Neste menu podem ser visualizados os relacionamentos entre o Extrato Bancário e Lançamento contábil. O cadastro é criado automaticamente quando selecionado a opção Conciliar os Lançamentos Bancários Automaticamente como "Sim" no menu Configurações, ou quando efetuada a conciliação manualmente, através do menu Conferências.
Este cadastro é utilizado apenas para Gerar os Lançamentos Contábeis. Ao executar a opção Gerar Lançamentos, o sistema procura no cadastro a descrição bancária vinculada a conta, ao valor, ao histórico, ao complemento e a contrapartida encontrados no processo, para então efetuar o lançamento.
O menu está localizado na jornada Operações \ Conciliações \ Área de Trabalho Conciliação Bancária \ Configurações \ Relacionamento Extrato/Lançamento
Conta Contábil: Código da conta contábil para a qual estamos configurando dados para a conciliação e/ou geração de lançamentos através da importação de extratos bancários. É o código ao qual se refere determinada conta-corrente que desejamos realizar a conciliação e/ou geração de lançamentos.
Histórico: Informa-se o histórico contábil para o lançamento;
Descrição Bancária: Informa-se a descrição bancária constante no extrato;
Observação: A descrição bancária informada neste campo deve ser exatamente igual à descrição que consta no extrato bancário, para que o sistema consiga identificar e gerar o lançamento automaticamente.
Incluir Informações na Descrição: Permite selecionar as opções de Número de Documento e Número Identificador. Ao importar o extrato com essas informações, elas serão demonstradas no complemento do Histórico.
Avaliar Descrição: Informar se o sistema avaliará a descrição bancária de forma parcial ou exata. Para alguns bancos é necessário avaliar parcialmente, pois o histórico é diferente para cada lançamento.
Parcial: Caso utilizada descrição parcial e informado histórico sem texto, será gerado o lançamento contábil com a descrição cadastrada, porém, se utilizar histórico contendo texto, será gerado lançamento contábil conforme histórico.
Exata: Caso utilizada descrição exata e informado histórico sem texto, será gerado o lançamento contábil com a descrição exata, porém, se utilizar histórico contendo texto, será gerado lançamento contábil conforme histórico.
Conta Contábil Contrapartida: Informar a conta contábil de contrapartida do lançamento;
Categoria do Lançamento: Informar a categoria do lançamento. Este campo não é obrigatório, caso não seja necessário o preenchimento, é possível deixá-lo em branco;
Através desta ação é possível copiar os relacionamentos já criados na rotina de conciliação localizada fora da Área de Trabalho para essa nova rotina alocada na nova Área de Trabalho. Assim não é preciso criar todos os relacionamentos novamente.
Através desta ação, é possível criar novos relacionamentos de acordo com um já existente. Os parâmetros disponíveis são: