Última modificação em: 03/09/2019

Configuração Markup

Configuração Markup

 

A funcionalidade tem como objetivo configurar e padronizar o cálculo do Markup, ou seja, criar junto ao sistema métodos/formulas que facilitem/automatizem a geração do Preço de Venda.

Gerenciador Empresa > Configuração Markup

O Sistema possui duas formas de geração do Preço de Venda através do Markup.

Markup Divisor (Pouco Utilizada)

Regras Markup

Exemplo 1.0

No exemplo 1.0 ao não informar regra para cálculo, e informando alíquotas nos campos relacionados (Despesas/Lucro), o sistema entenderá que o método para geração do cálculo markup será baseado no custo de operação da NF e baseado na metodologia denominada Markup Divisor.

Conceito Markup Divisor (https://pt.wikipedia.org/wiki/Markup)

Exemplo 2.0

No exemplo 2.0 ao informar Regras para geração do Markup, todas as configurações utilizadas acima, nas Despesas e Lucro informados, são desconsideradas, e o sistema irá utilizar a regra para geração do Markup.

As regras possuem inúmeros parâmetros e podem ser concatenados com números e percentuais “fixos”, diretos na regra.

Além da regra para atualização do valor de venda e valor mínimo de venda, existe a possibilidade de atualizar através de regra os valores de venda contidos nas tabelas de venda (caso existam).

Para que tanto o Markup divisor quanto as regas sejam validadas, a configuração “ATUALIZA VL VENDA MARKUP” (contabilidade > Natureza Estoque) deve estar SIM.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021