Última modificação em: 02/08/2019

Emissão de Ordem de Serviço

Processo: Emissão de Ordem de serviços.

A ordem de serviços tem o objetivo de lançar dados dos serviços realizados para posteriormente gerar um documento fiscal, ordem de produção, orçamentos, pedidos entre outros.

No Empresarial temos duas formas de emissão de ordem de serviços, são elas: ordem de serviços, ordem de serviços simplificada.

Para fazer a emissão da ordem de serviços no Questor Empresarial basta acessar tanto o ícone na barra superior do sistema, ou:

Menu Faturamento > ordem de serviços > Emissão ordem de serviços/emissão de ordem de serviços/simplificada.

OBS.: Para o usuário emitir a ordem de serviço lembre sempre de ter no cadastro do seu produto/serviços e os dados padrões preenchidos.

Caso o cliente deseja ter alguns dados padrões e configurações para a emissão, acesse o menu Faturamento > ordem de serviços > Configurações e personalize as informações como desejar.

Conforme exemplo abaixo à tela principal é o cabeçalho da ordem de serviço, onde podem ser informados os campos em negrito (obrigatórios), os demais campos ficam a critério de o usuário preencher conforme a necessidade.

Imagem 1.0 – Cabeçalho ordem de serviço- DAV

 

Depois de informar o cabeçalho pode ser informado o detalhamento de serviços, clicando no ícone e em detalhamento dos serviços abrirá a tela para lançá-los.

Na ordem de serviços possui também detalhamento para peças, produtos, matéria prima e equipamentos, opções que podem ser utilizadas de acordo com o processo de cada cliente.

OBS: Na ordem de serviço pode ser utilizada a opção de avançar situações para controle interno da empresa das ordens de serviços lançadas.

Imagem 2.0 – Detalhamento dos serviços.

Conforme exemplo 2.0, informe os dados dos serviços, técnico, quantidade, valor unitário e salve, caso deseje informar os demais campos fica a critério do usuário. Clique no ícone para salvar o item e informar os próximos.

Depois de informar os serviços, pode ser finalizado e gerar uma nota de fiscal, clicando no ícone automaticamente o sistema gerará um lançamento.  Ainda no detalhamento possui a opção para destinar a ordem de serviços para outros destinos, ex: orçamentos ou pedidos.Clicando no ícone poderá ser feito a impressão do orçamento e enviar o mesmo por e-mail ao seu cliente.

 

Emissão de Ordem de serviços - Simplificados

A ordem de serviço simplificado é uma opção com uma tela mais simplificada para a emissão.

 Acesse o menu Faturamento > ordem de serviços > Emissão de ordem de serviços Simplificados.

Imagem 3 – Emissão de ordem de serviços Simplificados.

Conforme o exemplo acima Informe os campos em negrito (obrigatórios) do sistema como: Cliente, Vendedor, Carteira, Forma Pagamento, Frete e Data de entrega... Os demais campos são opcionais por usuário, conforme cada operação. No detalhamento podem ser informados os serviços/produtos/peças, segue o mesmo processo da ordem de serviço normal.

Caso tenha terminado pode ser feito tanto a impressão da ordem de serviço clicando no ícone

Quanto transformar esta ordem de serviço em NF de venda clicando no ícone quando cliente autorizar.

As demais opções de detalhamento são semelhantes à da funcionalidade do ordem de serviço normal.

 

Agrupamento de ordem de serviços.

A funcionalidade tem por objetivo a grupar ordens de serviços lançados no sistema, o agrupamento pode ser realizado por cliente ou cliente/serviços. Basta utilizar os filtros para buscar as ordens de serviços, preencher os dados para gerar a ordem de serviço agrupada e clicar em executar, será gerada uma nova ordem conforme configuração de agrupamento, conforme imagem 4.

Faturamento > Orçamentos >Agrupamento de ordem de serviços.

Imagem 4.0 Agrupamento de ordem de serviços.

Faturamento > ordem de serviços >Consulta de ordem de serviços pendentes.

Na tela de consulta de ordem de serviços pendentes o usuário pode faturar, finalizar as ordens de serviços e atualizar dados, realizar o acompanhamento dos orçamentos de acordo com a rotina da sua empresa.

Na o exemplo 6 (imagem abaixo), podemos verificar a tela de consultas de ordem de serviços pendentes.

Imagem 6 – detalhamento da consulta de ordem de serviços pendentes.

No detalhamento da ordem de serviço pendente possui funções para facilitar o acompanhamento da ordem.

Imagem 6 – Tela de consulta de ordem de serviços pendentes.

No o cadastro de usuários aba ordem de serviços possui configuração para:

Visualiza Totais Ordem de Serviço

Visualiza Totais Ordem de Serviço

Permitir Finalizar Ordem de Serviço

Permitir Cancelar Ordem de Serviço

Exibir Ordens de Serviço Pendentes

Habilitar Filtro Ordens de Serviço Pendentes

Visualiza Valor OS

Tipo Atendimento Padrão

Conforme configurado no cadastro de usuário, as ordens de serviços pendentes serão exibidas na tela para usuário, ou a acessar o sistema.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021