Última modificação em: 14/09/2020

Aglutinação de Cadastros

 

Implementamos um processo no Questor chamado Aglutinar Cadastros. Nesta rotina disponibilizamos o ajuste dos cadastros de cargos, escalas e horários, sendo que através dela é possível realizar a revisão da nomenclatura e a junção de cadastros iguais em um único processo.

A aglutinação de cadastros pode ser executada como parte do saneamento dos dados que serão enviados ao eSocial porém, ela não é obrigatória. Sua utilização cabe a uma organização e padronização das informações no banco de dados, permitindo excluir cadastros que não são mais utilizados. Caso o usuário não deseje realizar esse passo, não haverão impactos negativos no envio dos dados ao eSocial.

 

No ícone do Esocial \ Saneamento de Dados e Adequações ao eSocial \ Aglutinar Cadastros.

 

Nesta tela será apresentado o campo CADASTROS contendo três opções:

  • CARGOS

  • ESCALAS

  • HORÁRIOS

 

O usuário deverá escolher o tipo de cadastro a ser aglutinado e seguir as especificações de cada um conforme descrição abaixo.

 

AGLUTINAÇÃO DE CARGOS

 

 

Para aglutinar cadastros de cargos, todos os cargos selecionados precisam conter o mesmo CBO e mesma seleção. Caso os cargos possuam mesmo CBO mas seleções diferentes, não serão aglutinados. A nomenclatura não será avalida.

 

CARGO

Informar os códigos dos cargos que possuem a mesma informação.

 

ITENS SELECIONADOS

Selecionar os itens que serão aglutinados.

 

CÓDIGO CARGO DESTINO

Informar o código do cargo que deseja manter dentro dos históricos.

 

NOVA DESCRIÇÃO

Neste campo a descrição será sugerida de acordo com o cargo selecionado no item anterior, porém a mesma pode ser alterada conforme a necessidade do usuário.

 

EMPRESA

Indicar o código da empresa em que deseja efetuar as alterações ou deixar o filtro em branco para aplicar a todas as empresas de uma única vez.

 

CONTRATO DE EMPREGADO

Indicar o código do empregado em que deseja efetuar as alterações ou deixar o filtro em branco para aplicar a todos os empregados de uma única vez.

 


AGLUTINAÇÃO DE ESCALAS

 

 

Para realizar a aglutinação de escalas, todas as escalas selecionadas devem conter a mesma tabela de feriados, mesma data no detalhamento dos dias e mesmo código de horário em cada dia da semana. Escalas com qualquer um destes itens diferentes, não serão aglutinadas. A descrição da escala e a quantidade de horas não serão validadas.

 

ESCALA

Informar os códigos das escalas que possuem a mesma informação.

 

ITENS SELECIONADOS

Selecionar os itens que serão aglutinados.

 

CÓDIGO ESCALA DESTINO

Informar o código da escala que deseja manter dentro dos históricos.

 

NOVA DESCRIÇÃO

Neste campo a descrição será sugerida de acordo com a escala selecionada no item anterior, porém a mesma pode ser alterada conforme a necessidade do usuário.

 

EMPRESA

Indicar o código da empresa em que deseja efetuar as alterações ou deixar o filtro em branco para aplicar a todas as empresas de uma única vez.

 

CONTRATO DE EMPREGADO

Indicar o código do empregado em que deseja efetuar as alterações ou deixar o filtro em branco para aplicar a todos os empregados de uma única vez.

 


AGLUTINAÇÃO DE HORÁRIOS

 

 

Para realizar a aglutinação de horários, será necessário que todos os horários selecionados possuam a mesma data de alteração, horários de entrada e de saída. Os demais dados não serão avaliados.

 

HORÁRIO

Informar os códigos dos horários que possuem a mesma informação.

 

ITENS SELECIONADOS

Selecionar os itens que serão aglutinados.

 

CÓDIGO HORÁRIO DESTINO

Informar o código do horário que deseja manter dentro dos históricos.

 

NOVA DESCRIÇÃO

Neste campo a descrição será sugerida de acordo com o horário selecionado no item anterior, porém a mesma pode ser alterada conforme a necessidade do usuário.

 

Atenção:

As alterações realizadas nesta rotina será replicada em TODOS os cadastros de Cargos, Escalas e Horários e consequentemente nos históricos dos colaboradores.

 

Os cadastros aglutinados em um primeiro momento permanecem dentro do sistema permitindo o usuário retornar para o mesmo caso seja necessário. Caso o usuário deseje excluir esses registros do sistema, deve acessar a rotina de limpeza localizada no menu: Utilitários \ Correção \ Limpeza de Cadastros.

 

 

Acessando esse menu, abrirá a tela a seguir onde o usuário deverá marcar os itens que deseja fazer a limpeza e em seguida clicar em ‘Seleção’ ou teclar F9.

 

 

Executando a rotina, na tela seguinte serão demonstrados todos os cadastros que não possuem mais vínculos no sistema e que podem ser excluídos.

 

 

Para executar a limpeza, clicar no cadastro que deseja excluir e em seguida clicar no ícone “Selecionar” destacado em vermelho na imagem acima. Também podem selecionar todos de uma única vez clicando com o botão direito do mouse e acessando a opção “Marcar todos os lançamentos”.

Após marcar os lançamentos desejados, clicar no ícone ‘Executar’ destacado em azul na imagem acima, ou pela tecla F6, para finalizar a limpeza dos cadastros.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021