Conheça o Equals
O que é o Equals? O Equals é uma ferramenta de gestão financeira que te ajuda a controlar todas as vendas feitas pelas suas maquininhas de cartão, vale refeição e vale alimentação de forma prática, segura e transparente. Com o Equals você confere se as suas maquininhas de cartão não te cobraram indevidamente, visualiza quanto e quando vai receber pelo que vendeu. Além disso, pode acessar informações sobre ticket médio e dias e horários de maior e menor movimento.
Como o Equals pode ajudar no meu negócio? O Equals vai te ajudar a acompanhar seus recebíveis de forma simples e transparente, evitando cobranças indevidas de taxas ou aluguéis de maquininhas. Além disso, você também poderá verificar o desempenho de suas vendas e conhecer o comportamento de compra de seus clientes para tomar as melhores decisões sobre o seu negócio, pois sabemos que cuidar do próprio negócio, entrada e saída de caixa e se prevenir contra fraudes, não são tarefas fáceis.
As informações do Equals são atualizadas com que frequência? O Equals mostra as informações de venda do dia anterior para trás. Por exemplo, na terça-feira você pode visualizar o resumo de suas vendas realizadas na segunda-feira.
O Equals faz conferência bancária? Nós comparamos as informações que as maquininhas nos enviam e batemos com o histórico de movimentação de vendas em cartão do seu caixa. Assim, podemos passar uma previsão se a maquininha realmente te pagou na conta e data prevista. O Equals não tem acesso as informações de extratos de bancos, dessa forma, não conseguimos informar se você realmente recebeu pelas vendas realizadas, passamos uma previsão dos valores que serão recebidos.
O Equals faz auditoria de vendas online/digitais? Sim! Além dessas, o Equals também faz a auditoria de vendas realizadas via QrCode e link de pagamento. Todas as informações são mostradas de forma unificada.
O Equals fornece informações detalhadas por venda? Diferente dos portais de maquininhas, o Equals mostra um resumo de suas vendas realizadas dia a dia. Não é possível visualizar detalhes por transação.
Na versão aplicativo você poderá:
• Adicionar todas as maquininhas ou voucher que possui contrato;
• Cadastrar e gerenciar suas taxas;
• Visualizar informações de vendas, recebimentos, auditoria de taxas e inteligência de seu negócio;
• Enviar por e-mail o relatório mensal do Equals que possui detalhes importantes sobre o desempenho do seu negócio.
E no portal você poderá:
• Cadastrar e gerenciar suas taxas;
• Visualizar informações de vendas, recebimentos (sem detalhes de antecipação) e auditoria de taxas de seu negócio;
• Baixar ou imprimir o relatório mensal do Equals que contempla detalhes importantes sobre o desempenho do seu negócio.
Cabeçalho (Início): aqui é possível visualizar o resumo do que aconteceu no mês identificado no relatório (canto direito superior);
Meu Negócio: você consegue acompanhar informações sobre o hábito de compra dos seus clientes, podendo observar quais são os dias e horários de maior e menor movimento;
Resumo de Vendas: o relatório informará quais são os meios de pagamentos mais utilizados no seu estabelecimento, além dos detalhes de parcelas. Isso o ajudará a entender qual maquininha/voucher é a melhor opção para o seu negócio;
Eventos Financeiros: avalie todas as antecipações que realizou e veja quanto pagou em cada uma delas.
Acompanhe cobranças de aluguel e mensalidade, além de visualizar possíveis descontos em cancelamento e chargeback;
Agenda de Recebimentos Futuros: aqui você consegue visualizar os valores previstos para receber. Assim você consegue se programar melhor para realizar o pagamento de suas contas;
Auditoria: acompanhe todas as taxas cobradas por cada maquininha e proteja o seu negócio contra erros ou cobranças indevidas;
Resumo financeiro: encontre informações sobre a movimentação do seu caixa e todos os dados que o seu contador precisa para registrar os valores de cada maquininha da forma mais prática possível.
No Resumo Financeiro do Relatório Mensal do Equals você terá as seguintes informações:
• Vendas: Valor em reais de todas as vendas efetuadas através das maquininhas ou vouchers autorizados por você no Equals;
• Taxa: Valor em reais das taxas sobre as vendas efetuadas;
• Antecipações: Valor em reais de vendas que você antecipou com as maquininhas que possui contrato;
• Custo de Antecipação: Valor em reais do que foi descontado das vendas antecipadas;
• Cancelamentos: Valor em reais do que foi descontado das vendas que você cancelou;
• Chargebacks: Valor em reais do que foi descontado das vendas contestadas pelo seu cliente;
• Ajustes: Valor em reais de ajustes descontados pelas maquininhas de cartão e voucher;
• Aluguel: Valor em reais do que foi descontado referente ao aluguel das maquininhas que você usa;
• Recebimento: Valor em reais do que você deve receber da adquirente, já descontando taxas, aluguel e eventuais ajustes, cancelamentos e chargebacks. Vale lembrar que os recebimentos são uma previsão em função dos possíveis descontos e antecipações que podem ser realizados por você.
