Última modificação em: 14/09/2020

Auditorias Finais

 

As Auditorias do eScial foram desenvolvidas para facilitar a identificação e correção de possíveis divergências nas informações que são geradas nos xmls do eSocial. Estes recursos estão disponíveis no menu: Arquivos\ Área de Trabalho eSocial/EFD-Reinf Shift+Ctrl+Alt+E.

 

As Auditorias são divididas em dois grupos: Cadastrais e eSocial.

 

Auditorias Cadastrais:

 

Tem como finalidade revisar todos os campos que contém informações que podem ser geradas nos arquivos do eSocial, a fim de alertar o usuário quando algum destes campos estiver em branco para que esse possa realizar a conferência e ajustar caso necessário. Porém, essa auditoria é mais genérica sendo que nem sempre o campo apontado com informação faltante deve realmente ser preenchido.

 

Exemplo: Campo CNH no cadastro da Pessoa.

Se esse campo for preenchido será gerada a informação para o eSocial, sendo que o preenchimento do mesmo é obrigatório quando o funcionário exercer função de motorista. Se o mesmo não exercer tal função, o campo torna-se de preenchimento opcional, porém se o funcionário não possuir essa informação no cadastro será retornado como inconsistência a ser verificada na auditoria cadastral. Para esse exemplo em especial a inconsistência pode ser marcada como conferida ou ignorada.

Em virtude dessas validações que nem sempre se tratam de inconsistências reais, essas auditorias demandam de mais tempo de conferência por parte do usuário.

 

Auditorias eSocial:

 

Nestas auditorias serão realizadas algumas validações com a finalidade alertar ao usuário para que realize os ajustes evitando rejeições dos arquivos enviados para o Ambiente Nacional do eSocial, portanto a execução das mesmas é OBRIGATÓRIA sendo que se tais inconsistências não forem corrigidas, os xmls retornarão como Pendentes.

As mensagens demonstradas nesses campos são baseadas nas validações que serão realizadas pelo programa, conforme orientações disponibilizadas no MOS (Manual de Orientações do eSocial) e nos layouts.

 

 

AÇÕES

 

O menu de ações é composto por dois itens que facilitarão a correção dos itens apontados como possíveis erros nos resultados da auditoria.

 

ABRIR O CADASTRO

Após executar a auditoria, se o sistema retornar itens a serem verificados, clicando em um dos itens a conferir e posteriormente clicar na opção 'Abrir Cadastro', o sistema vai direcionar o usuário a tela onde esse item está cadastrado para que o usuário execute a correção.

 

MARCAR COMO CONFERIDO

Após executar a auditoria se o sistema retornar itens a serem verificados, dando duplo clique em um dos itens a conferir será aberta uma janela de detalhamento da inconsistência, posteriormente se clicar na opção 'Marcar como Conferido' ou teclando CTRL+A o sistema irá fechar esta tela de detalhamento e deixar o item conferido em verde, sinalizando que o mesmo já foi verificado e possibilitando passar para a conferencia do próximo item. Sempre que o usuário executar a marcação de itens conferidos, os mesmos ficarão gravados e serão demonstrados em verde toda vez que a auditoria for executada.

 

AUDITORIAS

 

EXECUTAR TODAS

Ao clicar nessa opção, serão executadas todas as auditorias, auditorias cadastrais e auditorias eSocial, de todos os campos de uma única vez. O sistema retornará a tela de seleção da empresa e data limite, conforme imagem a seguir:

 

 

Nesta tela o usuário poderá executar a auditoria para a empresa selecionada que já é sugerida no campo 'Empresa' ou para várias empresas ao mesmo tempo indicando os códigos das mesmas.

Ao executar o processo os resultados serão demonstrados na tela ao lado. O usuário poderá detalhar as informações dos campos clicando no ícone “ + “ onde será gerado uma linha para cada registro com inconsistência, sendo acompanhado de uma mensagem que representará a validação.

