Última modificação em: 31/07/2019

Cadastro de Cheques Recebidos

Processo: Cheques Recebidos

A funcionalidade tem por objetivo controlar a movimentação de cheques no financeiro. Títulos Recebidos com cheques, cadastros de Cheques e baixas.

Para controlar a movimentação é necessário cadastrar uma Conta Corrente transitória para os Cheques Recebidos. Informando a Descrição, Entidade(própria empresa) e Conta Contábil, alem da opção “Transitória” com Sim.

Financeiro > Cadastros > Contas Correntes

Configuração

Acessar Financeiro > Configurações e realizar as seguintes configuração:

Conta Corrente Transferência Padrão Cheque Recebido: Informa Conta Corrente Transitória Cadastrada

Exibir Cheques nos Relatórios: “Sim” caso necessário que os cheques seja exibidos nos Relatórios

Obrigatório Informar Conta Corrente Transferência – Cheques: Torna obrigatório no cadastro dos Cheques a Conta Corrente de Transferência

Exibir Cheques Recebidos Conciliação Financeira: “Sim” os Cheques Compensados serão exibidos na conciliação.

Método Solicitar Transferência na Baixa de Cheques:

Solicita Gerar Transferência – Alem da movimentação dos Cheques, o sistema informa se deseja ou não gerar uma Transferência entre Conta Corrente Transitória e conta corrente que foi compensado o Cheque.

Nunca Gera Transferência – Gera somente a movimentação dos Cheques, esta configuração é a Recomendada, pois se gerar transferência vai duplicar a movimentação e não vai fechar o saldo das contas.

 

Fluxo da Movimentação dos Cheques.

Após realizado a configuração dos Cheques, o Fluxo ocorre da seguinte forma:

Contas a Receber (Títulos) é gerado com origem da Nota Fiscal ou lançada diretamente no Contas a Receber => baixa o Título utilizando Moeda “Cheque” => Cadastra Cheque = retorna para a baixa do título e efetua a baixa informando a conta Transitória de Recebimento dos Cheques.

 

Baixa do Título do Conta a Receber

Informar Moeda “Cheque” e o sistema vai solicitar o Cadastro do mesmo.

Realizar o Cadastro do Cheque preenchendo os campos necessários com suas devidas informações, com atenção a “Conta Corrente Transferência” que se configurado já sugere automaticamente, caso contrario é necessário informar se esse campo foi parametrizado para ser obrigatório.

 

 Retornando a tela da Baixa, efetuar a baixa informando a conta corrente Transitória dos Cheques recebidos.

Obs.: O mesmo Título pode ser baixado com vários Cheques, para isso é necessário baixas parciais no valor de cada cheque cadastrado.

Com a baixa do título, movimenta a conta corrente transitório dos Cheques, creditando o valor da baixa.

Desta forma temos o Título da Nota como Baixado e em aberto o Cheque Cadastrado aguardando nova movimentação (compensação).  Este cheque passa a ser exibido nos títulos em aberto do contas a receber.

Quando compensado é necessário realizar a baixa do cheque, informando a data, conta corrente do banco que vai creditar o valor e o Histórico contábil, selecionando o cheque  e efetua a baixa clicando no botão .

Ao realizar a baixa o sistema gera as seguintes mensagens:

Caso configurado para “Solicitar  Gerar Transferência”  o sistema vai gerar as seguintes mensagens

Caso configurado para “Nunca  Gerar Transferência”  o sistema vai gerar a seguinte mensagem

Com  a baixa do cheque gera movimentação das contas Correntes, a Transitória dos Cheque e a informada na baixa do Cheque. (conta banco).  Debita conta Cheque e Credita Conta Banco, concluindo assim o ciclo da movimentação do cheque.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021