Última modificação em: 28/01/2022

Integração SYN

ERP Gestão Empresarial e ERP Questor Negócio

 

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO INTEGRAÇÃO SYN

 

Histórico de Revisões

Data Versão Descrição Autor
25/01/2022 1.0 Versão Inicial Alexandre Royer
26/01/2022 1.1 Revisão Robson Tibolla

 

INTRODUÇÃO

O manual de implantação da integração fiscal/caontábil SYN detalha as informações acerca da configuração, implantação e uso da integração entre produtos Questor através da API SYN.

O SYN é uma solução que visa realizar a integração dos ERP’s Questor com o Questor Gestão Contábil.

Com o SYN agora qualquer empresa poderá se comunicar com a gestão contábil, disponibilizando as informações para o contador sem a necessidade de requisição de arquivo SPED, XML's ou demais documentos.

O SYN utiliza comunicação via protocolo HTTPs, com utilização de JSON em base String Json e não carece de configurações prévias personalizadas, os ERP’s Questor estão nativamente homologados e integrados, bastando apenas realizar o vínculo do escritório de contabilidade (CNPJ), sem necessidade de tokens, outras instalações ou criação de infraestrutura.

 

IMPLANTAÇÃO – GESTÃO EMPRESARIAL

Para iniciar a implantação da integração fiscal/contábil através da API SYN devem ser seguidos alguns passos em ordem sequencial.

 

1 Vínculo do Escritório de Contabilidade

O escritório de contabilidade deverá ser cadastrado como um fornecedor no Gestão Empresarial e seu respectivo CNPJ vinculado. Após o cadastro da entidade, deverá ser vinculado tal cadastro juntamente à filial, no menu Gerenciador de Empresa, Cadastro de Filiais, no box de “Configuração Integração Questor”.


Figura 1: Vínculo Escritório Contábil

 

2 Integração Fiscal/Contábil

Após o vínculo do escritório de contabilidade junto ao cadastro de filial no ERP Gestão Empresarial podemos iniciar o uso da integração, para isso, acesse o menu Arquivos, Integração Contábil/Fiscal SYN.

A funcionalidade conta com os filtros:
Empresa: Permitindo a seleção da empresa de integração, automaticamente carregado com a empresa logada.
Filial: Permitindo a seleção da filial de integração, automaticamente carregado com a filial logada.
Data de Emissão: Permitindo o filtro de intervalo de datas dos lançamentos fiscais/contábeis para integração.
Série de Nota Fiscal: Permitindo o filtro de série de nota fiscal para integração.
Número de Documento: Permitindo o filtro de número de documento para integração.
Origens: Permitindo a seleção da origem dos lançamentos fiscais para integração.

 

2.1 Integração Fiscal

A integração fiscal ocorre quando são integradas os documentos fiscais como notas de entrada, notas de saída, conhecimentos de transporte, cupons e NFC-e, não existem configurações adicionais necessárias, apenas que existam lançamentos considerando os filtros aplicados. A integração ocorre agrupada por dia, ou seja, todos os documentos de um determinado dia são enviados agrupados em um único “arquivo Json”.

 

2.2 Integração Contábil

A integração contábil ocorre quando são integradas os lançamentos contábeis, das mais diferentes origens, não existem configurações adicionais necessárias, apenas que existam lançamentos considerando os filtros aplicados. A integração ocorre agrupada por dia, ou seja, todos os documentos de um determinado dia são enviados agrupados em um único “arquivo Json”.

É importante destacar que antes de integrar os lançamentos contábeis em si deve ser integrado o plano de contas dos clientes e fornecedores para que previamente exista referencia da conta do respetivo cliente ou fornecedor.

 

2.3 Importação – Gestão Contábil

Nativamente os documentos fiscais e lançamentos contábeis não são “inseridos automaticamente” na base do escritório de contabilidade e sim devem ser importados através do respectiva rotina de importação de lançamentos do SYN no Gestão Contábil.