Quando vou receber meu relatório mensal do Equals? O envio do seu relatório é realizado até o quinto dia útil do mês por e-mail. Porém, existem casos pontuais de atrasos devido ao não recebimento de informações dos meios de pagamento referente ao mês de geração do relatório. Para abrir o seu relatório mensal, será necessário informar os primeiros 4 dígitos do CNPJ (caso seu cadastro principal no Equals tenha sido vinculado a um CNPJ) ou os primeiros 4 dígitos do seu CPF.
Como faço para acessar ou receber a 2a via do meu relatório mensal do Equals? Você pode acessar ou receber a 2a via do seu relatório de duas formas:
Através do aplicativo do Equals
1 - Vá até o Menu localizado na parte superior esquerda do App
2 - Clique em “Relatório Equals”
3 - Escolha a versão (mês) que deseja receber
4 - Clique em “Enviar para meu e-mail”.
Importante: Caso o e-mail não apareça na caixa de Entrada, verifique a Lixeira e Spam.
Através do portal do Equals
O Relatório fica disponibilizado na aba de “Início” do Equals Web e você consegue baixar ou imprimir a 2a via do relatório mensal Equals, sem a necessidade de ter que enviar para o seu e-mail.
Posso utilizar o relatório para contestar valores cobrados indevidamente pela minha maquininha/voucher? Sim! O relatório mensal do Equals é um documento facilitador que pode ser utilizado na contestação de possíveis cobranças indevidas realizadas pela sua maquininha/voucher. A Equals segue as regras e normas de auditoria do certificado internacional de governança corporativa ISAE-3402, o que garante que não possuímos poderes para manipular nenhuma informação que seja enviada pelas maquininhas ou vouchers.
Posso apresentar o relatório ao meu contador? Sim! O relatório mensal do Equals pode ser utilizado como material para que seu contador elabore a declaração de imposto de renda de seu estabelecimento de forma mais ágil e prática.
Perdi ou roubaram meu celular, o que faço? Em casos de perda, roubo ou furto de seu aparelho entre em contato imediatamente com nossa central de atendimento e evite que pessoas não autorizadas acessem as informações do seu negócio no Equals.
Como sei que meus dados estão seguros no Equals? A Equals, criadora e desenvolvedora do Equals, é uma empresa de tecnologia especializada em gestão e conciliação financeira, que segue os padrões de segurança regidos pela LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e pelo ISAE-3402. A LGPD (Lei no 13.709/2018) é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e privacidade dos cidadãos brasileiros. Entre todos os direitos e deveres listados na LGPD sobre os titulares de dados (lojistas) é importante ressaltar os que estão mais vinculados à operação da Equals S.A., sendo eles:
• Informação;
• Segurança de Dados;
• Não discriminação;
• Retificação;
• Anonimização e/ou Eliminação;
• Portabilidade.
Importante ressaltar que a Equals S.A. processa somente pessoais (nome, RG, CPF e informações de contato) que são necessários para a execução dos serviços contratados. A empresa já está preparada e aderente à legislação atual para atender aos direitos nela estipulados. Além disso, a Equals S.A. aplica boas práticas de gestão e armazenamento de dados seguindo padrões internacionais estipulados pela ISAE-3402, sendo auditada anualmente pela KPMG, que atesta a segurança e confiabilidade de seus serviços. A empresa possui equipes especializadas que trazem entregas rápidas e eficazes para o cliente, contando com:
• Atendimento humano e personalizado: disponibilizando uma equipe treinada para auxiliar na revisão de perdas e análise de divergências financeiras identificadas junto aos meios de pagamento;
• Implantação com especialistas nas ferramentas e integrações com sistemas de terceiros;
• Centro de desenvolvimento de software: contemplando um time com mais de 50 pessoas (entre especialistas de Arquitetura, Desenvolvimento e Qualidade de Software) que cuidam da segurança de nossas aplicações.
Como faço para redefinir ou recuperar minha senha do aplicativo? Para criar uma nova senha de acesso, você deve clicar em "Esqueci minha senha" na tela de login do Equals. Feito isso, um e-mail com as instruções de redefinição/recuperação de senha será enviado. Caso o e-mail não apareça na caixa de Entrada, verifique a Lixeira e Spam.
