Última modificação em: 15/02/2022

Cadastro de Tipo de Documento

CADASTRO TIPO DE DOCUMENTO 

     O Tipo de Documento é utilizado na emissão de Outras Notas, para definir o tipo de operação que será realizada e como o sistema irá se comportar na emissão da nota. Para qualquer tipo de nota que será gerada na Aba outras outras deve-se ter um tipo de documento específico para aquela operação.

Ex: Devolução, Remessas, Complementares, Estorno, Transferências entre Filiais, Importação (entrada), Exportação (saída) Venda Ordem, Contra Nota Produtor Rural e Nota Referente Cupom Fiscal.

Caminho para realizar o cadastro de tipo de documento:

Faturamento/Cadastro/Tipo de Documento 

Lançar as informações conforme campos detalhados onde campos em Negrito são obrigatórios.

Segue abaixo as principais informações:

Tipo de devolução - Define o tipo de devolução que será realizado com o tipo de documento cadastrado exemplo:

0 – Não informado - Usando essa opção o sistema não vai abrir tela para vincular uma nota lançada no sistema, o lançamento feito em outras notas será manual. 

1 – Devolução Total de Venda - Usando essa opção o sistema vai abrir uma tela para vincular uma Nota de Venda emitida anteriormente, e vai criar um lançamento de entrada automaticamente usando os dados da nota vinculada. Não poderá ser feita alteração nas quantidades.

2- Devolução Parcial de Venda - Usando essa opção o sistema vai abrir uma tela para vincular uma Nota de Venda emitida anteriormente, e vai criar um lançamento de entrada automaticamente usando os dados da nota vinculada.Os quais podem ser alterados.

3-Devolução total de Compra - Ao informar esta opção o sistema poderá buscar a nota de Entrada lançada no Questor Empresarial, buscando seus dados e itens na totalidade, não permitindo alterações nos dados importados.

4-Devolução Parcial de Compra - Ao informar esta opção o sistema poderá buscar a nota de entrada lançada no Questor Empresarial, buscando seus dados e itens na totalidade, sendo possível selecionar os itens a importar e permitindo alterações nos dados importados.

5-Devolução Total de Venda e Outras Notas - Ao informar esta opção o sistema poderá buscar a nota de venda ou outras notas emitidas no Questor Empresarial, buscando seus dados e itens na totalidade, não permitindo alterações nos dados importados.

6-Devolução parcial de Venda e Outras Notas - Ao informar esta opção o sistema poderá buscar a nota de venda ou outras notas emitidas no Questor Empresarial, buscando seus dados e itens na totalidade, sendo possível selecionar os itens a importar e permitindo alterações nos dados importados.

7-Devolução de Cupom Fiscal – Ao informar esta opção, o sistema poderá buscar o Cupom emitido no PDV, buscando seus dados e itens.

Ativo - Sim/Não, define se o tipo de documento está Ativo para uso.

Bloquear Edição de Dado - Define se o tipo de documento usado permite alteração dos dados importados de uma nota (devoluções)

Gera financeiro/Contas a Pagar - Sim/Não, define se este tipo de documento vai gerar um lançamento no contas a pagar na empresa.

Gera financeiro/Contas a Receber - Sim/Não, define se este tipo de documento vai gerar um lançamento no contas a receber da empresa.

Crédito Ciap - Sim/Não, define se este tipo de documento é de Crédito de ICMS do Ativo permanente.

Gera débito controle de entrega - Sim/Não define se este tipo de documento irá gerar débito no controle de entrega.

Transferência - Sim/Não, define se este tipo de documento será de transferência entre filiais, se definido sim, o sistema fará o lançamento de entrada na outra filial automaticamente.

Natureza padrão transferências - Informar a natureza padrão de transferências (natureza de entrada na outra filial).

Cupom Fiscal Referenciado - define se o tipo de documento será de Cupom fiscal referenciado

Natureza padrão Cupom Referenciado - Informar a natureza do estoque para Cupom referenciado.

NF Crédito de ICMS - Sim/Não, define se a nota feita com este tipo de documento será de crédito de ICMS.

NF Crédito de IPI - Sim/Não, define se a nota feita com este tipo de documento será de Crédito de IPI.

Natureza Padrão Outras notas - Informar a natureza de estoque padrão usada neste tipo de documento.

Carteira-Informar a Carteira para este tipo de documento.

Forma de Pagamento - Informar a Forma de Pagamento para este tipo de documento.

Série Padrão NF/NF-e - informar a série que será buscada como padrão ao utilizar esse tipo de documento.

Código Operação Complementar Fiscal - Deve ser verificado junto a contabilidade qual é o código de operação fiscal.

Configuração Valor Unitário - Valor de Venda, Custo Médio, Última Compra, Custo Reposição, Custo Gerencial, define qual será o valor unitário dos itens detalhados na nota usando este tipo de documento.

Busca CST Natureza Vinculada Produto- Sim/Não, define se a CST que será usada no detalhamento do item é a CST da natureza que está vinculada no cadastro do produto.

Permite Alterar Valor total Item - Sim/Não, define se o valor total do item pode ser alterado manualmente no detalhamento de itens da nota.

Nota de Importação – Sim/Não, define se este tipo de documento será para uma nota de  importação. 

Nota de Exportação: Sim/Não, define se este tipo de documento será para uma nota de exportação.