Quando a integração ocorre com sucesso, no ERP é apresentada a respectiva mensagem de sucesso da integração do dia, e a partir deste momento os lançamentos estão armazenados na API SYN e disponíveis para serem importados no Gestão Contábil. Caso seja apresentada inconsistência no processo de importação de arquivos já disponíveis no SYN deve-se averiguar os parâmetros de importação do Gestão Contábil.

 

Caso seja apresentada mensagem de inconsistência no log ou no canto superior direito ao finalizar a integração no ERP Gestão Empresarial, deve-se averiguar o vínculo de escritório de contabilidade e/ou os lançamentos do ERP Gestão Empresarial buscando identificar inconsistências.

 

2.4 Disposição Geral da Tela de Integração

A rotina de integração através da API SYN está disponível no menu Arquivos, Integração Fiscal/Contábil SYN a todos os clientes do ERP Gestão Empresarial.

Figura 4: Tela de Integração

1 Vínculo do Escritório de Contabilidade e Configuração do Ambiente

O escritório de contabilidade deverá ser vinculado ao estabelecimento através do menu Configurações, Padrão Sistema, Estabelecimento, Configuração Comunicação Externa. No box de “Configuração SYN”, no campo “CNPJ Contabilidade Padrão” deve ser informado o CNPJ do escritório de contabilidade que irá receber os lançamentos fiscais e contábeis. No campo “Ambiente” deverá ser realizada configuração do Ambiente demanda, sendo Homologação para testes e Produção para o ambiente real da Contabilidade.

Figura 5: Vínculo Escritório - Questor Negócio

 

2 Integração Fiscal/Contábil

Após o vínculo do escritório de contabilidade junto as configurações do estabelecimento do Questor Negócio, podemos estar iniciando o uso da integração, para isso, acesse o menu Contabilidade, Integração Contábil/Fiscal, Integração API SYN.

A funcionalidade conta com os filtros:

Tipo Registro: Permitindo a seleção do tipo de lançamentos que serão integrados.

Estabelecimento: Permitindo a seleção do estabelecimento que irá realizar a integração.

Por Padrão na primeira importação deverá ser enviado o “Registro 001- Plano de Contas ERP”

OBS: Para agilizar o vínculo das contas basta ter importado o plano de contas da contabilidade já com a conta vinculada no campo específico, isso vai agilizar o processo do escritório ao receber os arquivos.

Figura 6: Plano de Contas - Questor Negócio

 

2.1 Integração Fiscal

A integração fiscal ocorre quando é marcada opção “Tipo de Registro 201 – Saídas” e será enviado o movimento das NFS-e onde o Fiscal irá receber os lançamentos de NFS faturadas.

Figura 7: Integração Fiscal - Questor Negócio

 

2.1.1 Integração Fiscal – Recebimentos de Duplicatas

A integração de recebimentos de duplicatas ocorre quando é marcada opção “203 - Recebimentos de Duplicata” enviado as duplicatas referentes às NFS enviadas no Registro 201.

 

2.2 Integração Contábil

A integração contábil ocorre ao selecionar o “Tipo Registro 100 - Lançamentos Contábeis”

Será enviada a contabilização, seja ela a provisionamento ou o efetivo com as contas de débito e crédito, Contas a Pagar e Contas a Receber (Provisionamento), Adiantamento a cliente, Adiantamento a Fornecedor, Movimentos diários, Recebimentos e Pagamento (Efetivo).

Figura 8: Integração Contábil - Questor Negócio

 

2.3 Importação – Gestão Contábil

Nativamente os documentos fiscais e lançamentos contábeis não são “inseridos automaticamente” na base do escritório de contabilidade e sim devem ser importados através da respectiva rotina de importação de lançamentos do SYN no Gestão Contábil.

Quando a integração ocorre com sucesso, no ERP é apresentada a respectiva mensagem de sucesso da integração, e a partir deste momento os lançamentos estão armazenados na API SYN e disponíveis para serem importados no Gestão Contábil. Caso seja apresentada inconsistência no processo de importação de arquivos já disponíveis no SYN deve-se averiguar os parâmetros de importação do Gestão Contábil.

Figura 9: Integração - Sucesso - Questor Negócio

 

 

 

 

 

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2022