Última modificação em: 06/08/2019

Instalação e Configuração Mobile

Mobile e suas configurações

Funcionalidades do Mobile

Aplicação para dispositivos que permite:

-Emissão de Pedidos

-Emissão de Orçamentos

-Consulta de Clientes

-Consulta Financeira

-Consulta de Estoque dos produtos

 

Configurações de exibição e sincronização

Para uso do Mobile é necessário cadastrar um vendedor (Faturamento > Cadastros > Vendedores) e vincular no cadastro do usuário (Gerenciador Empresa > Cadastro de Usuários > Usuários) como vendedor externo conforme exemplo 1.0 e 2.0.

Exemplo 1.0

 

Exemplo 2.0

No cadastro dos clientes tem que estar vinculado o “Código de vendedor externo”, que está no cadastro de usuário, pois os vendedores só terão acesso aos clientes que tem o seu código vinculado. Quando for feita a carga de dados não será listado no mobile os clientes que estão com outro código de vendedor vinculado conforme exemplo 3.0.

Exemplo 3.0

No cadastro de usuário temos algumas configurações, como Altera Valor Unitário Pedidos, Permitir Desconto Detalhamento Itens conforme exemplos 4.0 e 4.1

Exemplo 4.0

Exemplo 4.1

No cadastro de produto tem que estar com “Integração Pedidos Web=SIM” para os mesmos ser integrado com o Mobile conforme exemplo 5.0

Exemplo 5.0

O exemplo 6.0, 6.1 e 6.2 nos cadastros que tem que estar com “Integração Pedidos Web = SIM” para os mesmos ser integrado com o Mobile são:

  • Forma de Pagamento

  • Tabela de Preço

  • Carteira

Exemplo 6.0 – Forma de Pagamento

Exemplo 6.1 – Tabela de Preço

Exemplo 7.0

 

Verificações e Instalação dispositivo/Servidor

 

Para fazer a instalação do Mobile você tem que acessar a PlayStor de seu aparelho com sistema operacional ANDROID acima da versão 4.0.

Na opção de pesquisar digite Questor Empresarial e dê um buscar.

Ao localizar o Questor Empresarial Mobile clica em Instalar e depois em Abrir

 

 

No momento da Instalação o programa irá solicitar duas permissões para acesso no seu telefone, clique em permitir nas duas.

Exemplo 6.2 – Carteira

 

Nas configurações de faturamento possuem algumas configurações especificas para o Mobile no empresarial, como podemos verificar no exemplo 7.0.

Lembrando que essas configurações são validas para Pedidos e Orçamentos.

Depois de instalado, é necessário fazer algumas verificações de Rede e liberações para que funcione corretamente.

  1. O servidor tem que ter um IP Externo e fixo de Rede.

  2. Tem que ter a porta liberado no Modem para acesso externo (geralmente é a 391, basta verificar nas configurações de acesso no Gestor empresarial)

Sem essas configurações e liberações seria impossível a utilização do dispositivo mobile.

A instalação do Mobile, é feita na própria Play Store, ao acessar o aplicativo ele vai solicitar os dados de acesso, como exemplo abaixo, lembrando que a senha tem que estar da mesma forma que no empresarial e antes de salvar deve-se clicar em testar. Se der a mensagem de Conexão Ok clique em salvar, se der Falha na Conexão, reveja os dados de conexão e teste novamente.

 

 

Depois de gravar os dados abre a tela de login onde preenche o usuário e a senha, lembrando que o usuário tem que ser o código não pode ser por nome.

 

Ao logar no aplicativo pode observar que tem um + na parte superior, quando clicar ali vai abrir essa caixa com algumas opções:

Configurações Conexão: caso o cliente tenha mudado o IP de Conexão ele pode estar alterando ali;

Carregar Dados: onde você importa as informações do empresarial;

Sincronizar: Quando faz a sincronização os Pedidos, Orçamentos, Status é enviado para o empresarial, se tiver marcado Status o Mobile atualiza o Status dos pedidos/Orçamentos nas consultas;

Relatórios: O sistema faz um total dos Pedidos/Orçamentos filtrado por data/Tipo.

Licenciamento: Mostra os dados da licença do aparelho;

Backup/Restaurar: efetuar o Backup dos registros locais do aparelho, para trocar de aparelho ou até mesmo reinstalar;

Trocar Usuário: caso necessário alterar o usuário.

 

Quando clicar em Novo Pedido o aplicativo vai abrir uma pesquisa, ela gera em branco pois dependendo da quantidade de informações de clientes evita demoras na pesquisa. A pesquisa pode ser feita por Nome Fantasia, Razão Social, CNPJ/CPF, Cidade, Código, basta alterar o modo de pesquisa e digitar o nome do cliente desejado conforme imagem abaixo.

 


 

Após selecionar o cliente ele vai para o cabeçalho do Pedido.

Quando abre o cabeçalho do pedido, temos duas opções:

 

      • Ao confirmar as informações do cabeçalho se clicar no ícone de confirmação ele já pede se deseja lançar os itens.

      • Ao clicar em no ícone de adicionar vai abrir essa tela abaixo, que permite você entrar na tela de itens, colocar uma observação.

Lembrando que só será sincronizado com o empresarial se o pedido estiver fechado.

Na tela de Itens você pode clicar na lupa ou clicar no nome do produto. Se clicar na lupa irá listar os 100 produtos que tiveram maior movimentação durante o período dos últimos 30 dias.

 

 

As opções acima da tela têm as funções de:

1 – Volta o lançamento;

2 – Remove o produto selecionado;

3 – Lança o produto selecionado.

Após terminar de lançar os itens basta retornar ao início do pedido/itens usando a tecla de retorno do próprio aparelho.

Ao finalizar o pedido ele vai abrir essa tela, para confirmação dos dados informados, se confirmado, o aplicativo vai abrir um alerta com a mensagem “Deseja Sincronizar Pedidos? SIM ou NÃO”.

      • Se a opção for sim e a internet estiver conectada, é mandado para o empresarial o Pedido/Orçamento imediatamente.

      • Se a opção for não o Pedido/Orçamento fica na Consulta, e quando for feito a sincronização com o empresarial são enviados todos que estiverem fechados.

Na tela de consulta podemos verificar que temos alguns status diferentes:

        • 1°- Fechado: Que o pedido/Orçamento está fechado.

        • 2°- Sincronizado: Que o pedido/Orçamento está no empresarial.

        • 3°- Faturado com número da Nota fiscal: Se foi gerado uma nota no empresarial