O que é o Equals?
Como o Equals pode ajudar no meu negócio?
De onde vêm as informações exibidas no Equals?
A rotina “Credenciamento de Empresas”, disponível na Área de Trabalho Conciliação de Cartão pelo menu: Operações > Conciliações > Área de Trabalho Conciliação de Cartão, foi atualizada para incorporar a nova aplicação web do parceiro Equals.
Com essa atualização, o portal de acesso passou a contar com um novo layout e a rotina no sistema recebeu ajustes para se adequar a essa nova interface.
Os campos acima mencionados possuem comportamento de sugestão, como são obrigatórios ao carregar a rotina sempre virá sugerido o nome do contador vinculado no cadastro da empresa e o seu e-mail, e para o e-mail do estabelecimento será observado o cadastro do Estabelecimento.
Na rotina: Cadastros > Credenciamento de Empresas, selecione as empresas desejadas no canto esquerdo da tela. Verifique se os e-mails sugeridos estão corretos e, se necessário, atualize as informações. Em seguida, clique em “Salvar” e, depois, no botão “Enviar Empresas”, localizado na parte superior da grid.
Após clicar em enviar será disparado nas caixas de entrada dos e-mails fornecidos um e-mail semelhante ao exemplo abaixo:
Importante: Após o envio do pedido, a notificação pode levar alguns minutos para aparecer na caixa de entrada dos e-mail, pois o pedido entrará em um fluxo interno de processamento junto ao parceiro.
Sempre que acessado o portal, será solicitado um código de verificação para autenticação. Por isso, é fundamental que o e-mail cadastrado esteja correto.
Quando será utilizado o acesso com o e-mail do Estabelecimento?
O que fazer após o primeiro acesso na aplicação Equals?
Ao utilizar a rotina “Cadastros” opção: “Cancelar Credenciamento Questor”, uma licença na Perso é liberada, permitindo o credenciamento de um novo CNPJ. Automaticamente, um JSON com a notificação será enviado para a equipe financeira da Questor, este é um procedimento adotado internamente.
No final de cada mês, uma lista de CNPJs é enviada à equipe da Equals. Essa lista indica quais cobranças e vínculos com o parceiro precisam ser cancelados.
Dessa forma, o estabelecimento não precisa mais fazer a solicitação por e-mail, como era orientado anteriormente. Quando o contador desvincula o CNPJ na rotina, o pedido de cancelamento é automaticamente mapeado para ser processado no último dia útil do mês.
• Transações: é a quantidade de vendas realizadas em cartão naquele período. Cada vez que você faz uma venda em cartão é uma transação.
• Taxa (R$ ): é o valor em reais de taxas praticadas pelas vendas feitas maquininhas ou vouchers (transações).
• Valor Bruto (R$ ): é o valor total de vendas, sem considerar os descontos das taxas das maquininhas ou vouchers.
• Valor Líquido (R$ ): é o valor total de vendas que será de fato recebido por você, já considerando os descontos de taxas das maquininhas ou vouchers.
• Ticket Médio (R$ ): representa o valor médio que é gasto pelos seus clientes a cada compra que realizam.
• Pelo meio de pagamento utilizado para vender: Ex. Stone, Rede, Safrapay, etc.;
• Por modalidade (tipos de venda): Ex. débito, crédito à vista, crédito parcelado, voucher (alimentação, refeição, combustível);
• Por bandeira: Ex. Mastercard, Visa, Elo, American Express;
• Por parcelas (no de parcelas): mostrando as vendas realizadas no crédito parcelado de 2 a 7 vezes, ou mais.
Qual é a diferença entre Cancelamentos e Chargebacks? Em que momento isso acontece?
Cancelamento: ocorre quando o cliente solicita diretamente ao estabelecimento o estorno de uma compra. O lojista então comunica a adquirente para cancelar a transação e estornar o valor ao cliente.
Chargeback (ou contestação): acontece quando o portador do cartão contesta a compra diretamente com o banco emissor, alegando não reconhecer a transação ou estar insatisfeito. O banco comunica a adquirente, que notifica o estabelecimento, solicitando defesa (como apresentação de nota, recibo ou comprovante). Caso o lojista não consiga comprovar a legitimidade, o valor é descontado do estabelecimento.
O Equals mostra em qual banco receberei o valor das vendas realizadas em minhas maquininhas?
Como funciona o agrupamento de vendas em lotes?
