Última modificação em: 01/08/2019

Ordem de Produção

Processo: ORDEM DE PRODUÇÃO

  • Configurações

Para Ordem de Produção, primeiramente acessamos o menu Estoque/Industria/Ordem de Produção – Configuração.

Nesta tela de configurações destacamos as Configurações de “Validar Estoque” o qual fará a verificação do estoque dos produtos de consumo informados na Ficha Técnica; “Método Calculo Custo Apontando Consumo” que determina a forma do calculo do custo, e o “Método Padrão Atualização Custo” que determinará o custo utilizado dos produtos de consumo para a geração do custo do produto de venda.

  • Ordem de Produção

Para a tela de Ordem de Produção, acesse o Menu Estoque/Industria/Ordem de Produção.  Nesta tela informar o Cliente (caso não especifique o Cliente, informa a Entidade da própria Empresa), as Datas de Entrada, Entrega e Finalização,  Comentário e Observações necessárias.

            Após lançar o cabeçalho da Ordem de Produção, acessa o menu Detalhamento  para informar o Produto a ser Produzido.

            Na tela de Produto Produzido, informa o Produto, quantidade solicitada, quantidade produzida. Os custos vai gerar de acordo com o Custos dos produtos de consumo.

Ao Salvar o Item do Produto Produzido, o sistema vai gerar uma mensagem da geração automática dos Produtos de Consumo conforme informado na Ficha Técnica. Com a Confirmação, os produtos de são gerados automaticamente, se não, é necessário lançar manualmente acessando o menu detalhamento/Produtos Consumo – Ficha Técnica.

Para Empresas que Utilizam controle de Lotes, como não temos Lote para ser informado na Ficha Técnica, é necessário informar na Itens de Consumo da Ordem de Produção os Lote de vai dar baixa no estoque dessa matéria prima.

Com as informações lançadas, basta retornar ao cabeçalho e clicar no botão “Finalizar Ordem de Produção” , para que ocorra a movimentação do estoque, Entrada do Produto Produzido do Estoque e Saída dos Produtos de Consumo.

Caso necessário, é possível, mesmo antes de finalizar a Ordem de Produção, a impressão da mesma, para isso, clica no botão da “Imprimir”   e selecione o layout desejado.

        

Para usuários que necessitam gerar Nova Ordem de Produção quando a Quantidade Produzida for inferir a solicitada, é necessário configurar (Estoque/Indústria/Ordem de Produção – Configuração) a Opção “Gerar Ordem de produção Diferença”

Desta forma ao finalizar uma Ordem de Produção com a Quantidade  Produzida Inferior a Solicitada o sistema automaticamente gera uma nova Ordem de Produção com a diferença.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021