Última modificação em: 03/09/2019

Emissão de Pedidos

Pedidos

A funcionalidade dos pedidos serve como uma forma de registrar dados dos produtos para futuramente gerar um documento fiscal referente a uma venda ao cliente.

No Empresarial temos três formas de emissão dos pedidos, são eles: pedido normal, pedido simplificado e pedido rápido.

Para fazer a emissão dos pedidos no Questor Empresarial basta acessar tanto o ícone

quanto o Menu Faturamento > Pedidos > Emissão Pedidos.

OBS.: Para o usuário emitir os pedidos lembre sempre de ter no cadastro do seu produto os devidos campos preenchidos: Valor de Venda e Natureza de Venda.

Caso o cliente deseja ter alguns dados padrões e configurações para uso em seus pedidos, acesse o menu Faturamento > Pedidos > Configurações e personalize as informações como desejar.

Conforme exemplo abaixo a tela principal é o cabeçalho do pedido, onde pode ser informado os campos em negrito (obrigatórios), os demais campos fica a critério do usuário preencher conforme a necessidade.

Exemplo 1.0 – Cabeçalho Pedido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de informar o cabeçalho pode ser informado o detalhamento de itens, clicando no ícone e em detalhamento de itens abrirá a tela para lançá-los.

Exemplo 2.0 – Detalhamento de itens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conforme exemplo 2.0, informe os dados do produto, natureza, vendedor, quantidade, valor unitário e salve, caso deseje informar os demais campos fica a critério do usuário. Clique no ícone para salvar o item e informar os próximos.

Na tela ao lado dos itens salvo, fica um breve histórico do cliente para verificação.

Depois de informar os itens do pedido, pode ser finalizado e deste gerar uma nota de venda, clicando no ícone automaticamente o sistema gerará um lançamento em NF Venda. Clicando no ícone poderá ser feito a impressão do pedido e enviar o mesmo por e-mail ao seu cliente.

Pedido Simplificado

O pedido simplificado é uma opção para que a emissão do usuário fique mais fácil, permitindo em uma única tela informar os dados do cliente e produtos no seu documento. Acesse o menu Faturamento > Pedidos > Emissão Pedido Simplificado para fazer a emissão do seu pedido.

Exemplo – Emissão Pedido Simplificado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conforme o exemplo acima, Informe os campos em negrito (obrigatórios) do sistema como: Cliente, Produto, Quantidade, Vendedor, Carteira, Forma Pagamento, Frete e Data de entrega. Os demais campos são opcionais por usuário, conforme cada operação. Passando com a Tecla Enter as informações depois de preenchidas nos itens o sistema pedirá a confirmação para gravar o item. Se quiser informar mais itens no seu pedido repita o processo.

Caso tenha terminado pode ser feito tanto a impressão do pedido clicando no ícone

quanto transformar este pedido em NF de venda clicando no ícone quando cliente autorizar.

As demais opções de detalhamento são semelhantes à da funcionalidade do pedido normal.

 

Pedido Rápido

O pedido rápido é usado por vendedores que não desejam que tenha muita informação no lançamento apenas para ser mais fácil o uso. O método segue o mesmo do pedido normal e o simplificado.

Exemplo – Pedido Rápido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conforme exemplo acima, a primeira aba é para informar os itens do pedido, informe os campos em negrito (obrigatórios), os demais campos são opcionais e passando com a tecla Enter até o final o sistema pedirá a confirmação e salvar o item no seu pedido. Caso tenha mais itens basta repetir o processo.

Exemplo – Pedido rápido fechamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No exemplo acima é a aba do fechamento do pedido, informe os campos referentes a Vendedor, carteira forma de pagamento, data de emissão, data de entrega e frete para finalizar o pedido rápido.

Faturamento

Agrupado Pedidos

O Faturamento agrupado de pedidos é uma funcionalidade que pode ser utilizada por empresas que tem grande fluxo de movimento de pedidos e desejam fazer a transmissão para nota de venda de uma única vez. Também pode ser usado para agrupar pedidos e gerar uma única nota referente a vários pedidos de determinado cliente.

Para utilizar basta acessar o menu Faturamento > Pedidos > Faturamento Agrupado Pedidos para realizar o lançamento.

Exemplo 1.0 – Faturamento Agrupado Pedidos

 

 

 

 

 

 

 

 

Na tela de exemplo acima são exibidos as opções de filtros para localizar os pedidos como Data de Emissão, Valores, Filial, Entidade, Forma Pagamento, Carteira, Carga, Número Documento. Também informe a Série que deseja gerar a nota fiscal.

Depois de informar os filtros e clicando no ícone abaixo é possível estar selecionando os pedidos, notas de venda pendentes ou notas fiscais autorizadas para consulta.

 

 

Na tela pode ser marcado os pedidos e clicar no ícone para autorizar/faturar o pedido, clicando em sim o sistema pedirá se deseja transmitir a NF de venda.

Conforme o exemplo abaixo será mostrado o lançamento automático que o sistema gera da NF de venda, caso queira transmitir depois é só clicar no ícone da transmissão e depois imprimir a nota.

Exemplo 2.0 – Gerar Notas Pedido Agrupado

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso o usuário deseja gerar uma única nota referente a vários pedidos emitidos, base ele marcar a opção “Agrupar Pedidos” como sim e gerar a nota.

Pedidos – Impressão Coletiva Pedidos

Temos a opção de fazer a impressão de vários pedidos através da tela localizada em Faturamento > Pedidos > Impressão Coletiva de Pedidos

Exemplo – Tela Impressão coletiva Pedidos