Esta rotina tem como objetivo permitir a configuração da contabilização das receitas, das despesas e dos valores dos impostos (PIS/COFINS), com base nas informações do demonstrativo da EFD-Contribuições.
O acesso a essa rotina é feito pelo menu: Obrigações > EFD Contribuições > Configuração Contabilização.
Na tela que será exibida, o usuário deve informar a empresa e a filial e, em seguida, clicar em "Executar" para prosseguir.
Após executar a ação, o sistema habilitará os seguintes campos:
Receitas / Saídas por CST: Serão informadas as tabelas contábeis referentes ao movimento gerador de receitas, como saídas, prestações de serviços, entre outros.
Aquisições / Despesas / Entradas por CST: Serão informadas as tabelas contábeis relacionadas às aquisições ou despesas, como entradas, serviços tomados, devoluções, entre outros.
Resumo da Apuração: Serão informadas as tabelas contábeis que referenciam o resumo da apuração, como Contribuição Não Cumulativa no Período, Crédito Apurado Descontado no Período, entre outros.
Crédito Apurado no Período: Serão informadas as tabelas contábeis que referenciam os valores de crédito apurados no período, como Base de Cálculo do Crédito em Reais, Valor Total do Crédito Apurado, entre outros.
Para esse tipo de contabilização, é recomendável abrir o demonstrativo da EFD Contribuições. Dessa forma, você poderá ver todas as linhas disponíveis e identificar com mais facilidade qual delas corresponde ao valor que deseja contabilizar, garantindo uma configuração correta.
Observação: As tabelas contábeis utilizadas na configuração da contabilização devem conter, no mínimo, duas partidas contábeis — uma de débito e outra de crédito — e devem utilizar a regra de lançamento "vlrContabil".
A configuração das tabelas para este campo pode ser realizada da seguinte forma: O usuário deve informar individualmente, a tabela contábil para cada Tipo Débito vinculado aos itens da nota.
No Tipo Débito 4.3.05.01, foram informadas as seguintes tabelas:
As aquisições funcionarão exatamente da mesma forma que as Receitas, realizando o preenchimento das tabelas contábeis de acordo com o Tipo de Crédito vinculado aos itens das notas.
A configuração das tabelas para este campo, pode ser realizada da seguinte forma: o usuário deve informar a tabela contábil pelo grupo do Tipo de Crédito.
No Tipo Crédito 4.3.07.01, foram informadas as seguintes tabelas:
A configuração das tabelas contábeis para este campo será feita com base no resumo da apuração do EFD Contribuições.
O usuário deve informar, em cada campo do demonstrativo, quais valores deseja contabilizar e vincular as respectivas tabelas contábeis conforme necessário.
As tabelas a serem informadas neste campo são:
A configuração das tabelas contábeis para este campo será feita com base nos créditos apurados no período EFD Contribuições.
O usuário deve informar, em cada campo do demonstrativo, quais valores deseja contabilizar e vincular as respectivas tabelas contábeis conforme necessário.
As tabelas a serem informadas neste campo são:
Após a configuração, no momento da contabilização, o sistema verifica o tipo de contabilização definido na rotina Configuração da Filial. De acordo com essa definição, o comportamento será o seguinte:
Quando definida a opção Não Utiliza:
Quando definida a opção “Off-Line”, com Vínculo no Contábil:
Quando definida a opção “Off-Line”, sem Vínculo no Contábil:
Quando definida a opção “On-Line”: