Última modificação em: 14/08/2019
CONFIGURAÇÃO DRE GERENCIAL – QUESTOR EMPRESARIAL
Para gerar a DRE-Gerencial no Questor Empresarial é preciso realizar algumas configurações.
Temos duas maneira de configurações para gera a DRE:
1º - Definindo percentuais fixos.
A definição de percentuais fixos para cada tipo de despesas é preciso ser informado no Cadastro da Empresa: Gerenciador de Empresas/Cadastro de Empresas - Configurações DRE Gerencial.
2º - Baseado no Desdobramentos de Custos.
Para configurar o DRE-Gerencial baseado no “Desdobramento de Custos” os percentuais no Cadastro da Empresa demonstrado acima devem estar todos zerados.
No cadastro dos Centro de Custos: Contabilidade/Centro de Custos, é preciso informar a “Despesa DRE” que esta conta vai pertencer.
1 – Administrativa
2 – Vendas
3 – Financeira
4 – Gerais
Todas as Contas do Centro de Custos devem estar Configuradas, inclusive as classificadas como “Sintéticas”.
Com esta Configuração vai pertencer ao DRE-Gerencial todos os Custos Desdobrados, separando na DRE de acordo com essa Configuração.
Relatório Gerencial
1 – Venda Bruta de Mercadoria
2 – Total de Notas Devolvidas
3 – Receita Líquida = (Venda Bruta – Devoluções) ou (1 – 2) conforme demonstra o DRE
4 – Custos da Mercadoria (Valor do Custo Médio * Quantidade)
5 – Resultado Operacional = (Receita Líquida – Custo da Mercadoria) ou (3 – 4) conforme demonstra o DRE
6 – Despesas Operacionais
6.1 – Despesas Vendas: (% Despesas Vendas * Venda Bruta de Mercadorias).
6.2 – Despesas Administrativas: (% Despesas Administrativas * Venda Bruta de Mercadorias).
6.1 – Despesas Vendas: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração no Cadastros do Centro de Custos.
6.2 - Despesas Vendas: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração no Cadastros do Centro de Custos.
7 – Despesas Financeiras
7.1 - Despesas Financeiras: (% Despesas Financeira * Venda Bruta de Mercadorias).
7.1 - Despesas Financeiras: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração no Cadastros do Centro de Custos.
8 – Despesas Gerais
8.1 - Despesas Gerais: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração
no Cadastros do Centro de Custos.
9 – Resultado Operacional Antes do IRRF e CSLL.
(Resultado Operacional – Despesas “Operacionais, Financeiras e Gerais) ou (5 - 6 -7 - 8).
10 - Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro.
(Resultado Operacional Antes do IRRF e CSLL * % Imposto de Renda e CSLL)
11 – RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO.
(Resultado Operacional Antes do IRRF e CSLL - Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro) ou (9 – 10) conforme demonstra o DRE.