Última modificação em: 15/02/2022

Emissão de Outras Notas - NF-e

OUTRAS NOTAS FISCAIS

 

     Esse processo consiste em emitir Nota Fiscal de Devolução, Remessas, Complementares, Transferências entre Filiais, Importação (entrada), Exportação (saída) Venda Ordem, Contra Nota Produtor Rural e Nota Referente Cupom Fiscal. 

Acesso pelo ícone na tela inicial do Questor Empresarial.

Lançar as informações conforme campos detalhados onde campos em Negrito são obrigatórios.

     Para Emissão de Outras Notas é necessário ter configurado o “Tipo de Documento” para os mais diversos tipos de Notas a serem emitidas. Caso não tenha cadastrado o tipo de documento que deseja ser usado deve-se fazer o cadastro do mesmo.

Faturamento/Cadastros/Tipo de Documentos (OBS.: Possui um manual específico para Tipo de Documento)

     Após lançar o Cabeçalho da Nota, acessar o Detalhamento de Itens e informar os produtos que irão compor a nota.

 Devoluções De Nota Fiscal/Referenciar Nota

     Ao gerarmos devolução, no Tipo de Documento devemos estar atento ao campo “Tipo de Devolução” que quando configurado, ao informar o código na tela da Nota, abre a pesquisa para referenciar qual nota está sendo devolvida. Essa configuração também é válida para o Retorno das Remessas.

     A devolução pode ser  “Total” ou “Parcial”, onde a Total não permite editar os itens e suas quantidades, já a parcial permite além de selecionar o item também as quantidades a serem devolvidas.

     Caso a nota a ser devolvida não esteja lançada no sistema, é possível referência a mesma pelo número ou pela chave, neste caso deve ser feito o lançamento da nota manual ou seja informando todos os dados da mesma. 

Obs.: nesse caso precisa mudar uma configuração no tipo de documento, para que o sistema não abra a tela para referenciar a nota a ser devolvida automaticamente. Nesse caso citado no Tipo De Documento deve ser configurado conforme a imagem abaixo.

Faturamento/Cadastros/Tipo de Documentos

     Após alterar essa configuração e gerar a nota pode ser acessado o ícone detalhamento para referenciar a nota a ser devolvida.

     Caso a nota a ser devolvida seja nota Fiscal Modelo 1 que não possui Chave, é possível referência dessa mesma forma.

Devolução de Cupom Fiscal

     A devolução do Cupom fiscal ocorre na mesma lógica da Nota, no entanto o Tipo De Documento deve estar devidamente configurado para devolução de cupom fiscal.

     Quando configurado dessa forma do tipo de documento, quando o mesmo foi usado em outras notas, irá abrir a tela para informar os dados do cupom fiscal.

Simples Remessa

     As notas de remessas quando se trata de operação de Saída e Entrada (retorno) é necessário configurar 2 (dois) Tipos de Documento, um para cada operação (entrada/saída). 

Obs.: para opção de Simples Remessa faz se necessário configurar como sim a opção no Tipo de DocumentoSimples Remessa

Transferências entre Filiais

     A emissão de Notas de Transferências entre Filiais, se configura no Tipo de Documento a opção “Transferência” como Sim onde irá habilitar a Natureza Padrão Transferência utilizada no lançamento de Entrada da Filial de Destino

Para Emissão da Contra Nota do Produtor Rural é necessário realizar as Seguintes configurações:

  • Cadastro do Cliente: Produtor Rural “Sim”
  • Cadastro Tipo de Documento: Contra Nota Produtor Rural “Sim”

     Após lançar a Nota no Detalhamento, referenciar a Nota do Produtor Rural.

     Demais Documentos Fiscais  possíveis de Emissão em Outras NF, segue cada um sua particularidade e configuração específica para emissão, assim como : Nota Complementar de Imposto, Nota de Importação, Nota de Exportação etc.

IMPORTANTE

     Para emissão das Notas Fiscais é necessário atender todos os requisitos exigidos pela prefeitura referente às informações cadastrais do emitente e do cliente, além do Certificado digital em operação.

 

 

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2022