Última modificação em: 30/09/2019

Como gerar a transação S-2190 (Cadastro Preliminar de Trabalhador com Vínculo)

Como gerar a transação S-2190 (Cadastro Preliminar de Trabalhador com Vínculo)

 

O envio da transação S-2190 é opcional e deve ser utilizado apenas quando não for possível enviar todas as informações do evento S-2200 até o final do dia imediatamente anterior ao do início da prestação do serviço.

 

O usuário que desejar realizar o Cadastro Preliminar de Trabalhador com Vínculo (transação S-2190) ao portal do eSocial, deve utilizar a rotina Funcionários \ Cadastros \ Cadastro Preliminar de Trabalhador com Vínculo.

 

 

É necessário preencher apenas os campos: CPF, Nome, Data de Nascimento e Data de Admissão.

Na área de trabalho do eSocial, acompanhar o processamento da transação S-2190.

 

Caso a Transação S-2190 não gere no ambiente no eSocial do Questor, acessar novamente o Menu: Funcionários \ Cadastros \ Cadastro Preliminar de Trabalhador com Vínculo e clicar no icone Laranja do XML .

 

Importante: É imprescindível o envio posterior do evento S-2200 para complementar as informações da admissão e regularizar o registro do empregado.

Importante: Não deve ser realizado o cadastro preliminar diretamente no portal. Se o usuário não utilizar a rotina do sistema, a transação S-2200 vai rejeitar por falta da informação do número do recibo do registro preliminar.

Importante: Não é permitido retificar este evento. Se o usuário enviou alguma informação incorreta na transação S-2190, a transação deverá ser excluída por meio de uma transação S-3000 (Exclusão de Eventos).

Importante: Nos casos em que foi gerada a transação S-2200 e por algum motivo esta transação rejeitou e o usuário gerou a transação S-2190 no questor ou cadastrou direto no portal para cumprir o prazo e posteriormente fazer a correção da transação S-2200 para envio, esta rejeitou solicitando a inclusão do número do recibo do cadastro preliminar (S-2190) o usuário deverá entrar em contato com o suporte para vincular o número do recibo no XML da transação S-2200. Por isso, ao verificar que terá alguma divergência no cadastro da admissão, realize sempre primeiro o cadastro do S-2190.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021