Como faço para alterar minha senha atual? Para atualizar a sua senha atual, você deve clicar no menu lateral, localizado na parte superior esquerda do aplicativo. Em seguida, clique em “Minha conta” e ao abrir a tela “Minha conta”, você deve clicar em “Alterar senha”. Agora, abrirá uma nova tela onde você deve digitar sua senha atual e clicar em “Prosseguir”. A partir desse momento, você deverá digitar a nova senha que desejar (você deve digitar a mesma senha duas vezes) e clicar em “Alterar senha”. A partir desse momento, utilize apenas sua nova senha para acessar o Equals.
Lembrando que para atualizar sua senha atual, você deve recordar sua senha e estar logado dentro do aplicativo Equals.
Como faço para alterar ou corrigir meu e-mail de cadastro? Entre em contato com nossa central de atendimento e faça a solicitação de alteração/correção do e-mail.
Como faço para cancelar meu cadastro no Equals? Entre em contato com nossa central de atendimento para solicitar o cancelamento.
Consigo reativar minha conta no Equals? Sim. Para solicitar a reativação do seu cadastro, entre em contato com nossa central de atendimento. Será necessário colocar novamente todas as maquininhas/vouchers que você utiliza, pois uma vez cancelado, paramos de processar os arquivos com as informações do seu negócio.
Como faço para alterar ou corrigir meu nome de usuário no Equals? Basta entrar em contato com nossa central de atendimento e solicitar a alteração ou correção do seu nome.
Posso dar acesso para um novo usuário ao meu Equals (Exemplo: departamento financeiro)? Sim. Entre em contato com a central de atendimento e solicite o acesso ao novo usuário, informando o e-mail e nome do responsável.
Como faço para alterar ou corrigir o nome do meu estabelecimento no Equals?
Através do aplicativo Equals
1 - Basta ir até o Menu, localizado na parte superior esquerda do aplicativo
2 - Clique em “Minha conta”
3 - Em “Meus estabelecimentos” onde aparecerá todos os estabelecimentos que foram adicionados. Para alterar ou corrigir o nome do estabelecimento, basta clicar no lápis ao lado do nome de cada estabelecimento
4- Ao clicar no lápis, uma nova tela de edição abrirá, e nela, você deverá digitar o nome que deseja que este estabelecimento seja chamado no Equals
5 - Clique em “Salvar”
Através do portal Equals
1 - Basta clicar em “Estabelecimento” localizado no canto superior direito de sua conta
2 - Vá em “Gerenciar estabelecimentos”
3 - Clique em “Editar estabelecimento” no estabelecimento que deseja realizar essa alteração ou correção
4 - Digite o novo nome do estabelecimento
5 - Clique em “Salvar”
Caso não consiga realizar a alteração ou correção do nome de seu estabelecimento, entre em contato com nossa central de atendimento.
Através do aplicativo:
1 – Acesse o menu, localizado na parte superior esquerda do aplicativo
2 - Clique em “Minha Conta”
3 – Nessa tela, aparecerá a conta principal e todos os estabelecimentos que foram adicionados. Basta clicar em “Adicionar Estabelecimento”
4 - Preencha o CNPJ e confirmar a Razão Social e Nome Fantasia do estabelecimento e caso tenha uma maquininha vinculada ao seu CPF, preencha o número CPF e o nome completo para realizar a inclusão.
Através do Portal:
1 – Acesse ‘Estabelecimento’ no canto superior direito do Portal
2 – Clique em ‘Gerenciar estabelecimentos’
3 – Nessa tela, aparecerá a listagem de todos os estabelecimentos que você possui cadastrado. Clique em ‘Adicionar’
4 – Preencha com as informações solicitadas
Através do aplicativo do Equals
1 - Basta ir até o Menu, localizado na parte superior esquerda do aplicativo,
2 - Clique em “Visualizando informações de: ...”.
Lá você poderá escolher o estabelecimento que deseja visualizar as informações separadamente.
Através do portal Equals
1 - Basta clicar em “Estabelecimentos” localizado no canto superior direito de sua conta.
Lá você, também, poderá escolher o estabelecimento que deseja visualizar as informações separadamente.
Quais são os meios de pagamento auditados pelo Equals? Alelo, Banese, Banestes/Banescard, Banrisul/Vero, Ben Visa, Bin First, Caixa Pagamentos, Cielo/Stelo, Coopercard, ECXCard, Fortbrasil, Getnet, Global Payments, Greencard, iFood Pagamentos, Mercado Pago, Nutricash/Maxifrota, Pagar.me, PagSeguro, PayGo/C6, Pic Pay, Rede, Safrapay, Senff, Sicredi, Sipag, Sodexo, Stone, Ticket, UP Brasil, Up Brasil, Valeshop, VerdeCard, VR Benefícios.