 

 

Ao clicar no registro e posteriormente na opção “Abrir Cadastro” ou dar duplo clique na mensagem, o sistema abrirá o cadastro com a referida inconsistência aonde o usuário poderá realizar o ajuste da informação e salvar. As inconsistências resolvidas permanecem na tela em um primeiro momento, sendo que ao executá-las novamente não serão mais demonstradas.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação, significa que todos os registros possuem os campos preenchidos de acordo com o solicitado pelos layouts. Vale lembrar que as auditorias não avaliam o conteúdo do campo, apenas verificam se o mesmo possui informação retornando como inconsistência sempre que o registro estiver nulo.

 

AUDITORIAS ESOCIAL

 

Neste menu serão demonstrados em forma de tópicos todos os itens que estão disponíveis para realização de auditoria, separados por categorias. Ao clicar em um dos menus disponíveis dentro deste ícone, o sistema retornará a tela de seleção da empresa e data limite, conforme citado anteriormente. Abaixo serão descritas as validações de cada auditoria do eSocial.

 

ATIVIDADE FEDERAL – CNAE

Ao clicar na opção Atividade Federal – CNAE o sistema auditará o CNAE das Outras Empresas quando estiver cadastrado como Obra Crea e não tiver a informação no campo Atividade Federal.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o preenchimento do campo Atividade Federal com o código correspondente a Atividade da Outra Empresa.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação significa que todas as Outras Empresas configuradas como Obra Crea estão com o campo atividade federal – CNAE preenchido.

 

CADASTRO GERAL PARCIAL

Ao clicar na opção Cadastro Geral Parcial o sistema auditará os cadastros gerais dos funcionários em busca de dados pessoais que são obrigatórios e não estão informados no sistema, como por exemplo endereço incompleto, RG sem informação de órgão emissor, etc.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o preenchimento do cadastro geral de acordo com os campos sinalizados na auditoria.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação significa que todos os Cadastros Gerais possuem as informações obrigatórias preenchidas.

 

CARGOS PÚBLICOS SEM LEI

Ao clicar na opção Cargos Públicos sem Lei o sistema auditará todos os cargos cadastrados no banco de dados e retornará os que estiverem com o campo Cargo Público como sim e que não possuem a grid Lei preenchido.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o preenchimento da grid com o número e data da lei, bem como a situação gerada pela mesma.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação, significa que todos os Cargos Públicos possuem as informações referentes a Lei preenchida ou não existem cargos públicos cadastrados.

 

CLASSIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA X FPAS

Ao clicar na opção Classificação Tributária x FPAS o sistema auditará a Classificação Tributária da empresa e fará um depara com o FPAS informado na configuração da GPS.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o ajuste no FPAS.

Se na execução da auditoria o sistema não retornar nenhuma informação, significa que as informações da Classificação Tributária da empresa e o FPAS são compatíveis.

 

DEPENDENTES X CPF

Ao clicar na opção Dependente x CPF o sistema auditará todos os dependentes cadastrados no banco de dados e retornará os que estiverem sem informação no campo CPF cujo a idade seja igual ou maior a 8 anos, com a mensagem “CPF obrigatório quando o dependente é para fins de IR”.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o preenchimento do CPF no cadastro do dependente.

Se na execução da auditoria o sistema não retornar nenhuma informação, significa que todos os dependentes com idade igual ou maior a 12 anos possuem o CPF preenchido em seu cadastro.

 

ENDEREÇO FUNCIONÁRIOS

Ao clicar na opção Endereço Funcionário o sistema auditará os cadastros gerais dos funcionários retornando como inconsistências aqueles que não possuem todas as informações relativas aos dados do endereço informados no sistema.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o preenchimento do cadastro geral de acordo com os campos sinalizados na auditoria.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação significa que todos os Cadastros Gerais possuem as informações obrigatórias preenchidas.

 

HORÁRIO X INTERVALO

Ao clicar na opção Horário x Intervalo o sistema auditará todos horários cadastrados no banco de dados e retornará os que estiverem com a mesma informação no horário de saída para o intervalo e no horário de retorno ao trabalho estão com a mesma informação.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o ajuste no cadastro do horário.

