A finalidade deste relatório é demonstrar a análise do custo do escritório pelo tempo despendido a cada empresa ou cada atividade. O sistema irá considerar os tempos de utilização do sistema através do controle automático ou através do apontamento feito em Tempo Uso do menu de movimentos de custo.
Os tempos gerados de forma genérica para empresas ou atividades, serão rateados proporcionalmente as empresas e atividades conforme as demais horas geradas pelo usuário, considerando para isso somente as empresas e atividades que o usuário tenha tido movimento.
A regra para encontrar os custos por empresa é a divisão total do custo total do escritório pelo custo total das horas trabalhadas dos funcionários, desta forma encontrando uma média de valor. Está média será multiplicada pelo custo de cada funcionário em cada empresa, encontrando desta forma quanto do custo total do escritório foi absorvido pela mão de obra dispendida pelo usuário.
Este relatório é dinâmico, ou seja, toda vez que executado os dados serão alterados, conforme os usuários vão trabalhando o relatório vai sendo atualizado, porém, para uma análise de custos, não pode ser utilizado somente este relatório. Quando optar por uma análise de custo por tempo, exemplo, uma determinada empresa não entregou a documentação referente a um mês específico, no mês seguinte a empresa trouxe a documentação do mês atual e do mês que havia faltado. Consequentemente em um mês ela não terá horas registradas para esta empresa, e em outro mês terá um absurdo de horas, o relatório consiste em apresentar mensalmente o custo por tempo.