Por que adicionar meus meios de pagamento? Ao adicionar os seus meios de pagamento, o Equals consegue ter acesso às suas informações de recebimentos e auditá-las.
Como faço para adicionar meus meios de pagamento no Equals? Para adicionar um meio de pagamento no Equals, você vai precisar seguir os seguintes passos:
Através do aplicativo do Equals:
1 - Vá até o Menu, localizado na parte superior esquerda do aplicativo
2 - Clique em “Meios de pagamento”
3 - Clique em “Adicionar meio de pagamento” para incluir uma nova maquininha
Através do Portal do Equals:
1 - Vá até o Menu, localizado na parte lateral esquerda do Portal
2 - Clique em “Meus Meios de pagamento”
3 - Clique em “Adicionar meio de pagamento” para incluir uma nova maquininha
Não estou conseguindo adicionar meus meios de pagamento, por quê? Essa situação pode ocorrer quando você já tiver algum meio de pagamento em processo de implantação no Equals. Assim, é necessário aguardar a finalização para poder adicionar novos estabelecimentos que trabalham com esse meio de pagamento.
O que acontece depois que adiciono meus meios de pagamento no Equals? O Equals entra em contato com os meios de pagamento que você nos passou e solicita seus arquivos de recebimentos para poder mostrar as informações de vendas em cartão do seu negócio. Esse processo é feito de maneira automática diretamente com os meios de pagamento. Esses arquivos podem conter informações diárias retroativas ou o histórico de vendas realizadas antes da data de cadastro no Equals.
Por que são solicitadas informações específicas sobre o meu estabelecimento quando adiciono meus meios de pagamento? Informações como o código de filiação, entre outras, são solicitadas pelas próprias maquininhas para confirmar a identificação do seu estabelecimento e a autenticidade do pedido de conciliação com o Equals.
Quais são e o que significam os status de implantação dos meus meios de pagamento?
Pendentes (você precisa finalizar o credenciamento com as informações que estão faltando, basta clicar em ‘Continuar’)
Em andamento (cada adquirente tem um prazo médio para finalizar a implantação, você pode acompanhar o status detalhado clicando em ‘Ver detalhes’).
a. Contratação
b. Validação de dados
c. Integração com as adquirentes
d. Processamento de histórico
e. Credenciado
Finalizados (as maquininhas que estão nesse status, já possui informações disponíveis dentro do produto para verificação).
Quanto tempo demora para que meu meio de pagamento seja implantado no Equals? Em média, os meios de pagamento demoram de 2 a 30 dias para serem implantadas no Equals. Você pode acompanhar o status de cada uma delas indo no Menu localizado na parte superior do lado esquerdo do aplicativo, clicando em “Meus meios de pagamento”.
Como é calculado o “Prazo Estimado”? “Prazo Estimado” é a quantidade de dias para que o processo de implantação de suas maquininhas ou vouchers seja finalizado. Para chegar nesse número, consideramos o histórico de outros prazos, ou seja, quanto tempo em média leva para finalizar esse processo;
Meu processo de implantação passou do prazo, o que eu faço? Entre em contato com a central de atendimento para que possamos avaliar o status de implantação junto a adquirente.
Quando o status de um meio de pagamento no Equals aparece como "cancelado" ou "inativado", o que devo fazer? Será necessário refazer esse processo. Para isso, vá até o Menu, localizado na parte superior esquerda do aplicativo, clique em “Meios de pagamento” e depois em “Adicionar meio de pagamento”. Selecione o meio de pagamento que havia sido cancelado ou inativado e coloque novamente as suas informações.
Posso utilizar o Equals normalmente durante o processo de implantação do meu meio de pagamento? Sim, porém as informações podem sofrer alterações devido ao processamento de novos arquivos dps meio de pagamento. Se você estiver implantando no Equals a primeira vez, ele só conseguirá acompanhar as informações quando esse processo for finalizado.
É possível adicionar uma maquininha que está vinculada ao meu CPF? Sim, mas apenas algumas maquininhas aceitam cadastro via CPF, são elas: Stone, Cielo, Rede, PagSeguro, Getnet, Safrapay, Green Card, Bin, Sipag, Sicredi, Banestes/Banescard, e Sorocred.
