Última modificação em: 18/01/2022

Cadastro CFOP

CADASTRO DE CFOP

     CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco. Os diferentes tipos de CFOP separam as notas fiscais por tipo (nota de entrada ou saída), por região e por natureza da operação.

     O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo de operação (por exemplo, se iniciar com 1 é uma operação dentro do Estado e se inicia com 2, é uma operação fora do Estado), e os demais, refere-se à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.

     Por padrão a tabela de CFOP’s do sistema contém a grande maioria dos CFOP’s existentes, porém caso alguma CFOP precise ser cadastrada o próprio usuário poderá efetuar o cadastro em:

Gerenciador Empresa/Cadastro de CFOP

     No exemplo acima foi cadastrado a CFOP referente a COMPRA PARA COMERCIALIZAÇÃO 

     Ápos realizar o cadastro de CFOP o mesmo deve ser incluso dentro da NATURZA DO ESTOQUE ou seja, apos fazer o cadastro de CFOP deve ser localizada a natureza do estoque que o cliente deseja utilizar para essa finalidade e adicionar essa CFOP. 

Para localiza a natureza de estoque: Contabilidade/Natureza de Estoque.

IMPORTANTE

Dúvidas referente CFOP devem ser sanadas junto a sua contabilidade ou profissional correspondente.

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2022