas para este status, com a finalidade de acompanhamento das alterações. Estas transações serão armazenadas nas substituídas de forma cumulativa, não havendo necessidade de realizar manutenção nas mesmas já que são apenas informativas.

 

Exemplo prático: Cadastra-se um cargo com a descrição de “Aux. Adm.”. Neste momento gerou uma transação referente a tabela S-1030, porém foi optado por realizar a alteração do nome deste cargo para “Aux. Administrativo” gerando assim uma segunda transação referente a tabela S-1030 com esta nova informação. Por fim, foi optado por realizar novamente alteração do nome deste cargo para “Auxiliar Administrativo”, gerando uma terceira transação referente a tabela S-1030. Neste caso foram geradas 03 transações no mesmo dia para ajuste da descrição do mesmo cargo, desta forma não há necessidade de enviar as 03 transações, sendo que as duas primeiras serão direcionadas as transações substituídas e apenas a última transação será direcionada as agendadas para realizar o envio ao eSocial.

 

REAGENDADAS

Quando existirem transações rejeitadas e/ou pendentes é necessário verificar as inconsistências, corrigir e reagendar a transação. Nesse momento o sistema vai gerar uma nova transação e disponibilizar nas 'agendadas' para enviar ao eSocial e a transação problemática ficará arquivada nas “reagendadas”. Da mesma forma que as transações substituídas, elas servem para o gerenciamento das inconsistências. Estas transações serão armazenadas nas reagendadas de forma cumulativa, não havendo necessidade de realizar manutenção nas mesmas já que são apenas informativas.

 

PROCESSADAS

 

 

REJEITADAS

Transações que ficam com esta situação são aquelas que foram enviadas para o ambiente do eSocial e foram rejeitadas por algum motivo. Sempre que o ícone 'Rejeitadas' estiver diferente de (0), o usuário deverá clicar nele para verificar quais transações se encontram nesse status e posteriormente clicar na transação para carregar a(s) mensagem(s) de inconsistência(s) da mesma. Ajustando as inconsistências, o usuário deverá reagendar a transação (através do ícone Reagendar ou atalho CTRL+R) para que seja realizada um novo envio ao ambiente do eSocial.

 

REJEITADA - DUPLICIDADE

Estas são transações que foram rejeitadas por serem envidas em duplicidade, ou seja, a transação contem as mesmas informações já enviadas anteriormente ao Ambiente Nacional do eSocial. Elas não impendem o envio das outras transações e servem apenas para controle das informações enviadas, não sendo necessário que o usuário realize intervenções nas mesmas.

 

LOTES PROCESSADOS

Esse status representa os lotes com conjuntos de transações que foram enviados e processados no Ambiente Nacional do eSocial.

 

EM COMUNICAÇÃO

Ao tentar transmitir as transações para o ambiente do eSocial e ocorrer algum tipo de falha temporária de comunicação com o ambiente, o Questor direcionará as transações para este status até o ambiente Nacional do eSocial voltar a responder. Quando a situação estiver normalizada o sistema vai priorizar o envio dessas transações que estiverem neste status e posteriormente enviar as demais.

 

ERRO NO SERVIDOR

Serão sinalizadas transações neste status quando ocorrer uma falha temporária no ambiente do eSocial em relação a recepção dos eventos. Geralmente ocorre quando está sendo realizada alguma manutenção no ambiente nacional do eSocial.

Inicialmente quando ocorriam essas situações as transações retornavam com status 'Rejeitadas' sendo necessário intervenção manual do usuário. Por esse motivo foi criado o status 'Erro no Servidor' visando otimizar o processo onde não é mais necessário que o usuário realize intervenções manuais, pois essas transações serão reagendadas automaticamente a cada 1 (um) minuto até que o ambiente nacional do eSocial retorne a normalidade e processe a informação.

 

PROCESSADAS

Neste status encontram-se as transações que foram enviadas para o Ambiente Nacional do eSocial e processadas pelo mesmo.

 

PROCESSADAS COM ADV.

Neste status encontram-se as transações que foram enviadas para o Ambiente Nacional do eSocial e processadas com advertência pelo mesmo.

 

EXCLUÍDAS

Neste status ficarão armazenadas as transações que foram excluídas através do envio do evento S-3000.

 

REJEITADAS COM INTERVENÇÃO

Neste status ficam armazenadas as transações que precisam ser realocadas temporariamente como forma de contingência. Geralmente ocorre quando elas retornam como 'Pendentes' ou 'Rejeitadas' e por algum motivo o usuário não tem a informação necessária para sanar a pendência e enviar ao eSocial. Neste caso pode ser utilizado esse recurso para não impedir a continuidade do envio das demais transações ficando como responsabilidade do usuário retornar a estas pendências posteriormente e providenciar a correção e envio das mesmas.

 

EXCLUÍDAS NÃO PROCESS.

Neste status ficarão salvas as transações que foram excluídas pelo usuário antes de serem enviadas para o ambiente do eSocial. Permanecem neste status como forma de acompanhamento e controle da informação, não sendo necessário intervenções por parte do usuário.

 

GRÁFICOS

 

 

GRÁFICOS

Exibe o painel de transações em gráficos.

 

VISÃO GERAL

Será demonstrado um grid com totalizadores de todas as transações da área de trabalho.

 

CARGA INICIAL

 

 

Neste menu estão disponíveis todos os recursos utilizados para a geração das transações das três fases do eSocial. Para maiores detalhes sobre a forma de geração dos eventos, acessar o menu eSocial na Prática > Enviando os Registros disponível neste guia.

 

![][(AlteraçõesEXMLs.png)

 

ALTERAÇÕES NO SISTEMA

Neste campo serão demonstradas as informações de cada transação gerada dentro do sistema Questor, informações que facilitarão a conferência e ajustes, caso necessário. Informações como, código da empresa, código funcionário, código cargo, código função, entre outras informações.

 

INFORMAÇÕES DOS CAMPOS PARA O XML

Neste campo serão demonstrados os dados gerados no xml, de cada transação, para que possa ser realizado algumas conferências.

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