Última modificação em: 02/08/2019

Integração Conta Contábil Pessoa/Fornecedor e Vinculo Automático

Processo: Integração Conta Contábil e Vinculo Automático

A funcionalidade tem dois objetivos principais, integrar as novas contas contábeis (Entidades) do Questor Empresarial para o Questor Tributário (Plano de Contas), a outra é, efetuar o vínculo automático entre as contas contábeis (Entidades) do Empresarial com o Tributário (Plano de Contas).

Ao Cadastrar um novo cliente no Questor Empresarial é gerado as contas contábeis cliente e fornecedor conforme exemplo abaixo.

Arquivos > Integração Contábil – Questor Tributário – Conexão Banco de Dados

Opções que devem ser Marcadas para que, o sistema cadastre automaticamente ou vincule as contas entre  Questor Empresarial e Tributário.

Com a execução da integração Pessoa Conta Contábil – Cliente o sistema cadastra automaticamente no Tributário e vincula a conta do Tributário no Empresarial

Para consultar a Conta Contábil e o Cadastro de Pessoas junto ao Tributário, acessos os módulos “Contabilidade” e “Gerenciador de Empresas”.

Cadastro > Plano de Contas Especifico > Plano de Contas

Cadastro > Fornecedor e Clientes > Fornecedor / Cliente

Pode  ser consultado uma conta contábil qual, após efetuar a integração conforme Exemplo 1.0, verificou que já existia uma pessoa/conta contábil com o CPF/CNPJ “igual” ao informado na conta contábil (Empresarial), dessa forma efetuou um “vinculo” entre as contas contábeis, qual proporcionará a integração contábil através da conta vinculada e não pelo “código” da conta contábil.

Lembrando

Para que tanto a integração de contas contábeis quanto o vínculo ocorram com sucesso, a opção “Integrar Conta Contábil – Detalhamento” (Gerenciador Empresas > Configuração Exportação Contábil) deve estar como NÃO.

Importante

O Questor Tributário possui Vínculos entre Cadastro de Pessoas (Gerenciador de Empresas) e a conta contábil (Contabilidade). Para que o vínculo automático seja realizado com sucesso, a conta contábil (contabilidade) obrigatoriamente deve estar vinculada a um cadastro de pessoas (Gerenciador Empresas), dessa forma a conta contábil (Empresarial) que possui CNPJ era vincular corretamente.

Caso o cliente possua conta contábil, SEM vínculo com o cadastro pessoas (gerenciador de empresas) o vínculo com a conta do Empresarial não vai ocorrer, e novas contas serão cadastradas.

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021