Última modificação em: 15/02/2022

Alteração da Tabela GPS na Configuração Filial

Alteração da Tabela GPS na Configuração Filial

 

4º Passo: Vincular a GPS na Configuração da filial.

As configurações da Filial permitem que os cálculos da folha sejam realizados, conforme os parâmetros definidos. Sempre que a empresa iniciar atividades em uma nova filial é necessário configurá-la.

 

Menu: Configurações \ Filial

 

 

Filial: Informe o código da filial para a qual serão informados/configurados os parâmetros de cálculo.

 

Data de Alteração: Preencha uma descrição para o código do local contábil.

 

Tabela Feriado Escala: Informe neste campo o código da tabela de feriados que será utilizada para gerar as quantidades de DSR dos empregados, para cada filial, de acordo com seu município sede, assim como as datas de vencimento de impostos e da folha, levando em consideração os dias úteis. A informação dos feriados da tabela serão utilizados quando, na configuração da escala no campo Tabela Feriados estiver configurado como Filial.

 

Para cadastrar uma Tabela de Feriado, acesse Cadastros\Horários\Feriados.

 

Tabela GPS: Informe neste campo o código da tabela de GPS que será utilizada para gerar os valores do INSS. Este campo será utilizado quando na configuração do porte da empresa o campo Quebra GPS estiver configurado como Filial.

 

Tabela GPS Outra Empresa: Neste campo deverá ser informado o código da tabela de GPS correspondente aos valores das outras empresas (tomadores de serviço). Vale lembrar que este campo será utilizado para calcular e gerar os códigos das GPS referentes aos tomadores.

 

 

Centralização FGTS: O recolhimento de FGTS poderá ser feito de forma individualizada por filial ou então centralizada em uma única filial. Neste campo deve-se definir a forma como o sistema deverá tratar a centralização. As opções disponíveis são:

 

Independente: A opção independente determina que haverá um recolhimento específico para esta filial. Sempre que for necessário um recolhimento individual por filial, deverá ser configurado com esta opção.

 

Centralizadora: Ali opção Centralizadora identifica qual filial será a centralizadora das informações do FGTS. Serão utilizados os dados cadastrais desta filial para gerar o arquivo de todas as demais filiais que configurarmos centralizadas a ela.

 

Centralizada: A opção Centralizada determina ao sistema que os valores serão recolhidos juntos com os valores de outras filiais. Para esta situação obrigatoriamente é necessário ter uma Filial configurada como Centralizadora

 

 

Filial Centralizadora FGTS: Quando se preencher uma filial como Centralizada, é necessário informar ao sistema qual será a filial Centralizadora.

 

Categoria FGTS: Esta informação é utilizada para identificar a categoria do estabelecimento em relação as informações do FGTS a serem prestadas. Os valores disponíveis para o campo, são os seguintes:

- Entidade Filantrópica

- Clube Futebol

- Pessoa Física Urbana

- Pessoa Física Rural

- Pessoa Jurídica Rural

- Sindicato Trabalhadores Avulso

- Outros

 

 

Imposto FGTS: Se a Filial possui recolhimento Independente ou é uma filial Centralizadora, neste campo deverá ser informado o código de recolhimento do FGTS.

 

 

Filial Contábil: Este campo é utilizado para identificar a filial contábil da empresa. Para quem utiliza a contabilidade no sistema Questor este campo deverá ser preenchido com o próprio código da filial que está sendo configurada. Quando o cliente utilizar somente o módulo da folha de pagamento do Questor e utilizar outros sistemas contábeis, o usuário deverá informar o código da filial correspondente no sistema contábil, assim, no momento de gerar o arquivo para integração contábil, será utilizada esta informação para gerar o código da filial.

 

 

Primeira Declaração CAGED: Neste campo deve-se informar o primeiro mês de declaração ao CAGED. Quando está se cadastrando uma empresa e esta já fez informação ao CAGED, deve-se informar uma data anterior. Quando for o primeiro mês de cálculo da empresa (empresa nova) e esta ainda não fez nenhuma declaração ao CAGED, deve-se informar o mês atual.

 

 

Responsável/Preposto: Se houver um preposto para a empresa, informe neste campo o nome do responsável que responde pelas informações da Filial. Este nome de preposto será sugerido na emissão da rescisão do contrato de trabalho.

 

 

Código da Filial no Sindicato: Informe neste campo o código do Sindicato Patronal para a filial que está sendo configurada. Somente sindicatos configurados como Patronais serão mostrados na consulta. Os dados do sindicato informado neste campo serão utilizados para gerar relatórios, guias e arquivos que necessitam da informação do sindicato patronal.