Estoque Futuro - Sim/Não, define se este tipo de documento será de estoque Futuro, sendo que se definido sim, a mercadoria só estará disponível no estoque no momento em que for informada a chegada da mercadoria.

Contra Nota Produtor Rural - Sim/Não, define se este tipo de documento será uma contra nota de Produtor Rural.

Simples Remessa - Sim/Não, define se este tipo de documento será uma Nota de simples remessa.

Regra Observação Devolução- Define a regra de Observação que será levada para o complemento da Nota de devolução realizada.

Exibir/Permitir Conferência de entrega - Define se as notas feitas com este tipo de documento irão aparecer para conferência de entrega.

Conferência de Produtos- Define a abertura da tela de conferência dos produtos no faturamento da nota.

Utilizar Grade Tributária - Caso esteja como SIM, ao lançar os itens o sistema irá considerar a Grade Tributária vinculada ao produto.

Verificar Documento Referenciado – quando estiver = Sim, mesmo não sendo devolução o sistema exige um documento referenciado.

Buscar Forma de Pagamento Entidade – Sim/Não define se ao utilizar esse tipo de documento o sistema irá buscar a forma de pagamento vinculada à entidade.

Buscar Carteira Entidade - Sim/Não define se ao utilizar esse tipo de documento o sistema irá buscar a carteira vinculada à entidade.

Exibe Valor Unitário Rateio - Caso configurado como: Sim, na tela das Outras Notas será exibido o campo no cabeçalho do lançamento para ser informado um valor que será 'rateado' ao valor unitário dos itens.

Utilizar Grade Trib. na Entrada Transf - Quando estiver = SIM entrada gerada automaticamente na filial da transferência, irá buscar as informações da grade tributária vinculada aos seus produtos para determinado caso.

Atualiza Data da Última Compra - Quando a configuração estiver como SIM, ao dar entrada em outras notas, será atualizada à data da última compra.

Zerar Valor do Frete ao Importar Doc. - Para zerar o valor do frete terá que existir a combinação: Configuração do Faturamento = "Importar Valor Frete Notas de Devolução = NÃO" e no Tipo de Documento = "Zerar Valor do Frete ao Importar Doc. = SIM". A combinação contrária SEMPRE IRÁ CARREGAR O VALOR DO FRETE para o DOCUMENTO.

Somar Frete no Total do Adiantamento – Quando estiver como sim, deverá somar o valor do frete no adiantamento.

Utiliza Abreviatura Un. de Conversão - Quando a opção estiver como Sim, e Existir Unidade de Conversão no Lançamento de Devolução de Compras, será gerada a Abreviatura da Unidade de Conversão no lançamento da Nota.

Obrigatório informar Motivo devolução/estorno - Quando a opção estiver como SIM, será necessário informar o motivo do estorno ao faturar a nota. Possui também validação de permissão do usuário em incluir novos registros na tela de "Motivos de Cancelamento de Notas Fiscais Eletrônicas NF-e"

Observação - A informação carrega automaticamente para a tela de outras notas ao utilizar esse tipo de documento.

Tipo Entrega Futura: Deve ser escolhido o Tipo de Entrega Futura.

0 - Não Informado (Padrão) – Rotina padrão.

1 - Faturamento Entrega Futura; Ao utilizar esse tipo de documento em outras notas, serão listadas apenas notas de faturamento e itens que sejam de entrega futura, ao faturar será gerado o débito das mercadorias no controle de entrega.

2 - Devolução de Entrega Futura - Gera Saldo Controle de Entrega: Ao utilizar esse tipo de documento em outras notas, serão listadas apenas outras notas de Faturamento Entrega Futura, ao faturar a nota fiscal será gerado o crédito no controle de entrega da quantidade devolvida, e podendo verificar ao gera uma nova nota de Faturamento Entrega Futura uma coluna com a quantidade devolvida.

3 - Devolução de Entrega Futura - Não gera Saldo Controle de Entrega: Ao utilizar esse tipo de documento em outras notas, serão listadas apenas outras notas de Faturamento Entrega Futura, ao faturar a nota fiscal *NÃO* será gerado o crédito no controle de entrega da quantidade devolvida.

Gera Transferência Compras Própria Filial – Quando habilitado é possível gerar um lançamento automático de transferência em compras na própria filial de origem.

Atualiza Ficha Técnica - Quando a opção estiver como Sim, ao finalizar a Outras Notas de Entrada, será chamada rotina de atualização de custo das fichas técnicas com as mesmas premissas da funcionalidade já existente em notas de compra.

Forma de Emissão - Identifica se a nota será transmitida [Própria] ou somente faturada [Terceiros]. Possibilitando aos usuários a digitação de devoluções de venda emitidas pelo cliente sem realizar sua transmissão.

Gera Difal - Define se irá gerar o cálculo, por Tipo de Documento, Sim/Não.

Importar Observação do Documento Devolvido - SIM/NÃO se deseja importar as observações da nota que será devolvida.

Nota de Compra -  SIM/NÃO esse Tipo de Documento irá gerar relatório de compra. 

Exibir em relatórios de faturamento - SIM/Não se deseja que as notas utilizando esse tipo de documento apareçam nos relatórios de faturamento. 

IMPORTANTE

     Lembrando que apenas os campos em negrito são de preenchimento obrigatório, os campos descritos acima são para conhecimento dos usuários e devem ser preenchidos dependendo da finalidade do TIPO DE DOCUMENTO.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2022