Última modificação em: 19/01/2022

Emissão de Pedidos

EMISSÃO DE PEDIDOS

      A funcionalidade dos pedidos serve como uma forma de registrar dados dos produtos para futuramente gerar um documento fiscal referente a uma venda ao cliente. (NF-e)

     No Empresarial temos três formas de emissão dos pedidos, são eles: pedido normal, pedido simplificado e pedido rápido.

     Para fazer a emissão dos pedidos no Questor Empresarial basta acessar o menu Faturamento/Pedidos/ Emissão Pedidos.

     Caso o cliente deseje ter alguns dados padrões ou configurações específicas para usar em seus pedidos, basta acessar o menu Faturamento/Pedidos/Configurações e personalizar as informações como desejar.

     Conforme exemplo abaixo a tela principal é o cabeçalho do pedido, onde pode ser informado os campos em negrito (obrigatórios), os demais campos ficam a critério do usuário preencher conforme a necessidade.

Exemplo 1.0 – Cabeçalho Pedido

     Depois de informar o cabeçalho do pedido deve ser informado os itens, clicando no ícone detalhamento de itens abrirá a tela para lançá-los.

Exemplo 2.0 – Detalhamento de itens

     Após informar o produto, natureza, vendedor, quantidade, valor unitário pode salvar os dados, caso desejar informar os demais campos fica a critério do usuário. Caso tenha mais itens para informar no pedido pode ser realizado o mesmo processo.

Na tela ao lado dos itens salvo, fica um breve histórico do cliente para verificação.

     Depois de informar os itens do pedido, pode ser finalizado e deste gerar uma nota de venda, clicando no ícone Gerar Nota Fiscal o sistema gerará um lançamento em NF-e Venda. Deste pedido poderá ser feita a impressão do pedido e enviar o mesmo por e-mail ao cliente.

EMISSÃO DE PEDIDO SIMPLIFICADO

     O pedido simplificado é uma opção para que a emissão do usuário fique mais fácil, permitindo em uma única tela informar os dados do cliente e produtos no seu documento. Através do menu Faturamento/ Pedidos/Emissão Pedido Simplificado para fazer a emissão do seu pedido simplificado.

     Informe os campos em Negrito (obrigatórios) do sistema como: Cliente, Produto, Quantidade, Vendedor, Carteira, Forma Pagamento, Frete e Data de entrega. Os demais campos são opcionais por usuário, conforme cada operação. Passando com a tecla enter nas informações depois de preenchidas nos itens o sistema pedirá a confirmação para gravar o item. Se quiser informar mais itens no seu pedido, repita o processo.

     As demais opções de detalhamento são semelhantes à da funcionalidade do pedido normal. (Gerar Nota fiscal, impressão, envio por e-mail)

PEDIDO RÁPIDO

      O pedido rápido é usado por vendedores que não necessitam de tantas informações no lançamento apenas para ser mais fácil o uso. O método segue o mesmo do pedido normal e o simplificado. Pode ser acessado pelo menu Faturamento/Pedido/Pedido Rápido.

     A primeira aba do pedido rápido é para informar os itens do pedido, deve ser informado os campos em Negrito (obrigatórios), os demais campos são opcionais e passando com a tecla Enter até o final o sistema pedirá a confirmação e salvará o item no seu pedido. Caso tenha mais itens basta repetir o processo.

Exemplo – Pedido Rápido Aba Fechamento

     Nesta aba devem ser informados os campos referentes a vendedor, carteira, forma de pagamento, data de emissão, data de entrega e frete para finalizar o pedido rápido.