Última modificação em: 18/10/2019

Configurador Leiaute

       Esta rotina é utiliza para configuração dos leiautes para importação de dados de outros sistemas para o Analista Contábil. Pode-se montar leiautes de importação em formato texto. Esses arquivos podem ser arquivos de tamanho fixo, ou seja, cada linha possui uma quantidade igual de caracteres que corresponde a um registro, como podem ser também de tamanho variáveis, possuindo um caractere que identifica onde termina um campo e começa outro, chamado de Separadores. Os separadores normalmente utilizados são ponto e vírgula ";" ou vírgula "," dentre outros.

       Cada leiatute é guardado e/ou salvo em um arquivo com extensão “nli”. A extensão “nli” é uma extensão utilizada pelo Analista Contábil Digital para este propósito.

A janela do configurador é composta de três partes, como mostra a figura abaixo:

1 - Apresenta o nome da tabela e abaixo cada um de seus seus campos.

2 - É utilizada nos leiutes para visualizar os dados em cada campo. Auxilia o usuário durante o desenvolvimento.

3 - Aparecem as informações da tabela ou do campo no qual estamos posicionados à esquerda. Abaixo da opção de “Configurações” temos cada um dos itens que precisamos configurar para poder configurar um leiaute. Cada leiaute tem os campos para definir as regras do arquivo em um todo, e os campos para definir as regras por coluna. Para definir as regras dos arquivo temos as seguintes ferramentas:

  • DMClassName: É o nome da rotina utilizada internamente pelo Questor para realizar a importação e/ou exportação.

  • EhVariavel: Identifica se o leiaute que estamos montando para importação e/ou exportação será de tamanho variável, ou seja, obrigatóriamente terá que ter um separador de campos.

  • FormatoData: Indica o formato da data no arquivo. Exemplo: DDMMYYYY Onde D=Dia, M=Mês e Y=Ano. Pode utilizar barras DD/MM/YYYY ou inverter YYMMDD. Em resumo, informar o formato no qual os campos do tipo data estão no arquivo.

  • IdentificadorRegistro: Esta informação somente será utilizada em leiautes onde em um mesmo arquivo existam dados referentes a mais de uma tabela.

  • IdentificadorValorNulo: Com a utilização de bancos de dados padrão SQL faz-se necessário diferenciar valores nulos (sem valor) de zero, por exemplo. Vamos citar como exemplo novamente a importação de lançamentos contábeis. Imaginamos que em um lançamento podemos ter a conta débito e crédito, porém estamos fazendo um lançamento de partida simples, somente com débito. A conta crédito deve ficar sem valor, ou seja, com valor nulo e não com zero. Em várias situações, como nos históricos contábeis o valor zero é um histórico válido, desta forma não podemos assumir que zero signifique nulo. Por padrão o Questor utiliza o caracter “~” til como identificador de nulo, porém, em situações que a informação venham com zeros, podemos configurar no próprio campo para que quando venha zeros assuma nulo. Veja mais em ConverterValores.

    • SeparadorDecimal: Indica o caracter que separa cada campo no leiaute. Somente é utilizado quando a opção “EhVariavel” estiver sendo utilizada. Do contrário esta informação é indiferente.
  • TamanhodoRegistro: Caracter que inicializa e finaliza os campos do tipo texto. Em alguns leiautes campo caracteres apresentam além do separador de campo, caracteres delimitadores de onde começa e termina o campo texto. Exemplo: “Nome do Cliente”, onde as aspas são o delimitador. A exemplo do separador, o delimitador também só é utilizado quando a opção “EhVariavel” estiver sendo utilizada. Do contrário esta informação é ignorada. TamanhoRegistro: Identifica o tamanho de cada linha no arquivo texto. Somente é utilizado e faz sentido em leiautes com tamanho fixo, ou seja, quando a opção “EhVariavel” estiver desmarcada. Do contrário a informação é irrelevante.

  • UsarFlagImportado: É utilizado para não importar as mesmas linhas de determinado arquivo mais de uma vez. Quando marcada esta opção, o Questor modifica a primeira posição das linhas onde houve sucesso na importação para “#” sustenido, desta forma se for solicitado a importação de um mesmo arquivo mais de uma vez, os registros que tiverem o “#” na primeira posição serão ignorados, esta opção é mais utilizada em importação de arquivos de tamanho Fixo.

As configurações por colunas dos arquivos tem as seguintes opções de ferramentas:

  • PocisaoInicio: quando leiaute fixo deve configurar a posição inicial da coluna.

  • Tamanho: quando leiaute fixo deve informar a quantidade de caracteres que a coluna terá.

  • Final: quando leiaute fixo deve configurar a posição final da coluna.

  • Coluna: quando leiaute veriável deve informar em qual coluna do arquivo estará a informação.

       Ferramentas do configurador, são todas as ferramentas que o sistema disponibiliza para auxiliar a configuração sendo elas:

  • : nessa opção encontram-se todas as tabelas que receberam importação de dados, selecione a que deseja configurar.
  • : abre o leiaute já configurado para realização da edição do mesmo.
  • : salva as configurações realizadas.
  • : salva as configurações realizadas permitindo que o arquivo seja renomeado e salvo em novo local.
  • : fecha a configuração do leiaute.
  • : duplica o campo do leiaute que esta selecionado.
  • : exclui somente os campos que foram duplicados.
  • : utilizado quando no arquivo o leiaute tem um espaço e o mesmo foge do padrão fixo ou variável.
  • : realiza a ordenação dos campos no leiaute, podendo ser por índice do campo, por nome do campo, por coluna posição início, por tipo de coluna posição início.
  • : abre o arquivo gerado no sistema origem de dados, o mesmo terá o formado do leiaute que estamos criando para serem visualizados nesta parte da janela.
  • : atualiza os campos configurados no leiaute conforme arquivo modelo importado.
CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021