O que acontece se eu cancelar o contrato com uma adquirente adicionada no Equals? Ainda consigo visualizar o histórico das minhas vendas? Ao cancelar o contrato com uma adquirente, o Equals para de receber os arquivos de recebimentos do cliente. Apenas as informações de recebimentos capturados até a data do cancelamento estarão gravadas no Equals. Vale lembrar que se o cancelamento do contrato com a adquirente for realizado antes da conclusão da implantação no Equals, você não conseguirá visualizar suas informações e não será possível a auditoria de taxas.
Não encontrei meu estabelecimento no Equals para adicionar as maquininhas ou vouchers que utilizo, o que faço? Se ainda não incluiu o estabelecimento, basta ir até o menu localizado na parte superior esquerda do aplicativo e clique em “Minha Conta”. Lá aparecerá a conta principal e todos os estabelecimentos que foram adicionados, basta clicar em “Adicionar Estabelecimento”, preencher o CNPJ e confirmar a Razão Social e Nome Fantasia do estabelecimento. Caso tenha uma maquininha vinculada ao seu CPF, preencha o número e o nome completo para realizar a inclusão.
Caso já tenha tentado a inclusão do estabelecimento, sem sucesso, entre em contato com nossa central de atendimento e solicite o cadastro do(s) seu(s) estabelecimento(s) para então adicionar as maquininhas ou
vouchers que utiliza.
• Transações: é a quantidade de vendas realizadas em cartão naquele período. Cada vez que você faz uma venda em cartão é uma transação.
• Taxa (R$ ): é o valor em reais de taxas praticadas pelas vendas feitas maquininhas ou vouchers (transações).
• Valor Bruto (R$ ): é o valor total de vendas, sem considerar os descontos das taxas das maquininhas ou vouchers.
• Valor Líquido (R$ ): é o valor total de vendas que será de fato recebido por você, já considerando os descontos de taxas das maquininhas ou vouchers.
• Ticket Médio (R$ ): representa o valor médio que é gasto pelos seus clientes a cada compra que realizam.
• Pelo meio de pagamento utilizado para vender: Ex. Stone, Rede, Safrapay, etc.;
• Por modalidade (tipos de venda): Ex. débito, crédito à vista, crédito parcelado, voucher (alimentação, refeição, combustível);
• Por bandeira: Ex. Mastercard, Visa, Elo, American Express;
• Por parcelas (no de parcelas): mostrando as vendas realizadas no crédito parcelado de 2 a 7 vezes, ou mais.
Cancelamento: ocorre quando você (empreendedor/lojista) realiza o cancelamento de uma venda. Isso pode ocorrer por alguns motivos:
• O produto não foi entregue ao seu cliente
• O produto entregue ao seu cliente está com defeito ou foi danificado;
• O seu cliente não ficou satisfeito com a compra;
• Erros de parcelamento;
• Erros no preenchimento do valor da compra.
Chargeback: é o cancelamento de uma compra online realizada pelo seu cliente (portador do cartão) no cartão de débito, crédito à vista ou crédito parcelado. Isso pode ocorrer por alguns motivos:
• O seu cliente não reconhece ou fica insatisfeito com a compra que realizou;
• O seu cliente não recebeu o produto;
• Ele esqueceu da compra que realizou (sim, acontece);
• A compra foi realizada por alguém não autorizado pelo seu cliente;
• Clonagem, fraude e má fé.
O Equals mostra em qual banco receberei o valor das vendas realizadas em minhas maquininhas? Sim.
Em "Agenda", na Aba de Recebimentos, é possível visualizar em qual banco e conta os seus recebíveis serão creditados. Algumas maquininhas não informam para o Equals em qual banco irão depositar (Pagseguro, por exemplo) e nestes casos pode aparecer o status “Não informado”. De qualquer forma, o pagamento será efetuado no banco indicado por você.
O que são os valores indicados como “Recebido” e “Previsto”? Em “Recebido” o Equals mostra todos os valores do passado que foram depositados pelas maquininhas ou vouchers na sua conta bancária, já considerando os descontos em taxas, aluguéis ou ajustes. Em “Previsto” o Equals são os valores previstos para depósitos na sua conta bancária, tanto no dia atual como nos próximos dias. Caso você precise antecipar ou realizou algum cancelamento, essas informações podem sofrer alterações até o dia efetivo do recebimento.
Vale lembrar que os valores mostrados na Aba de Recebimentos em “Agenda” e em “Fluxo de Caixa” referem-se aos recebimentos ocorridos dentro do período filtrado no calendário que fica na parte superior da tela do Equals.
O que representam os pontinhos abaixo dos dias do calendário?
• Ponto laranja: dias com recebimentos previstos;
• Ponto cinza: feriados nacionais.