O que são os valores indicados como “Recebido” e “Previsto”?
O que fazer quando o valor previsto é diferente do valor pago?
Em geral, os valores previstos e pagos devem ser idênticos, pois são enviados pela mesma fonte: a adquirente. No entanto, existem situações em que podem ocorrer divergências:
Sempre que houver diferença, é importante conferir com o extrato bancário e, se necessário, contatar o suporte ou a própria adquirente para explicações.
• Ponto laranja: dias com recebimentos previstos;
• Ponto cinza: feriados nacionais.
• As vendas continuam acontecendo, gerando aumento nos valores de recebimentos;
• A realização de uma antecipação também pode alterar as datas e valores de recebimentos;
• E outros eventos financeiros, como cancelamentos e chargebacks.
Os valores de recebimentos mostrados pelo Equals já consideram o desconto das taxas cobradas pelas maquininhas?
Por que estão aparecendo valores negativos nos meus recebimentos?
O valor que entrou na minha conta bancária não é o mesmo que está no Equals. Por quê?
• Algum contrato que você possui com uma das maquininhas que utiliza não foi inserido no Equals.
Cada meio de pagamento tem um nome diferente para esse contrato. A Stone é código de estabelecimento, Rede é Ponto de Venda (PV) ou código de estabelecimento, por exemplo. Sendo assim, verifique se você inseriu todos os contratos de maquininhas que possui.
• Inconsistência nos arquivos de vendas enviados pela própria adquirente;
Caso tenha ocorrido esta situação com você, entre em contato com a sua adquirente para entender o que houve. E caso isso não funcione, nossa central de atendimento está à sua disposição.
Qual a diferença entre “Agenda” e “Fluxo de caixa”?
Existe uma Agenda Financeira específica para os lotes de vendas?
O que é uma antecipação?
Os valores mostrados em “Antecipações” referem-se a qual período?
O que significa o Valor Líquido de antecipação?
O que significa Taxa Média?
O que significa Custo de Antecipação?
• Cadastro Flexível: Deve ser utilizado por clientes que tenham contratado a modalidade de cobrança de taxa de MDR + taxa de antecipação. Ou pode ser utilizado por clientes que possuam uma taxa de MDR diferente para cada parcela de crédito (Ex. parcelamentos de 2x a 4x – taxa MDR de 2%, parcelamentos de 6x a 8x – taxa de MDR de 3%, parcelamentos de 9x a 12x – taxa MDR de 4%).
• Cadastro Simplificado: Deve ser utilizado por clientes que contrataram a mesma taxa para parcelamentos de 2x a 6x e para parcelas de 7x a 12x.
• Validade de Taxas: É a data de finalização do contrato estabelecido junto ao meio de pagamento que você utiliza. Caso não tenha acordado nenhum prazo de validade, ela deve ser marcada como “indeterminada”.
• Vendas (R$ ): é o valor total em reais referente às vendas que você realizou no período selecionado.
• Indevido (R$ ): é o valor de taxas cobradas indevidamente do seu estabelecimento pelos meios de pagamento, tanto para mais quanto para menos.
• Taxa praticada: é a média da taxa praticada pela adquirente.
• Taxa cadastrada: é a taxa que você cadastrou para a modalidade selecionada.
• Total cobrado (R$ ): Total das taxas cobradas/descontadas em cada venda pela adquirente em questão (nome no card);
• Número em evidência no card ‘Total de taxas’ (R$ ): Somatória de todas as taxas cobradas/descontadas de cada venda das adquirentes que o usuário possui credenciadas no período selecionado;
• Total conferido (R$ ): Total "auditado/conferido” de todas as taxas cobradas/descontadas das adquirentes que o usuário possui contrato de taxas no período selecionado;
• Total não conferido (R$ ): Total não '‘’auditado/conferido” de todas as taxas cobradas/descontadas das adquirentes que foram credenciadas, mas, não possui contrato de taxas;
• Total taxas indevidas (R$ ):
Taxas zeradas: não há cobranças indevidas no período selecionado.
Taxas ↑ - retorno em vermelho: usuário está sendo cobrado por uma taxa maior da taxa cadastrada no Equals.
Taxas ↓ - retorno em azul: usuário está sendo cobrado por uma taxa menor da taxa cadastrada no Equals.
• Cobranças indevidas (R$ ):
Taxas zeradas: não há cobranças indevidas no período selecionado.
