Última modificação em: 25/01/2019

Baixa Duplicatas a receber

       Nesse tipo de processamento devem ser configuradas os dados a serem extraídos para gerar a baixa da duplicata a receber. Ao escolher essa opção o sistema sugere os seguintes campos de valores:

  • Cliente: na configuração de valor do campo cliente deve ser identificado no texto a informação do CPF/CNPJ e o tipo de retorno a ser utilizado é "Texto".
  • Data Vencimento: essa será utilizada para a identificação da duplicata e parcela. Na configuração de valor data de vencimento deve-se utilizar o tipo de retorno "Data".
  • Data Pagamento: na configuração de valor data de pagamento deve-se utilizar o tipo de retorno "Data".
  • Valor Original: esse deve ser o valor original do documento e não o valor total a ser pago, pois o mesmo será utilizado para a identificação da duplicata e parcela. Na configuração de valor do campo valor original deve-se utilizar o tipo de retorno "Numérico".
  • Juros: na configuração de valor do campo juros deve-se utilizar o tipo de retorno "Numérico".
  • Multa: na configuração de valor do campo multa deve-se utilizar o tipo de retorno "Numérico".
  • Desconto: na configuração de valor do campo desconto deve-se utilizar o tipo de retorno "Numérico".

       Os campos Cliente, Data Vencimento e Valor Original são uilizados na identificação automatica da duplicata a ser baixada, com esses dados o sistema identifica a pessoa e parcela que deve ser baixada no modulo nFis do Gestão Contábil.

Dicas:

  • Alguns documentos têm o campo CNPJ do fornecedor da seguinte formar 000.000.000/0000-00 ou 00000000000000, em ambos casos o sistema saberá identificar o fornecedor com a máscara, quando definido tipo retorno texto.

  • Para o tipo de processamento Baixa duplicata a receber, o relacionamento de documentos funciona igual ao Lançamento Contábil. O que for configurado em um documento não deve ser informado no outro. Os campos que forem configurados por um dos arquivos deve fica em branco no outro. Exemplo: boleto x comprovante de pagamento. No boleto, em configurações de valores configuro apenas o fornecedor e data vencimento e os demais deixo em branco. No comprovante de pagamento configuro todos os demais campos e o fornecedor e data de vencimento fica em branco.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2021