• As vendas continuam acontecendo, gerando aumento nos valores de recebimentos;
• A realização de uma antecipação também pode alterar as datas e valores de recebimentos;
• E outros eventos financeiros, como cancelamentos e chargebacks.
Os valores de recebimentos mostrados pelo Equals já consideram o desconto das taxas cobradas pelas maquininhas? Sim, os valores mostrados na Aba Recebimentos já estão com os descontos das taxas e aluguéis cobrados pelas maquininhas nas vendas que você realizou.
Por que estão aparecendo valores negativos nos meus recebimentos? Valores negativos podem aparecer na Aba Recebimentos quando você teve alguma cobrança da maquininha, mas não apresentou faturamento (vendas) suficiente para suprir esse valor descontado. Isso também pode ocorrer nos casos em que você não possui previsão de recebimento para o dia em que houve cobranças. Exemplo: em 02/10/2020 você teve uma cobrança de taxas no valor de R$500 e o recebimento previsto para este dia era de R$200 referentes às vendas que realizou. Desta forma, o Equals demonstrará um valor negativo de R$300. Caso ainda assim tenha dúvidas quanto aos valores mostrados no Equals, entre em contato com a sua adquirente para entender o que ocorreu.
O valor que entrou na minha conta bancária não é o mesmo que está no Equals. Por quê? Existem duas principais razões para esta situação ocorrer:
• Algum contrato que você possui com uma das maquininhas que utiliza não foi inserido no Equals.
Cada meio de pagamento tem um nome diferente para esse contrato. A Stone é código de estabelecimento, Rede é Ponto de Venda (PV) ou código de estabelecimento, por exemplo. Sendo assim, verifique se você inseriu todos os contratos de maquininhas que possui.
• Inconsistência nos arquivos de vendas enviados pela própria adquirente;
Caso tenha ocorrido esta situação com você, entre em contato com a sua adquirente para entender o que houve. E caso isso não funcione, nossa central de atendimento está à sua disposição.
O que é uma antecipação? **É quando você realiza o adiantamento de recebimentos de vendas feitas no crédito à vista ou parcelado.
Como você está recebendo estes valores de vendas antes do programado, a maquininha cobra uma taxa por esse serviço.
Em “Antecipações” o Equals mostra apenas os custos e taxas de antecipações realizadas com as maquininhas.
Os valores mostrados em “Antecipações” referem-se a qual período? Os valores de antecipações mostradas são definidos pelo período filtrado por você no calendário que fica na parte superior da tela do Equals. Exemplo: você filtrou os últimos 7 dias. Então o Equals mostrará os custos de antecipações realizadas nos últimos 7 dias.
O que significa o Valor Líquido de antecipação? O valor líquido de antecipação é o que será recebido por você de forma antecipada, já descontando as taxas de antecipação.
O que significa Taxa Média? É a média das taxas que foram cobradas pelas antecipações realizadas no mês.
O que significa Custo de Antecipação? É o valor em reais das taxas que serão cobradas de você pelas antecipações realizadas. Neste custo são consideradas apenas as taxas de antecipação, ou seja, as taxas de vendas não são consideradas
• Cadastro Flexível: Deve ser utilizado por clientes que tenham contratado a modalidade de cobrança de taxa de MDR + taxa de antecipação. Ou pode ser utilizado por clientes que possuam uma taxa de MDR diferente para cada parcela de crédito (Ex. parcelamentos de 2x a 4x – taxa MDR de 2%, parcelamentos de 6x a 8x – taxa de MDR de 3%, parcelamentos de 9x a 12x – taxa MDR de 4%).
• Cadastro Simplificado: Deve ser utilizado por clientes que contrataram a mesma taxa para parcelamentos de 2x a 6x e para parcelas de 7x a 12x.
• Validade de Taxas: É a data de finalização do contrato estabelecido junto ao meio de pagamento que você utiliza. Caso não tenha acordado nenhum prazo de validade, ela deve ser marcada como “indeterminada”.
• Vendas (R$ ): é o valor total em reais referente às vendas que você realizou no período selecionado.
• Indevido (R$ ): é o valor de taxas cobradas indevidamente do seu estabelecimento pelos meios de pagamento, tanto para mais quanto para menos.
• Taxa praticada: é a média da taxa praticada pela adquirente.
• Taxa cadastrada: é a taxa que você cadastrou para a modalidade selecionada.
