Última modificação em: 31/07/2019

Adiantamentos Clientes/Funcionários/Fornecedores

Processo: Adiantamentos Clientes/Funcionários/Fornecedores

A funcionalidade tem por objetivo gerenciar através do software os saldos de adiantamento, sejam eles de cliente, fornecedor ou funcionário.

A geração de adiantamento a clientes pode ser gerada de três formas junto ao sistema, Lançamento Manual de Adiantamento (Transferência Conta Corrente), Nota de Devolução de Venda (Outras Notas), adiantamento TEF (PDV).

A geração de adiantamento a fornecedores e funcionário pode ser gerada somente de forma manual (Transferência Conta Corrente).

Adiantamento a cliente/Funcionário (Funcionário somente Lançamento Manual via Transferência)

Se pode gerenciar os Saldo por uma única Conta Corrente Cadastrada ex.: “Adiantamento Cliente” quando a geração do Adiantamento for Lançamento Manual via Transferência entre Contas Correntes, ou uma Conta Corrente individual para cada cliente vinculando seu cadastro de entidade a Conta Corrente. Neste caso se pode utilizar a configuração em Gerenciado de Empresa/Cadastro Empresa/Gera Conta Corrente Adto Aut Clientes onde ao cadastrar um cliente o sistema já cadastra a Conta Corrente vinculada a esse cliente.

Gerar Adiantamento Cliente Manual via Transferência entre Conta Corrente.

Acessar Financeiro/Tesouraria/Transferência entre Contas Correntes, selecionar a:

Operação “3 – Adiantamento Clientes”,

Cliente que seja gerado o Adto.

Conta Corrente Saída – Conta de Adiantamento.

Conta Corrente Entrada – Conta onde vai Creditar o Valor. Ex. Conta Bradesco

Histórico Contábil – Histórico do Adiantamento

Data Lançamento -  Data do Adiantamento

Valor Lançamento – Valor do Adiantamento lançado a esse cliente.

Referente e outras informações opcionais.

Exemplo lançado na Conta Geral de Adiantamento e Individual por Cliente.

O saldo do adiantamento pode ser consultado no seu Cadastro no ícone  “Consulta Adiantamento.

No Relatório de Extrato de contas Correntes podemos identificar a movimentação entre a conta de Adiantamento e a Conta do Banco que creditou o valor. Verifica que debitou a conta de Adiantamento e creditou o valor na conta do banco

Com esse saldo, quando for realizar uma baixa do Contas a Receber do cliente, o sistema vai avisar que esse cliente possui Adiantamento e se o usuário quer ou não utilizar. Caso usado baixa o saldo.

Caso usado baixa o saldo cadastro do cliente e movimenta as contas corrente abatendo saldo negativo da conta de adiantamento do cliente.

Adiantamento via Devolução

Para gerar Adiantamento via Devolução, as Contas Corrente de Adiantamento deve ser individual para cada Cliente, ou seja, cada um com sua conta Corrente.

Configuração:

Acessar Compras/Configurações e marcar com  “Sim” a opção “Gerar Adiantamento Devolução NF Venda”

Acessar Cadastro de Usuário: Gerenciador Empresa/ Cadastro de Usuários/Usuários e na Aba “Financeiro” marcar como “Não” a opção “Baixar Financeiro Devolução Nota Fiscal”