Se na execução da auditoria o sistema não retornar nenhuma informação, significa que todos os horários cadastrados não possuem informação igual para o horário de saída para o intervalo e no horário de retorno ao trabalho.

 

INDICATIVO CONTRATAÇÃO PCD

Ao clicar na opção Indicativo de Contratação de PCD o sistema auditará todas a configuração da matriz localizada no menu Configurações \ Filiais que não possuir informação selecionada no campo "Indicativo de Contratação de PCD" para que o usuário possa informar qual a opção que se encaixa na situação da empresa de acordo com as opções disponíveis no campo. Lembrando que somente a matriz presta essa informação, não sendo necessário configurar nas filiais.

Importante: a opção NÃO SE APLICA não é valida para o eSocial e não deve ser utilizada. Foi inserida na conversão para não deixar o campo nulo já que o mesmo é obrigatório ficando como responsabilidade do usuário revisar e colocar a opção correta de acordo com a situação da empresa.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o ajuste na configuração da matriz.

Se na execução da auditoria o sistema não retornar nenhuma informação significa que a matriz já possui informação selecionada no campo.

 

LOTAÇÃO TOMADOR DE SERVIÇO PRÓPRIA EMPRESA

Ao clicar na opção Lotação Tomador de Serviço o sistema auditará todas as lotações tributárias cadastradas na empresa. Para gerar a SEFIP corretamente, era comum cadastrar a própria empresa em Terceiros \ Outras empresas \ Cadastros Outras Empresas e configurá-la em Terceiros \ Outras empresas \ Configurações Outras Empresas como Tomador de Serviço como forma de vincular os funcionários do administrativo que não trabalham nas obras e/ou tomadores e gerar a SEFIP com código de recolhimento 150. No eSocial, essa informação será prestada dentro da lotação tributária da empresa, não sendo necessário realizar o cadastro da lotação tributária para a outra empresa cadastrada para atender essa necessidade. Dessa forma, o objetivo dessa auditoria é verificar se existe essa lotação tributária cadastrada, sinalizando ao usuário que ela é indevida e pode ser excluída.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá identificar o código da lotação e se dirigir ao menu Cadastros \ Específicos Empresa \ Lotação Tributária por Empresa e realizar a exclusão do vínculo dessa lotação. Após fazer esse procedimento, retornando ao resultado da auditoria o usuário poderá clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar a exclusão da mesma.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação significa que não existe cadastro de lotação em desacordo com a situação citada.

 

OUTRA EMPRESA SEM LOTAÇÃO

Ao clicar na opção Outra Empresa Sem Lotação o sistema auditará todos os cadastros de Outras Empresas no banco de dados e verificar se estas Outras Empresas possuem lotações cadastradas.

Caso o sistema retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o cadastro da Lotação para a outra empresa.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação, significa que todas as Outras Empresas com exigibilidade de lotação possuem a mesma cadastrada.

 

PAÍS

Ao clicar na opção País o sistema auditará o cadastro dos Países existentes no sistema sinalizando os que não possuírem o código do eSocial de acordo com o layout disponível, já que a informação do País de nascimento é obrigatória nos cadastros de funcionários estrangeiros.

Vale lembrar que na maioria dos bancos de dados existe um País cadastrado com nome EXTERIOR que era usado como forma genérica de identificar os funcionários estrangeiros já que a informação do País de nascimento não era validada antes. Para esse resultado em especial, pode ser utilizada a opção "Marcar como conferido" já que não existe um código a ser relacionado, porém não devem mais existir vínculos desse País relacionados aos cadastros dos funcionários.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação, significa que todos os Países estão cadastrados corretamente.