• Total cobrado (R$ ): Total das taxas cobradas/descontadas em cada venda pela adquirente em questão (nome no card);
• Número em evidência no card ‘Total de taxas’ (R$ ): Somatória de todas as taxas cobradas/descontadas de cada venda das adquirentes que o usuário possui credenciadas no período selecionado;
• Total conferido (R$ ): Total ‘’auditado/conferido” de todas as taxas cobradas/descontadas das adquirentes que o usuário possui contrato de taxas no período selecionado;
• Total não conferido (R$ ): Total não '‘’auditado/conferido” de todas as taxas cobradas/descontadas das adquirentes que foram credenciadas, mas, não possui contrato de taxas;
• Total taxas indevidas (R$ ):
Taxas zeradas: não há cobranças indevidas no período selecionado.
Taxas ↑ - retorno em vermelho: usuário está sendo cobrado por uma taxa maior da taxa cadastrada no Equals.
Taxas ↓ - retorno em azul: usuário está sendo cobrado por uma taxa menor da taxa cadastrada no Equals.
• Cobranças indevidas (R$ ):
Taxas zeradas: não há cobranças indevidas no período selecionado.
Taxas ↑ - retorno em vermelho: usuário está sendo cobrado por uma taxa maior da taxa cadastrada no Equals.
Taxas ↓ - retorno em azul: usuário está sendo cobrado por uma taxa menor da taxa cadastrada no Equals.
Por que devo cadastrar minhas taxas no Equals? Sem saber quais foram as taxas que você acordou com os meios de pagamento, o Equals não consegue realizar a auditoria/conferência de suas taxas. Ou seja, comparar se as taxas contratadas por você estão sendo cobradas corretamente pelas maquininhas e meios de pagamentos que utiliza.
Como faço para cadastrar minhas taxas no Equals? Você pode cadastrar suas taxas através do aplicativo ou portal web:
Através do aplicativo do Equals:
1 - Clique na aba “Taxas”, localizada na parte inferior da tela
2 – Clique na aba “Contratos”, localizada na parte superior esquerda da tela
3 - Clique no card que possuir a opção “Cadastrar minhas taxas”
4 - Selecione os estabelecimentos que utilizam a maquininha
5 – Escolha as datas de início e vencimento do contrato da maquininha
5 – Escolha as bandeiras que aceita e as modalidades que trabalha
6 – Informe as taxas cadastradas
9 – Confira todas as informações cadastradas e finalize seu cadastro clicando em “Finalizar”
Através do portal do Equals
1 - Vá até o Menu, localizado na lateral esquerda do portal
2 - Clique em “Auditoria de Taxas”
3 - Clique na opção “Cadastrar Taxas”, que aparecerá na frente de cada adquirente
Por que nenhuma venda minha está sendo auditada/conferida? Isso pode ocorrer por três motivos:
Provavelmente as taxas dos meios de pagamento que você utiliza estejam incorretas, não foram cadastradas com sucesso ou o prazo de validade expirou. Verifique com a empresa da sua maquininha se houve alteração em algum dado e altere no seu Equals.
Como vejo se as taxas foram cobradas indevidamente?
Equals App: Na Aba de Taxas, clicando novamente em “Taxas” você visualiza todas as maquininhas que possui cadastrada no Equals. Em cada meio de pagamento, será mostrado se os valores de suas taxas cadastradas estão corretos (conforme acordado com a adquirente) ou se possui cobranças indevidas. Você também pode verificar os detalhes de suas taxas clicando em “Ver detalhes”. Confira informações de bandeiras, datas e o total de vendas (por dia) em que foram identificadas cobranças indevidas.
Equals Web: Clicando na Aba de “Auditoria de taxas”, você visualiza todas as maquininhas que possui implantadas no Equals Em cada meio de pagamento será mostrado se os valores auditados estão corretos ou se tem cobranças indevidas. Você também pode verificar os detalhes de suas taxas clicando em “Detalhes de auditoria”. Confira informações sobre as bandeiras, datas e o detalhe de cada venda (transação) em que foram identificadas cobranças indevidas. Vale lembrar que no Equals Web você também poderá visualizar o detalhe de suas taxas conforme cada um de seus estabelecimentos, caso possua mais de uma loja.
Relatório Mensal do Equals: Na segunda página do relatório mensal do Equals, você tem informações de todos os seus meios de pagamento implantados. Será indicado em cada maquininha se os valores auditados estão corretos ou se existem cobranças indevidas de acordo com a bandeira do cartão utilizado.
Essa informação oferece um resumo com todos os detalhes de taxas dos estabelecimentos cadastrados.
• Terminais Ativos: é a quantidade de maquininhas que você utilizou (realizou transações) no mês selecionado.
• Valor (R$ ): é o valor total de aluguel que você paga por mês.
