Última modificação em: 26/08/2019

Nota Venda - Entrega Futura

Controle de Faturamento Entrega Futura – Notas de Faturamento

A funcionalidade tem como objetivo auxiliar na rotina de faturamento de entrega futura, gerando os saldos das mercadorias no relatório de controle de entrega e marcando a nota como sendo de simples faturamento permitindo que seja feita a nota de entrega futura apenas de notas que estejam com natureza de entrega futura. Sendo necessário efetuar as seguintes configurações:

1 – Menu Contabilidade/Natureza de Estoque: Criar uma natureza de estoque de entrega futura, configurando no campo Simples Faturamento Entrega Futura como SIM, com essa configuração desta forma, o sistema colocará a nota como sendo de entrega futura e gerará o saldo no controle de entregas.

Importante: Com essa opção a configuração no cadastro da filial Usa Controle de Entrega deixar configurado como NÃO.

Exemplo:

Gerado uma nota fiscal de venda, em: Faturamento/Nota fiscal de Venda NF/NF-e com 3 itens, sendo que em dois foi utilizada uma natureza de estoque de entrega futura, ao efetuar a entrega em outras notas listará apenas dois itens dessa nota fiscal.

 

Controle de Faturamento Entrega Futura – Outras Notas

A funcionalidade tem como objetivo efetuar o faturamento e devolução de notas de venda de entrega futura. Sendo necessário efetuar as seguintes configurações:

1 – Menu Faturamento/Cadastros/Tipo Documento: Criar um tipo de documento de Entrega Futura, para envio das mercadorias, colocar no campo Tipo Entrega Futura selecionar a opção 1 – Faturamento Entrega Futura, com essa configuração o sistema abrirá a tela para localizar apenas as notas fiscais de venda que tenham itens de entrega futura e posterior gerará o débito no controle de Entrega.

Também configurar o campo Utilizar Grade Tributária como SIM.

Referente a tributação, o sistema carregará conforme configuração da grade tributária, levando em conta a natureza de estoque de simples faturamento.

Importante: Notas fiscais com status PENDENTE deduzirão do saldo, assim como é feito quando o status está faturado. Isso para evitar que sejam feitas entregas divergentes da quantidade disponível para entrega. Já no controle de entrega somente será gerado se estiver com status Faturado.

2 – Menu Faturamento/Cadastros/Tipo Documento: Criar um tipo de documento para devolução das Entrega Futura, podendo gerar ou não crédito no controle de entrega, para posterior entrega, colocar no campo Tipo Entrega Futura selecionar entre as opções 2 – Devolução de Entrega Futura – Gera Saldo Controle de Entrega ou 3 – Devolução de Entrega Futura – Não gera Saldo Controle de Entrega, com essa configuração o sistema abrirá a tela para localizar apenas notas fiscais de Entrega Futura a serem devolvidas.

 

Importante: Notas de devolução somente gerarão o crédito no controle de estoque, se estiverem com status Faturado.

Outras notas referentes ao processo de entrega futura não podem ser copiadas devem ser feitos importado, para que sejam validados os saldos de importação.

Exemplo:

Gerado uma nota fiscal de venda, em: Faturamento/Nota fiscal de Venda NF/NF-e com 3 itens, sendo que em dois foi utilizada uma natureza de estoque de entrega futura.

Para efetuar a entrega das mercadorias, em outras notas informar um tipo de documento que esteja configurado como 1 – Faturamento Entrega Futura, sistema listará apenas notas de venda que tenham itens que sejam de entrega futura e somente os itens que a natureza de estoque informada seja de entrega futura.

Caso ocorra devolução, em outras notas informar um tipo de documento configurado como 2 – Devolução de Entrega Futura – Gera Saldo Controle de Entrega ou 3 – Devolução de Entrega Futura – Não gera Saldo Controle de Entrega, com um desses tipos de documento sistema listará apenas outras notas de entrega futura, conforme selecionado gerará o crédito ou não no controle de entrega, para posterior entrega.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021