Para cadastrar o parcelamento de tributos, acesse o menu: Operações > Controle de Tributos - Movimentos > Parcelamento de Tributos > Área de Trabalho Parcelamentos de Tributos > Cadastros > Parcelamento de Débitos.
No menu Cadastros, acesse a rotina Parcelamento de Débitos | Opção: Inserir.
1- Selecionar a Operação:
2- Informar os Dados do Parcelamento:
3- Gravar o Parcelamento:
4- Próximo Passo:
Após a inclusão de um débito federal em um parcelamento, o sistema atualizará automaticamente a situação desse débito para “Parcelado”.
Essa informação poderá ser visualizada no campo Código Imposto, localizado no lado direito da tela.
⚠️ Importante!
Na implementação de saldos de parcelamentos em andamento, quando não houver histórico do débito federal gerado por meio de apuração no sistema, será necessário registrar o débito manualmente no módulo Controle de Tributos, no quadrante “Débitos”.Somente após esse registro o fluxo de geração de parcelas e os controles no sistema estarão disponíveis.
No menu Cadastros, acesse a rotina Parcelamento de Tributos | Opção: Consultar.
1- Selecionar a Operação:
2- Executar a Consulta:
No menu Cadastros, acesse a rotina Parcelamento de Tributos | Opção: Reparcelamento.
1- Selecionar a Operação:
2- Informar os dados do reparcelamento:
3- Executar a operação:
O menu Gerar Parcelas permite gerar e gravar as parcelas de um Parcelamento previamente cadastrado.
1- Selecionar a configuração do parcelamento:
2- Executar a geração:
Após a geração, as parcelas serão exibidas na tela para conferência e manutenção, caso necessário.
Os campos que podem ser editados são:
Após revisar e, se necessário, ajustar os valores, clique na ação Salvar para gravar as parcelas no sistema.
⚠️ Importante!
Ao conferir as parcelas, além de verificar os valores, atente-se para:
- Datas de vencimento;
- Total de parcelas;
- Saldo devedor.
Mesmo que o parcelamento já tenha sido iniciado,será possível realizar alterações nos campos editáveis, desde que a parcela ainda não esteja quitada.