Taxas ↑ - retorno em vermelho: usuário está sendo cobrado por uma taxa maior da taxa cadastrada no Equals.
Taxas ↓ - retorno em azul: usuário está sendo cobrado por uma taxa menor da taxa cadastrada no Equals.
Por que devo cadastrar minhas taxas no Equals?
Como faço para cadastrar minhas taxas no Equals? Você pode cadastrar suas taxas através do aplicativo ou portal web:
Através do aplicativo do Equals:
Através do portal do Equals
Por que nenhuma venda minha está sendo auditada/conferida? Isso pode ocorrer por três motivos:
Provavelmente as taxas dos meios de pagamento que você utiliza estejam incorretas, não foram cadastradas com sucesso ou o prazo de validade expirou. Verifique com a empresa da sua maquininha se houve alteração em algum dado e altere no seu Equals.
Como vejo se as taxas foram cobradas indevidamente?
Equals App: Na Aba de Taxas, clicando novamente em “Taxas” você visualiza todas as maquininhas que possui cadastrada no Equals. Em cada meio de pagamento, será mostrado se os valores de suas taxas cadastradas estão corretos (conforme acordado com a adquirente) ou se possui cobranças indevidas. Você também pode verificar os detalhes de suas taxas clicando em “Ver detalhes”. Confira informações de bandeiras, datas e o total de vendas (por dia) em que foram identificadas cobranças indevidas.
Equals Web: Clicando na Aba de “Auditoria de taxas”, você visualiza todas as maquininhas que possui implantadas no Equals Em cada meio de pagamento será mostrado se os valores auditados estão corretos ou se tem cobranças indevidas. Você também pode verificar os detalhes de suas taxas clicando em “Detalhes de auditoria”. Confira informações sobre as bandeiras, datas e o detalhe de cada venda (transação) em que foram identificadas cobranças indevidas. Vale lembrar que no Equals Web você também poderá visualizar o detalhe de suas taxas conforme cada um de seus estabelecimentos, caso possua mais de uma loja.
Relatório Mensal do Equals: Na segunda página do relatório mensal do Equals, você tem informações de todos os seus meios de pagamento implantados. Será indicado em cada maquininha se os valores auditados estão corretos ou se existem cobranças indevidas de acordo com a bandeira do cartão utilizado.
Essa informação oferece um resumo com todos os detalhes de taxas dos estabelecimentos cadastrados.
Encontrei uma cobrança errada. Como faço para recuperar o meu dinheiro?
Caso identifique qualquer erro na cobrança de taxas realizadas, você pode utilizar as informações do Equals como evidência para facilitar o processo de restituição de valores junto à adquirente que possui contrato. Vale ressaltar que no aplicativo, na Aba “Taxas”, você não consegue visualizar detalhes de auditoria venda a venda, mas são indicadas quais foram as bandeiras que o cobraram indevidamente e as suas respectivas datas.
Já na versão Equals Web, na Aba “Auditoria de taxas”, são mostradas informações venda a venda e você consegue acompanhar todos os detalhes de auditoria por transação.
Importante: Caso esteja enfrentando dificuldades para recuperar os valores cobrados indevidamente pela adquirente, sugerimos que procure um escritório de advocacia especializado no assunto.
• Terminais Ativos: é a quantidade de maquininhas que você utilizou (realizou transações) no mês selecionado.
• Valor (R$ ): é o valor total de aluguel que você paga por mês.
• Custo Médio: é o valor médio de aluguel que você paga por maquininha. Neste cálculo, o Equals leva em consideração apenas as maquininhas que foram utilizadas no mês (que realizaram transações). Ou seja, se você possui 3 maquininhas, mas só utilizou duas, a média de custo será calculada com base nelas.
O que é o aluguel da maquininha?
O Equals também realiza a auditoria dos aluguéis cobrados pelas maquininhas?
O aluguel da minha maquininha não foi cobrado esse mês, por quê?
O aluguel da minha maquininha foi cobrado duplicadamente este mês, por quê?
Cada adquirente possui prazo médio de implantação e disponibilização de histórico de períodos retroativos.
Suporte Equals: suporte@equals.com.br
Whatsapp: (11) 2655-0800
Canal Youtube Equals: https://www.youtube.com/channel/UCR_nmtg9za7jH5ips82DIrA
Instagram Equals: https://www.instagram.com/sou.equals/