Esta rotina tem como objetivo gerar duplicatas individuais para os lançamentos de entrada, possibilitando também a manutenção das parcelas antes da baixa.
O acesso à ela, se dá através do caminho Operações \ Duplicatas \ Consulta de Duplicatas a Pagar
Nesta tela, será possível acessar o ícone para incluir uma nova duplicata, sendo possível alimentar os seguintes campos abaixo:
Fornecedor: Informar o código do Fornecedor
Chave Duplicata: Será preenchido automaticamente pelo sistema.
Número Lançamento: Poderá selecionar o lançamento fiscal de entrada, se houver
Documento/Duplicata: O campo é preenchido automaticamente se houver um lançamento selecionado no campo anterior. Caso não haja lançamento selecionado, é necessário preencher com o número do documento fiscal referente a duplicata. Para complementar esse número, o sistema permite a definição de letras ou números. Essa configuração está disponível no cadastro de Fornecedores/Clientes
Série: Informar a série do documento fiscal que originou a duplicata.
Data Entrada: Informar a data de entrada do documento fiscal que originou a duplicata, esta data servirá de base para compor os vencimentos das parcelas.
Título de Crédito: Poderá definir o título de crédito, de acordo com os indicadores disponíveis:
Parcela: Informar o número da parcela da duplicata. A parcela é a sub-divisão da duplicata. Caso uma determinada duplicata tenha sido parcelada em 3 vezes, neste caso teremos 3 lançamentos referente cada uma das respectivas parcelas.
Data Vencimento: Informar a data de vencimento da parcela que está sendo lançada.
Valor Parcela: Informar o valor da parcela que compõe a duplicata.
Situação: Este campo mantém o controle do pagamento sobre a parcela, os valores disponíveis para preenchimento são:
Quitada: Preencher quando a parcela estiver totalmente paga;
Aberta: Quando a parcela ainda não tenha sido paga;
Pagamento Parcial: Quando houver pagamento de parte da parcela.