 

 

Centralização Recolhimento Sindical: A informação deste campo é utilizada somente na geração do arquivo da RAIS, juntamente ao campo Sindicato na configuração da filial, no qual deverá ser informado o código do sindicato patronal correspondente.

Sim: Informe Sim neste campo no caso de empresa que centraliza o recolhimento das contribuições sindicais.

Não: Informe Não neste campo no caso de empresa não centralizar o recolhimento das contribuições sindicais.

 

Sindicalizada: Esta informação utilizada para a geração da RAIS. Deve-se informar se a empresa (matriz/filial) é sindicalizada ou não.

 

 

Participação PAT: Informe neste campo se a empresa possui Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a ser declarada no preenchimento da RAIS.

Caso afirmativo, serão habilitados os campos para configurar os percentuais de participação para os campos: Serviços Próprios; Administração Cozinha; Refeição Convênio; Refeição Transportada; Cesto Alimento; e, Alimentação Convênio.

 

Tipo Sistema de Controle de Ponto: Neste campo define-se a forma que o estabelecimento utiliza para controlar o ponto dos seus empregados.

- Somente para Empresas sem Vínculos (Rais Negativa)

- Estabelecimento não adotou sistema de controle de ponto porque em nenhum mês do ano-base possuía mais de 10 trabalhadores celetistas ativos

- Estabelecimento adotou sistema manual

- Estabelecimento adotou sistema mecânico

- Estabelecimento adotou Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP (Portaria 1.510/2009)

- Estabelecimento adotou sistema não eletrônico alternativo previsto no art.1 da Portaria 373/2011

- Estabelecimento adotou sistema eletrônico alternativo previsto na Portaria 373/2011

- Estabelecimento adotou sistema de registro eletrônico do ponto - Outros

 

Percentual Adiantamento: Informe neste campo o percentual de adiantamento salarial para a filial, caso a mesma tenha a opção.

 

 

Indicativo de Contratação Aprendiz: Os estabelecimentos de qualquer natureza, que tenham pelo menos 7 (sete) empregados, são obrigados a contratar aprendizes, de acordo com o percentual exigido por lei (art. 429 da CLT). É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), inclusive as que fazem parte do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições, denominado SIMPLES (art. 11 da Lei n. 9.841/97), bem como pelas Entidades sem Fins Lucrativos (ESFL) que tenham por objetivo a educação profissional (art. 14, I e II, do Decreto n. 5.598/05).

Neste campo temos os seguintes parâmetros:

- Dispensado de acordo com a lei

- Dispensado, mesmo que parcialmente, em virtude de processo judicial

- Obrigado

 

Código do Processo que Altera a Contratação: Caso a empresa preencha a opção “Dispensado, mesmo que parcialmente, em virtude de processo judicial” no campo “Indicativo de Contratação Aprendiz”, é necessário a vinculação do código do processo judicial com as informações do processo, que devem ser cadastradas em Configurações\Processos Judiciais Administrativos.

 

Entidade Educativa Sem Fins Lucrativas: Informar neste campo se o estabelecimento realiza a contratação de aprendiz por intermédio de entidade educativa sem fins lucrativos que tenha por objetivo a assistência ao adolescente e à educação profissional (art. 430, inciso II, CLT).

Ao preencher com Sim, habilitará uma aba “Entidade Educativa” para vinculação do cadastro desta Entidade, que deve ser cadastrada e configurada em Terceiros\Outras Empresas e Terceiros\Configurações Outras Empresas. Em caso de dúvida sobre o cadastramento de outras empresas, consultar o manual específico.

 

 

Indicativo de Contratação Pessoa com Deficiência (PCD): Preencher os dados sobre a contratação de pessoa com deficiência (PCD). Essa informação deve ser prestada apenas no estabelecimento "Matriz".

 

Indicativo de contratação de PCD:

- Não se Aplica (Opção somente utilizada para conversão de dados. Nunca deixar com essa informação no campo)

- Dispensado de acordo com a lei;

- Dispensado, mesmo que parcialmente, em virtude de processo judicial;

- Com exigibilidade suspensa, mesmo que parcialmente em virtude de Termo de Compromisso firmado com o Ministério do Trabalho.

- Obrigado.

 

Código do Processo que Altera a Contratação: Caso a empresa preencha a opção “Dispensado, mesmo que parcialmente, em virtude de processo judicial” ou “Com exigibilidade suspensa, mesmo que parcialmente em virtude de Termo de Compromisso firmado com o Ministério do Trabalho” no campo “Indicativo de Contratação Pessoa com Deficiência (PCD)”, é necessário a vinculação do código do processo judicial com as informações do processo, que devem ser cadastradas em Configurações\Processos Judiciais Administrativos.

 

 

 

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2022