Após efetuar a configuração da Opção do Sped Contábil, bem como as demais configurações necessárias, é possível gerar o arquivo Sped Contábil, na jornada: Obrigações \ SPED Contábil \ Gerar ECD Sped Contábil
Empresa: Preencher o código da empresa;
Tipo Escrituração: Informar o tipo de escrituração para o período de geração do Arquivo ECD, de acordo com o preenchimento na opção pela ECD;
Data: Este campo é preenchido automaticamente após selecionar o tipo de escrituração;
Data Final Exercício Social: Informar a data final para geração do Arquivo ECD;
Filial: Este campo será habilitado somente nos casos em que Tipo de Escrituração = Descentralizada;
Grupo Empresarial: Informar o código do grupo empresarial, se houver;
Situação Especial: Informar se há situação especial. Esta informação gerará no campo 11 do registro 0000 do arquivo ECD. As opções para preenchimento deste campo são:
Indicação Situação Início Período: Indicar a situação no início do período. Esta informação gerará no campo 12 do registro 0000 do arquivo ECD. As opções para preenchimento deste campo são:
Indicador NIRE: Indicar a existência de NIRE. As opções para preenchimento deste campo são:
NIRE Substituto: Informar o NIRE Substituto, se houver;
Gerar Registro I050: Informar se deseja gerar o plano de contas completo, ou apenas as contas que possuem movimentação. As opções disponíveis para este campo são:
Gerar Registros J100 e J150 Zerados: Este campo tem como finalidade gerar os registros J100 e J150 para quando a empresa não tiver lançamentos em contas de resultado no período da ECD. As opções para preenchimento deste campo são:
Gerar Registro J210 (DLPA/DMPL): Informar se no arquivo ECD do período serão geradas a DLPA ou a DMPL através do registro J210. As opções para preenchimento deste campo são:
Indicador Final: Indicar se a ECD do período é Original ou Substituta. Em caso de substituta, será necessário informar o Recibo/Hash da Escrituração Substituída, bem como selecionar o arquivo em formato .RTF com o motivo da substituição;
Relatórios Complementares Registro J800 (Pasta de Arquivos .RTF): Selecionar a pasta (deve ser modelo Zip) com os relatórios complementares da Escrituração, em formato .RTF. Para geração dos relatórios, o usuário deve clicar no botão Avançar para ser direcionado na segunda aba e preencher os campos das colunas: Tipo de Documento e Descrição do Arquivo, após salve as informações do Grid. Para seguir basta clicar no botão Avançar e conferir as informações geradas no arquivo Sped. Caso o usuário não necessitar gerar o J800 basta não selecionar a pasta que automaticamente será direcionado para a terceira aba de Resultado.
Pasta: Selecionar o diretório da máquina para salvar o arquivo que será gerado pelo sistema.