Última modificação em: 14/08/2019

DRE Gerencial - Configuração

CONFIGURAÇÃO DRE GERENCIAL – QUESTOR EMPRESARIAL

Para gerar a DRE-Gerencial no Questor Empresarial é preciso realizar algumas configurações.

Temos duas maneira de configurações para gera a DRE:

1º - Definindo percentuais fixos.

A definição de percentuais fixos para cada tipo de despesas é preciso ser informado no Cadastro da Empresa: Gerenciador de Empresas/Cadastro de Empresas - Configurações DRE Gerencial.

2º  - Baseado no Desdobramentos de Custos.

Para configurar o DRE-Gerencial baseado no “Desdobramento de Custos” os percentuais no Cadastro da Empresa  demonstrado acima devem estar todos zerados.

No cadastro dos Centro de Custos: Contabilidade/Centro de Custos, é preciso informar a “Despesa DRE” que esta conta vai pertencer.

1 – Administrativa

2 – Vendas

3 – Financeira

4 – Gerais

Todas as Contas do Centro de Custos devem estar Configuradas, inclusive as classificadas como “Sintéticas”.

Com esta Configuração vai pertencer ao DRE-Gerencial todos os Custos Desdobrados, separando na DRE de acordo com essa Configuração.

Relatório Gerencial

1 – Venda Bruta de Mercadoria

2 – Total de Notas Devolvidas

3 – Receita Líquida = (Venda Bruta – Devoluções) ou (1 – 2) conforme demonstra o DRE

4 – Custos da Mercadoria (Valor do Custo Médio * Quantidade)

5 – Resultado Operacional = (Receita Líquida – Custo da Mercadoria) ou (3 – 4) conforme demonstra o DRE

6 – Despesas Operacionais

  • Se a Configuração esta para gerar pelo % fixo no Cadastro da Empresa, o calculo e o seguinte:

6.1 – Despesas Vendas: (% Despesas Vendas * Venda Bruta de Mercadorias).

6.2 – Despesas Administrativas: (% Despesas Administrativas * Venda Bruta de Mercadorias).

  • Se a configuração esta baseado no Desdobramento de Custos o calculo é o seguinte:

6.1 – Despesas Vendas: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração   no Cadastros do Centro de Custos.

6.2 - Despesas Vendas: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração  no Cadastros do Centro de Custos.

7 – Despesas Financeiras

  • Se a Configuração esta para gerar pelo % fixo no Cadastro da Empresa, o calculo e o seguinte:

7.1 - Despesas Financeiras: (% Despesas Financeira * Venda Bruta de Mercadorias).

  • Se a configuração esta baseado no Desdobramento de Custos o calculo é o seguinte:

7.1 - Despesas Financeiras: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração  no Cadastros do Centro de Custos.

8 – Despesas Gerais

  • Se a Configuração esta para gerar pelo % fixo no Cadastro da Empresa, o calculo e o seguinte:
  1. 1 - Despesas Gerais: (% Despesas Financeira * Venda Bruta de Mercadorias).
  • Se a configuração esta baseado no Desdobramento de Custos o calculo é o seguinte:

8.1 - Despesas Gerais: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração 

    no Cadastros do Centro de Custos.

9 – Resultado Operacional Antes do IRRF e CSLL.

(Resultado Operacional – Despesas “Operacionais, Financeiras e Gerais) ou (5 - 6 -7 - 8).

10 - Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro.

(Resultado Operacional Antes do IRRF e CSLL * % Imposto de Renda e CSLL)

      

11 – RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO.

(Resultado Operacional Antes do IRRF e CSLL - Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro) ou (9 – 10) conforme demonstra o DRE.

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