Última modificação em: 25/01/2019

Aplicativo neSocial

 

o nEsocial é o aplicativo responsável pela comunicação entre o Questor e o eSocial. Ele percorrerá a área de trabalho do eSocial conferindo as transações geradas e montará os lotes de transações que serão enviados ao servidor do eSocial. Após o envio dos lotes, ele acessará o servidor do eSocial em busca do retorno dos mesmos e projetará na área de trabalho do eSocial se as transações foram validadas ou rejeitadas.

Esse aplicativo foi desenvolvido para executar em segundo plano, sendo que deve estar aberto para que a comunicação Questor x eSocial ocorra sem problemas. O mesmo também será responsável pela comunicação entre o Questor x EFD-Reinf.

 

Janelas \ Escrituração Digital eSocial/Reinf

 

 

Ao acessar o aplicativo pelo menu acima, o aplicativo dará início ao processo de conferência e envio das transações geradas em cada empresa do banco de dados, de forma automática. Da mesma forma, após enviar o lote de transações irá consultar os retornos pendentes.

 

 

Além disso, o aplicativo possui os botões 'Play' e 'Pause' (destacados em vermelho na imagem acima) que podem ser utilizados para interromper a comunicação entre os servidores temporariamente (Pause) caso seja necessário realizar algum ajuste no sistema que pode gerar transações que não devem ser enviadas ao eSocial e retomar essa comunicação (Play) após a realização dos ajustes.

 

Pontos de Atenção:

 

  • O neSocial deve ser executado em apenas uma máquina, não sendo possível executá-lo em outra estação ao mesmo tempo;

  • Recomendamos que o neSocial seja executado no servidor. Como o aplicativo monitora os envios e recebimentos de todas as empresas do banco, tanto para o eSocial quando para o EFD-Reinf, os processos do aplicativo demandam de uma grande quantidade de memória e processamento. Dessa forma, se for executado em uma máquina mais simples pode causar problemas de performance nas demais execuções;

  • Os certificados devem estar instalados/conectados na mesma máquina onde o neSocial estiver sendo executado para que não hajam problemas na comunicação;

  • Lembrando que se a máquina for desligada, reiniciada ou mesmo se o aplicativo for encerrado para realizar a atualização do sistema Questor, o mesmo deve ser inicializado novamente para que seja possível a comunicação entre os servidores.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021