Última modificação em: 02/08/2019

Emissão de Nota Fiscal Serviço - NFS-e

Processo: Nota de Serviço

Esse processo consiste em emitir Nota de venda (Prestação) de Serviço. Alem disso gera varias outras informações para o sistema tais como:

  • Financeiro (Contas a Receber ou Lançamento Diário de Caixa)
  • Duplicatas
  • Boletos
  • Comissão
  • Desdobramento de Custos (Usa regime de Apuração de Custos)

Acessar Faturamento/Nota Fiscal de Venda Serviço NFS/NFSe

Lançar as informações conforme campos detalhado onde campos em Negrito são obrigatórios.

Após lançar o Cabeçalho da Nota, acessar o Detalhamento de Serviços  e informar os Serviços que serão Prestados, assim como os campos Negritos que são obrigatórios e outros campos conforme Parametrização do sistema.

Configurações de Alíquotas e Retenções.

As retenções de Impostos só ocorrem quando estiver configurado como “Sim” tanto no Cadastro do Serviço como no Cadastro do Cliente, assim como “Descontar Retenção no total da Nota” deve ser configurado no Cadastro do Sistema

Outra Configuração valida para Retenção é nas Parcelas, onde na Forma de Pagamento, caso as retenções devem ser descontadas nas Parcelas, configurar como “Sim” a opção: Descontar Retenções das Parcelas. Ou ainda Descontar Retenções Apenas na Primeira Parcela.

Desdobramento das Retenções

O desdobramento de Custos dos Serviços podem ser configurados para fazer de forma automática no Cadastro do Serviço, tanto para o Valor do Serviço como para as Retenções.

Na sequência, acessar o Detalhamento de Parcelas  e gerar as parcelas clicando no botão   de acordo com o intervalo da Forma de Pagamento ou informando manualmente conforme necessidade. Caso não gerar as parcelas manualmente, ao faturar o sistema gera automaticamente de acordo com a forma de Pagamento

Para emissão das Notas Fiscais é necessário atender todos os requisitos exigidos pelo sefaz referente a informações Cadastrais do Emitente e do Cliente, alem do Certificado digital em operação.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021