• Custo Médio: é o valor médio de aluguel que você paga por maquininha. Neste cálculo, o Equals leva em consideração apenas as maquininhas que foram utilizadas no mês (que realizaram transações). Ou seja, se você possui 3 maquininhas, mas só utilizou duas, a média de custo será calculada com base nelas.
O que é o aluguel da maquininha? É o valor de aluguel ou mensalidade cobrado pelo uso das maquininhas de cartão.
O Equals também realiza a auditoria dos aluguéis cobrados pelas maquininhas? Não. O Equals realiza apenas a auditoria dos valores cobrados de taxas de transação. Também mostramos os valores de aluguéis e de taxas de antecipação cobrados pelas maquininhas.
O aluguel da minha maquininha não foi cobrado esse mês, por quê? Algumas cobram os valores de aluguel sempre no último dia útil do mês. Mas, se este dia cair em um final de semana ou feriado, a cobrança só será realizada no próximo dia útil. Nessa situação é possível que você tenha duas cobranças de aluguel, dentro do mesmo mês. Ex. Dia 31 de outubro caiu em um sábado, então você só será cobrado pelo aluguel da maquininha referente ao mês de outubro em 01 de novembro.
O aluguel da minha maquininha foi cobrado duplicadamente este mês, por quê? Algumas cobram os valores de aluguel sempre no último dia útil do mês. Mas, se este dia cair em um final de semana ou feriado, a cobrança só será realizada no próximo dia útil. Nessa situação é possível que você tenha duas cobranças de aluguel, dentro do mesmo mês. Ex. Dia 31 de outubro caiu em um sábado, então você só será cobrado pelo aluguel da maquininha referente ao mês de outubro em 01 de novembro.
Quais são as informações principais da Aba de Inteligência?
• Transações: é a quantidade média de vendas realizadas em cartão naquele período. Cada vez que você realiza uma venda em cartão, consideramos que você fez uma transação;
• Ticket médio (R$ ): representa o valor médio que é gasto pelos seus clientes a cada compra que realizam;
• Vendas (R$ ): é o valor bruto médio de vendas que você realizou no período;
• Média por dia (R$ ): é o valor bruto de vendas que você realizou em cada dia da semana (ex. segunda-feira);
• Média de transações por dia: representa a quantidade de vendas realizadas em cartão por dia.
Exemplo: terça-feira – 7 vendas = 7 transações.
Como as informações fornecidas na Aba de Inteligência podem me ajudar? Através das informações fornecidas pela Aba de Inteligência do Equals é possível:
• Visualizar a quantidade de vendas realizadas no período e analisar em quais dias e horários você vendeu menos ou mais. Isso pode te ajudar a pensar em formas de aumentar seu movimento oferecendo, por exemplo, promoções específicas em dias de menor movimento ou programas de fidelidade que estimulem seus clientes a comprar mais. Ou mudar sua rotina de trabalho planejando uma nova escala de horário para seus funcionários;
• Acompanhar a frequência de clientes em seu estabelecimento, verificando a quantidade de clientes novos e antigos. Isso pode te ajudar a entender se está conseguindo fidelizá-los;
• Entender quanto os seus clientes gastam em média e em qual dia da semana estão mais dispostos a comprar. Isso pode te ajudar a aumentar o seu faturamento de forma estratégica, colocando à disposição de seus clientes produtos mais refinados ou com maior valor nos dias de maior movimento;
• Compreender o comportamento de compra (padrão de consumo) de seus clientes, entendendo qual é a modalidade de pagamento mais comum entre eles. Isso pode te ajudar a escolher a melhor opção de pagamento para o seu negócio (débito, voucher, crédito à vista ou crédito parcelado);
• Comparar o desempenho atual do seu negócio com outro período anterior. Isso pode te ajudar a entender se as suas decisões estratégicas realmente estão trazendo os resultados esperados.
• Dias da semana: onde você consegue acompanhar seu desempenho de vendas, ticket médio e a quantidade de transações feitas conforme o dia da semana que selecionar.
• Vendas por hora: onde você consegue acompanhar seu desempenho conforme os horários que selecionar.
• No primeiro (gráfico de pizza) você poderá avaliar quantos clientes compraram pela primeira vez ou mais em seu estabelecimento, podendo criar promoções especiais para os clientes novos ou descontos para os clientes recorrentes.
No segundo (gráfico de colunas) você poderá avaliar como os seus clientes gastam (crédito à vista,
parcelado, débito etc.), como está o seu faturamento e acompanhar o ticket médio por cliente.
Cada adquirente possui prazo médio de implantação e disponibilização de histórico de períodos retroativos.
Suporte Equals: suporte@raiox.com.br
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