Última modificação em: 15/02/2022

Emissão de Nota Fiscal Venda Mercadoria (Exportação) - NF-e

NOTA DE VENDA EXPORTAÇÃO 

 

     Esse processo consiste em emitir nota de venda de mercadorias para o Exterior. Pode ser emitida em Nota de Venda ou Outras NF.  

Configurações Necessárias:

    Cadastrar País (Atenção ao Cód. Bacen que deve ser de acordo com tabela do  Banco Central do Brasil)

Administração/Cadastros/Países

Cadastrar um Estado como Exterior/EX: Administração/Cadastros/Estados

 

Cadastrar a cidade: Administração/Cadastros/Cidades

Cód. Rais: 99999999 (oito noves)

CEP: 00000-000

Estrangeira: “Sim”

Cadastro Cliente: Configurar Cliente com Cidade Estrangeira cadastrada anteriormente.

Acessar Faturamento/Nota Fiscal de Venda NF/NFe

     Lançar as informações conforme campos detalhado onde campos em NEGRITO são obrigatórios.

Natureza de Estoque

     Cadastrar Natureza de Estoque com CFOP “7” (Saídas ou prestações de serviços para o Exterior) e Natureza de Exportação “Sim”

     Após lançar o Cabeçalho da Nota, acessar o Detalhamento de Itens e informar os produtos que serão vendidos, assim como os campos em Negritos que são de preenchimento obrigatórios e outros campos conforme parametrização do sistema, como controle de Estoque por Almoxarifado ou Lotes, que tornam os campos obrigatórios.

Obs: Informações como Natureza do Estoque, Alíquotas, MVAs quando utilizado Grade Tributária, deve ser informada automaticamente sem a necessidade do usuário informar ou saber qual utilizar.

     Para quem utiliza Controle de Exportação por Item, no Detalhamento do Item, acessar o Menu Controle de Exportação por Item e lançar as informações.

     Na seqüência, acessar o Detalhamento de Parcelas e gerar as parcelas de acordo com o intervalo da Forma de Pagamento ou informando manualmente conforme necessidade. Caso não gerar as parcelas manualmente, ao faturar o sistema gera automaticamente de acordo com a forma de Pagamento.

    Por fim acessar o Detalhamento da Nota e lançar as Informações de Exportações.

     Essas informações são geradas pelos Despachante Aduaneiro contratado pelo Cliente e responsável pela geração desse documento.

IMPORTANTE

     Para emissão das Notas Fiscais é necessário atender todos os requisitos exigidos pelo sefaz referente a informações Cadastrais do Emitente e do Cliente, alem do Certificado digital em operação.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2022