No Questor Cloud, o processo de vínculo do certificado para a EFD Reinf, ocorre através do caminho Obrigações > Fiscal > EFD Reinf > Área de Trabalho EFD Reinf > Informações do Contribuinte.
No cadastro das Informações para o Contribuinte, no campo Utiliza Outorga, o usuário deve selecionar entre Certificado Próprio ou Procuração Eletrônica.
Após definir o tipo de certificado, acesse a aba Adicionar Certificado Válido.
Essa ação é necessária para garantir que a transmissão dos eventos da EFD-Reinf ocorra sem erros.
Ao executar essa ação, será exibida uma janela para que o usuário selecione o certificado digital e informe a respectiva senha.
Deve-se selecionar o certificado digital (.pfx) — que não precisa estar instalado na máquina — e informar a senha, que será criptografada.
Em seguida, repita a senha para confirmação e pressione "Executar" para efetuar o cadastro.
O certificado digital será cadastrado na Central de Certificados Digitais, de onde o nEscrituração realizará a consulta automática no momento da transmissão dos eventos.
Essa ação tem a função de inserir ou atualizar o cadastro do certificado na Central.
⚠️ Importante!
Se o certificado estiver vencido, ao tentar inseri-lo pela ação, o sistema exibirá uma mensagem de alerta informando a situação.