¶ Como Fazer a Manutenção e Revisão das Tabelas Contábeis?
Uma vez contabilizado o movimento, é possível efetuar a manutenção ou revisão das tabelas contábeis.
Para efetuar manutenção lançamentos que se originaram do módulo Fiscal, deve-se utilizar o procedimento localizado no menu Movimentos / Contabilização / Manutenção. Esta rotina possibilita realizar manutenção das tabelas contábeis das entradas, entradas retidas, saídas e de duplicatas para pagamento ou recebimento. Possibilita limpar a contabilização, mantendo os lançamentos sem tabela contábil, alterar todos os lançamentos filtrados para uma única tabela contábil, refazendo os lançamentos contábeis, alterar uma determinada tabela de um determinado lançamento, entre outros.
Data Inicial: Informar a data inicial para o filtro.
Data Final: Informar a data final para o filtro.
Movimento: Selecionar o tipo de movimento para efetuar a manutenção, opções entre: Entradas, Entradas — Retidas, Saídas, Pagamentos Duplicatas e Recebimentos Duplicatas.
Imposto: Selecionar o(s) imposto(s).
Lançamentos: Selecionar o tipo de lançamentos. Selecionar a opção entre: Todos, Com Tabela Contábil e Sem Tabela Contábil.
Tabela Contábil: Selecionar a(s) tabela(s) contábil(eis). Este campo permite ao usuário filtrar somente os lançamentos com determinada tabela contábil. Manter o campo sem preenchimento para não filtrar por tabela contábil.
Natureza: Informar o(s) CFOP's. Este campo permite ao usuário filtrar somente os lançamentos efetuados em determinados CFOP's. Manter o campo sem preenchimento para não filtrar por natureza.
Após a seleção dos parâmetros, o sistema exibe uma consulta com todos os lançamentos que correspondem ao filtro. Nesta janela o usuário poderá alterar somente a coluna denominada "Tab CTB". Esta coluna é a coluna da Tabela Contábil do lançamento do fiscal.
Ao selecionar qualquer um dos registros exibidos, o sistema exibe uma consulta prévia dos dados da capa da nota para o documento selecionado.
Na barra de ferramentas desta janela existem alguns ícones para facilitar a manutenção, conforme seguem:
Abrir o Cadastro do Lançamento (Ctrl+Enter): esta opção permite acessar o lançamento fiscal para visualização ou outra manutenção além da tabela contábil.
Limpar as Tabelas Contábeis de Todos os Itens (Shift+Del): este recurso permite limpar a tabela contábil de todos os lançamentos exibidos. Caso esse procedimento seja executado, a contabilização de todas as NF será removida do módulo contábil.
Trocar Todas as Tabelas Contábeis (Ctrl+Q): este recurso permite substituir a tabela contábil de todos os lançamentos demonstrados por uma única tabela selecionada pelo usuário. Quando acionado, abrirá uma nova janela para seleção da tabela contábil para substituir.
Sugerir Tabela Contábil Configurada na Natureza (F6): preenche a tabela contábil atribuída na configuração da natureza.
Após as respectivas alterações, o usuário deve salvar as alterações. Nesse momento, conforme a configuração de cada tabela contábil, o sistema solicita informações adicionais para a contabilização.
As informações adicionais somente serão solicitadas caso a tabela contábil tenha algum item a informar ou ainda, se a empresa utiliza controle gerencial por centro de custo.
A cada alteração o usuário também pode salvar pressionando o botão F4 e salvando o lançamento.