Na rotina Área de Trabalho Produtor Rural \ Apuração do Resultado o sistema permite verificar a apuração do Resultado em determinado período, conforme a Tributação do Resultado selecionada:
A geração do arquivo é realizada através da rotina Área de Trabalho \ Produtor Rural \ Arquivo \ LCDPR - Livro Caixa Digital Produtor Rural.
Parâmetros de geração do Arquivo da LCDPR:
REGISTRO 0000: ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA FÍSICA
Busca dados dos parâmetros de geração do arquivo e do cadastro do estabelecimento Produtor Rural.
REGISTRO 0010: PARÂMETROS DE TRIBUTAÇÃO
Busca dados dos parâmetros de geração do arquivo.
REGISTRO 0030: DADOS CADASTRAIS DO CONTRIBUINTE
Na geração do arquivo LCDPR, foi inserida a seguinte validação caso o cadastro do Produtor Rural não tenha e-mail informado:
Para geração do Registro 0030, é obrigatório a informação do e-mail do Contribuinte. Favor acessar o cadastro do Estabelecimento, no Gerenciador de Empresas, informar o e-mail e gerar o arquivo novamente.
Será necessário informar o e-mail, para ser possível a geração do arquivo.
REGISTRO 0040: CADASTRO DOS IMÓVEIS RURAIS
Registro 0040 busca os imóveis vinculados a Empresa e Filial informadas no Parâmetro de geração do arquivo.
REGISTRO 0045: CADASTRO DE TERCEIROS
Registro 0045 busca as contrapartes vinculadas aos Contratos de Exploração.
REGISTRO 0050: CONTAS BANCÁRIAS
Registro 0050 apresenta os cadastros das contas bancárias individuais ou conjuntas utilizadas na atividade rural. Este registro é obrigatório mesmo que, no respectivo ano-calendário não houveram valores que transitaram pelas contas correntes de propriedade do informante.
REGISTRO Q100: DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DA ATIVIDADE RURAL
O sistema irá avaliar os lançamentos contábeis que possuem imóveis informados no Q100.
Quando no campo Tipo Lançamento, for:
Receita da Atividade Rural=1 gerar campo 10 VL_ENTRADA Despesas de custeio e investimentos=2 gerar o campo 11 VL_SAIDA Receita de produtos entregues no ano referente a adiantamento de recursos financeiros=3 gerar campo 10 VL_ENTRADA
Para o campo 12 SLD_FIN, teremos a regra: (Saldo Inicial + 10 VL_ENTRADA - 11 VL_SAIDA = Saldo Final) Conforme consta no manual, o saldo inicial a ser registrado é zero no início de cada ano.
Por exemplo:
Para Janeiro: Imóvel 001 (0,00 + 10.000,00 - 0,00 = 10.000,00)
Imóvel 002 (0,00 + 30.000,00 - 0,00 = 30.000,00)
Para Fevereiro: Imóvel 001 (10.000,00 + 80.000,00 - 20.000,00 = 70.000,00)
Imóvel 002 (30.000,00 + 5.000,00 - 5.000,00 = 30.000,00)
Essa regra será aplicada considerando o imóvel informado. Logo teremos o saldo inicial do mês de fevereiro, por exemplo, o final de Janeiro, para aquele determinado imóvel.
REGISTRO Q200: RESUMO MENSAL DO DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DA ATIVIDADE RURAL
O registro Q200, é gerado por mês. Então para cada mês informado no campo 2 - DATA do Q100, teremos um Q200.
Regras para valores dos campos:
Campo 3 VL_ENTRADA: Valor total de entrada dos recursos no mês, informado no campo 10 - VL_ENTRADA do Q100 Campo 4 VL_SAIDA: Valor total de saída dos recursos no mês, informado no campo 11 - VL_SAIDA do Q100 Campo 5 SLD_FIN: Saldo Final até o mês
Para registro Q200, diferente do Q100, que totaliza os saldos iniciais por imóvel, vai consolidar os valores por período de competência mensal.
Por exemplo:
Para Janeiro: (0,00 + 40.000,00 - 0,00 = 40.000,00)
Para Fevereiro: (40.000,00 + 85.000,00 - 25.000,00 = 100.000,00)