 

PERCENTUAL CONFIGURADO NO CNAE É DIFERENTE DA PARTE SAT CONFIGURADA NA GPS

Ao clicar na opção Percentual configurado no CNAE é diferente da parte SAT configurada na GPS o sistema auditará as configurações realizadas no menu Configurações \ GPS \ GPS avaliando o RAT informado e verificando sua compatibilidade com o CNAE cadastrado para a empresa no módulo Gerenciador de Empresas. Essa informação compõe os xmls relacionados a tabela S-1005 Tabela de Estabelecimentos e são validadas de acordo com o Decreto 3.048/99.

Caso retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o ajuste do Percentual do RAT na tabela GPS.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação, significa que os percentuais de RAT são compatíveis com os CNAEs informados.

 

TIPO DE ALTERAÇÃO DO MOTIVO

Ao clicar na opção Tipo de Alteração do Motivo o sistema auditará todos os cadastros de Motivos de Alterações do banco de dados e verificará o tipo de alteração vinculado em cada um.

Caso retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” e realizar o ajuste/conferência do campo tipo de alteração. Lembrando que o cadastro dos motivos é o único no sistema que pode conter a opção NÃO SE APLICA dependendo da situação. Em caso de dúvidas sobre a configuração dos motivos de alterações, consultar o menu Primeiros Passos > Manutenções - Saneamento dos Dados > Cadastros Gerais > Revisão dos Motivos de Alterações.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação, significa que todos motivos estão com o campo tipo de alteração configurado diferente de Não se Aplica.

 

TIPO REGIME PREVIDENCIÁRIO

Ao clicar na opção Tipo Regime Previdenciário o sistema auditará todos os contratos de empregados retornando como inconsistência os contratos aonde este campo estiver nulo.

Caso retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o ajuste do campo, indicando o tipo de regime previdenciário e salvando o cadastro.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação, significa que todos os contratos possuem informação preenchida no campo Tipo de Regime Previdenciário.

 

TIPO JORNADA

Ao clicar na opção Tipo de Jornada o sistema auditará todos os históricos de escalas dos funcionários e retornará como inconsistência caso encontre históricos onde o campo esteja nulo.

Caso retorne inconsistência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” para realizar o ajuste do campo, indicando o tipo de jornada e salvando o cadastro. Lembrando que a opção NÃO SE APLICA não é válida para o eSocial e não deve ser utilizada. Foi inserida na conversão para não deixar o campo nulo já que o mesmo é obrigatório ficando como responsabilidade do usuário revisar e colocar a opção correta de acordo com a situação.

Se na execução da auditoria não retornar nenhuma informação, significa que todos os históricos de escalas possuem informação preenchida no campo Tipo de Jornada.

 

AUDITORIAS CADASTRAIS

 

As Auditorias Cadastrais tem como finalidade revisar todos os campos poderão conter informações à serem usadas nos arquivos do eSocial, conforme explicado anteriormente, onde o usuário precisará analisar se os campos são de preenchimento obrigatório, avaliando cada situação.

Por serem várias opções de auditorias cadastrais disponíveis explicaremos o conceito apenas de uma das opções, sendo que as demais seguem a mesma lógica. A forma de utilização dos recursos da tela é a mesma das auditorias do eSocial.

 

CARGOS

Ao clicar nesta opção o sistema auditará todos os cargos cadastrados no banco de dados e retornará os que estiverem com os campos “Acumula Cargos, Contagem de Tempo Especial, Dedicação Exclusiva Cargo Público” em branco, independente da configuração do campo Cargo Público.

Caso o sistema retorne itens para conferência, o usuário poderá clicar sobre o item e clicar na opção “Abrir Cadastro” e realizar a conferência dos campos, neste caso só existirá a necessidade de preenchimento destes campos, se o campo Cargo Público estiver com a opção Sim selecionada.

 

RELATÓRIOS

 

Caso o usuário deseje salvar relatórios com as inconsistências apontadas nas auditorias, deve clicar com o botão direito do mouse sobre o resultado que deseja imprimir, aonde o sistema abrirá o menu radial possibilitando a exportação das informações em diversos formatos, conforme imagem:

 

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