Última modificação em: 02/08/2019

Emissão de Ordem de Serviço

ORDEM DE SERVIÇO



Processo: Emissão de Ordem de serviços.

A Ordem de Serviços tem como objetivo, lançar dados dos serviços realizados para posteriormente gerar a ordem de produção, orçamentos, pedidos e ate documento fiscal.
O Empresarial possui duas formas de emissão das ordens de serviços. Sendo elas a Ordem de Serviço e a Ordem de Serviço Simplificada.
Para realizar a emissão da Ordem de Serviço, basta acessar o ícone na barra superior do sistema, ou então através do menu:
Faturamento > Ordem de Serviço > Emissão de Ordem de Serviço.

Já para acessar Ordem de Serviço Simplifica, basta acessar o menu:
Menu Faturamento > ordem de serviços > Emissão ordem de serviços/emissão de ordem de serviços/simplificada.



OBS.:
Para ser possível a emissão da ordem de serviço, os dados padrões dos seus produtos ou serviços, devem estar devidamente preenchidos.
Caso o cliente desejar ter alguns dados padrões e configurações para a emissão, o mesmo deve acessar o menu:
Faturamento > ordem de serviços > Configurações e personalizar conforme a sua necessidade.

A baixo está a tela principal (cabeçalho) da ordem de serviços. Aonde os parâmetros destacados em negrito são de preenchimento obrigatório.

Imagem 1.0 – Cabeçalho ordem de serviço - DAV

 

Apos adicionar os dados no cabeçalho, o próximo passo é preencher o detalhamento de serviços. Basta clicar no ícone e abrirá uma tela para lançamento os serviços.
Na ordem de serviços, possui também a opção para detalhamento de peças, matérias primas, equipamentos, etc. Esta opção pode ser utilizada de acordo com o processo de cada cliente.

OBS.: Ainda na ordem de serviço, pode ser utilizada a opção de avançar situações, para controles interno da empresa a partir dessas ordens lançadas.

 

Imagem 2.0 – Detalhamento dos serviços.

De acordo com o exemplo 2.0 acima. Preencha os parâmetros, e posteriormente cliquei no ícone para salvar o item e permitir a inclusão do próximo item.

Apos informar os serviços, pode ser finalizado e gerado a nota fiscal. Basta clicar no ícone e o sistema gerará automaticamente um lançamento.
Ainda no detalhamento, possui a opção para destinar a ordem de serviços para outros destinos. Como por exemplo, orçamentos ou pedidos. Clicando no ícone poderá ser feito a impressão do orçamento e enviar o mesmo por e-mail ao seu cliente.

                                                       

                                                                       ORDEM DE SERVIÇOS SIMPLIFICADA 

A ordem de serviço simplificado é uma opção com uma tela mais simples para a emissão.

Imagem 3 – Emissão de ordem de serviços Simplificados.

 

Conforme o exemplo acima, informe os campos em negrito (obrigatórios) do sistema como: Cliente, Vendedor, Carteira, Forma Pagamento, Frete e Data de entrega, etc. Os demais campos são opcionais por usuário, conforme cada operação.
No detalhamento podem ser informados os serviços/produtos/peças. Segue o mesmo processo da ordem de serviço normal.

Ao finalizar, pode ser feito tanto a impressão da ordem de serviço clicando no ícone. Quanto transformar esta OS em nota fiscal de venda. Basta clicar no ícone quando cliente autorizar.
As demais opções de detalhamento são semelhantes à da funcionalidade da ordem de serviço normal.

Agrupamento de ordem de serviços.

A funcionalidade tem por objetivo agrupar ordens de serviços lançados no sistema. O agrupamento pode ser realizado por cliente ou cliente/serviços. Basta utilizar os filtros para buscar as ordens de serviços, preencher os dados para gerar a OS agrupada e clicar em executar. A partir dai será gerada uma nova ordem conforme configuração de agrupamento, de acordo a imagem 4.


Menu: Faturamento > Orçamentos >Agrupamento de ordem de serviços.

Imagem 4.0 Agrupamento de ordem de serviços.

Menu: Faturamento > Ordem de Serviços > Consulta de Ordem de Serviços Pendentes

Na tela de consulta de ordem de serviços pendentes, o usuário pode faturar, finalizar as ordens de serviços, atualizar dados, realizar o acompanhamento dos orçamentos de acordo com a rotina da sua empresa

Imagem 5 – detalhamento da consulta de ordem de serviços pendentes.
No detalhamento da ordem de serviço pendente possui funções para facilitar o acompanhamento da ordem.

No o Cadastro de Usuários, na aba ordem de serviços possui configurações para: Visualiza Totais Ordem de Serviço, Visualiza Totais Ordem de Serviço, Permitir Finalizar Ordem de Serviço, Permitir Cancelar Ordem de Serviço, Exibir Ordens de Serviço Pendentes, Habilitar Filtro Ordens de Serviço Pendentes, Visualiza Valor OS, Tipo Atendimento Padrão

Conforme a configuração no cadastro de usuário, as ordens de serviços pendentes serão exibidas na tela do usuário, ou ao acessar o sistema.

 

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